Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como ver a nota de corte do Sisu?

por Natália Plascak Jorge em 06/12/19 800 visualizações

Muita gente por aí fica desesperada e não sabe como ver a nota de corte do Sisu quando ela é divulgada.


Por isso, a Revista Quero fez um passo a passo de como fazer isso e ainda conhecer melhor como funciona esse sistema que ajuda as pessoas a entrarem em universidades públicas. Pronto para conferir?

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado do Governo Federal em que as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas a pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior ao processo seletivo e não zeraram a redação na prova.

Ele é aberto duas vezes por ano: uma no início do primeiro semestre e outra no início do segundo semestre (geralmente, em janeiro e em julho)

Veja também
Como funciona o Sisu / Como fazer a inscrição no Sisu

Assim que o candidato coloca o seu número de inscrição no Enem e uma senha cadastrada, o sistema automaticamente recupera as notas atingidas no exame e gera uma nova nota para a pessoa disputar uma vaga. 

As instituições costumam adotar pesos diferentes para as provas do Enem, por isso, as classificações nos cursos podem ser diferentes também. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema e conforme as exigências de cada universidade. 

Como é a inscrição no Sisu?

Na inscrição do Sisu, é preciso escolher duas opções de curso. Outra coisa que é importante é indicar como vai ser a concorrência a ser enfrentada: nas vagas de ampla concorrência, vagas pela Lei de Cotas ou vagas de demais políticas afirmativas das instituições (aquelas em que as pessoas com renda familiar específica, ter estudado em escola pública).

As opções podem ser alteradas durante o processo. A última inscrição confirmada será a considerada. Aqueles que estão melhor classificados em cada curso são selecionados pelo sistema.

O processo apresenta só uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Se as vagas não forem ocupadas, existe uma lista de espera. Por isso, é fundamental acompanhar o processo e as datas estipuladas por ele.

Como ver a nota de corte do Sisu?

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso se baseando no número de vagas disponíveis e no número total de inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Isso acaba sendo uma referência para ajudar quem está no processo seletivo a acompanhar a inscrição. 

Lembre-se!  A nota de corte do Sisu não é informada em tempo real e não é garantia para ser selecionado. Durante os dias em que a inscrição fica aberta, o Sisu calcula uma vez ao dia a estimativa de nota de corte para cada curso. Por isso, as notas podem variar ao longo desse tempo conforme os participantes mudarem suas opções de curso.

Todo participante pode consultar seu boletim e a classificação parcial em sua escolha. É só entrar no sistema do Sisu (quando as inscrições estiverem abertas) e verificar quais são essas notas de corte. 

Para ajudar essa galera que fica ansiosa e quer ter uma estimativa de nota de corte do Sisu o mais rápido possível, o Quero Bolsa produziu uma ferramenta gratuita para avaliar as chances dos candidatos na conquista de uma vaga.

Ficou com vontade de experimentar? Então, confira o passo a passo, que é muito simples! 

Passo a passo para ver a nota de corte do Sisu

  • Acesse o Simulador de Nota de Corte do Enem;
  • Informe o curso que você quer fazer, a cidade onde você quer estudar, a nota que você tirou no Enem e o seu e-mail
  • O simulador vai mostrar uma lista das faculdades em que você tem chances de ingressar. 

SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE DO ENEM

Para fazer a simulação, a comparação é feita com as notas de corte do Sisu do ano anterior. Daí, é possível ter uma ideia das oportunidades de instituições em que a nota do Enem daria para o candidato. 

Se depois disso você perceber que a coisa não ficou boa para o seu lado, veja as opções de bolsas de estudo para o Ensino Superior do Quero Bolsa. São descontos de até 75% em todas as mensalidades até o fim do curso em universidades de todo o Brasil! A melhor parte é que não tem burocracia, nem taxas de renovação. 

BUSCAR UMA BOLSA DE ESTUDO

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54