O que significa e como funciona a Área Básica de Ingresso (ABI) na graduação?
A ABI frequentemente está entre as opções do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Ao optar por um curso de graduação uma série de outras escolhas também são levadas em consideração como a instituição, o turno, a modalidade – que pode ser presencial ou ensino a distância (EaD) – o grau bacharelado, tecnológico, licenciatura e até mesmo a forma de ingresso, que pode ser normal ou pela Área Básica de Ingresso (ABI).
Essa última, por não ser tão conhecida como os outros elementos que envolvem um curso superior, pode causar muitas dúvidas. Se você clicou nesse post provavelmente esse é o seu caso, mas fique tranquilo (a)! A seguir você pode encontrar as principais informações sobre a ABI.
O que é Área Básica de Ingresso?
Os cursos de graduação possuem duas formas de ingresso por meio do processo seletivo: normal e ABI.
A normal é a entrada independente de cada curso. cada curso. Já a Área Básica de Ingresso é uma entrada única para vários tipos de formação acadêmica. De acordo com o glossário do Censo da Educação Superior, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a ABI é comum em cursos de licenciatura ou em cursos que possuem vários tipos de formação em comum, como engenharia ou comunicação social.
Essa forma de ingresso frequentemente aparece como opção de curso durante a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e nada mais é do que um conjunto de disciplinas generalistas – também conhecido como ciclo básico – que, após cursadas, permitem que o aluno escolha uma entre duas ou mais opções de formação.
Na área de engenharia, por exemplo, após cursar as disciplinas da ABI o aluno escolhe em qual área da engenharia gostaria de se formar como civil, elétrica, mecânica etc. Em Letras isso também pode ocorrer e, após cursar o ciclo básico, o estudante escolhe uma das habilitações como inglês, espanhol ou português.
Veja também: Enem: quantas questões precisa acertar para ir bem?
+ Sisu 2023: veja os cursos menos concorridos
Quero fazer uma graduação!
Está interessado em ingressar em um curso superior? Veja abaixo algumas opções de instituições de ensino que oferecem cursos de graduação:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Se você está em dúvida sobre qual curso tem a ver com você, não deixe de fazer o Teste Vocacional online e gratuito da Quero Bolsa.
E aí? Tirou as suas dúvidas? 🙂
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.