
Sisu 2026: como vai funcionar a escolha das notas? Entenda!
Isabella Baliana | 15/01/26Sistema do Sisu 2026 irá escolher automaticamente a melhor nota do Enem entre as edições válidas; confira as principais datas do programa.
Sistema do Sisu 2026 irá escolher automaticamente a melhor nota do Enem entre as edições válidas; confira as principais datas do programa.
Em resumo:
Entenda mais abaixo!
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 chegou com uma novidade neste ano: o sistema irá considerar as notas das três últimas edições do Enem, ou seja, de 2025, 2024 e 2023. Até a edição passada, o sistema considerava apenas a nota do último Enem realizado.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Mas, afinal, como irá funcionar a escolha das notas pelo Sisu? É possível combinar as melhores notas de cada edição? Confira a resposta para todas essas dúvidas e também as datas do programa abaixo.

Como saber se minha nota do Enem é suficiente?
+ Como ver as notas de corte do Sisu 2026? Veja onde consultar
No Sisu 2026, a seleção dos candidatos é feita a partir da melhor nota do Enem entre as três últimas edições válidas (2023, 2024 e 2025). No entanto, não é o candidato quem escolhe qual nota usar e não é possível combinar notas de edições diferentes para concorrer a uma vaga.
Isso porque o próprio sistema cruza automaticamente os dados e identifica, para cada curso selecionado, qual edição do Enem resulta na maior média ponderada, levando em conta os pesos definidos pela instituição para cada área do conhecimento.
Esse processo é feito curso por curso. Por isso, uma mesma pessoa pode concorrer a diferentes graduações com edições distintas do Enem, sempre com a nota mais vantajosa em cada opção. A posição no ranking também considera a modalidade de concorrência e é atualizada diariamente conforme a nota de corte do curso.
Exemplo prático:
Um candidato prestou o Enem em 2023 e 2025. Para Medicina, onde o peso de Ciências da Natureza é maior, a nota de 2025 resulta em uma média mais alta. Já para Psicologia, que pode atribuir mais peso a Linguagens e Redação, a edição de 2023 é mais vantajosa. Nesse caso, o Sisu usa 2025 para Medicina e 2023 para Psicologia, automaticamente.
E vale sempre lembrar: a classificação final também considera a modalidade de concorrência e é atualizada diariamente conforme a nota de corte de cada curso.
Importante lembrar que o Sisu não considera as notas de candidatos “treineiros”, ou seja, aqueles que fizeram o Enem antes de terminar o terceiro ano do ensino médio.
Assim, por exemplo, caso o estudante tenha feito o Enem 2024 como treineiro e prestou o exame novamente em 2025 já como concluinte do ensino médio, apenas a nota do Enem 202 será válida para o programa.
Saiba mais: Que horas abre a inscrição do Sisu 2026?
O Sisu 2026 irá ofertar 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de todo o Brasil, sendo considerada a maior edição da história do programa.
As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 19 de janeiro, e os estudantes poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso. Confira as principais datas do programa:
Confira: 11 coisas que você precisa saber sobre o Sisu 2026
+ Prouni 2026: edital é divulgado com datas, regras e critérios
O site da Quero Bolsa oferece um simulador de notas de corte que pode ser muito útil para quem deseja entender suas chances de ingresso em universidades utilizando a nota do Enem.
A melhor parte nisso tudo é que essa simulação é totalmente gratuita! Confira:
Se você percebeu que a concorrência foi muito grande e não deu para ser aprovado em algum programa do governo ou mesmo quer conferir outras formas de entrar em um curso superior, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.
Ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar utilizar a nota do Enem ou comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: