Não passei no Prouni, e agora?
Se você não conseguido passar no Prouni, não se preocupe. Existem outras maneiras de garantir sua vaga no ensino superior
Atualizado em 27/03/2020
Todo estudante sabe como é frustrante colocar sua expectativa em algo e o resultado não ser tão bom. É o que acontece, por exemplo, quando você fica dias esperando pela lista de chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni), mas seu nome não aparece entre os selecionados.
A iniciativa concede bolsas parciais ou integrais em alguma das universidades ou faculdades espalhadas pelo Brasil e que são parceiras do governo federal. O seu resultado geralmente é divulgado dias depois da liberação da lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que também dá bolsas aos alunos, só que em instituições públicas.
Mas, calma! Se você não conseguiu uma vaguinha pelo Sisu e nem pelo Prouni, não precisa se desesperar. A gente tem algumas soluções que podem garantir que você ingresse no ensino superior. Se liga:
Quero Bolsa
O Quero Bolsa é um site com bolsas de estudo de até 75% em mais de 1,3 mil faculdades e universidades em todo o País. Ele pode ajudar você a entrar na faculdade agora mesmo (e em poucos passos).
Basta acessar o site www.querobolsa.com.br, escolher o seu curso e a cidade em que você quer estudar, escolher a sua bolsa de estudo que mais se encaixa no seu bolso e realizar a sua pré-matrícula online para garantir a sua bolsa.
Depois disso é só pagar o comprovante de pré-matrícula do Quero Bolsa e verificar se é necessário levá-lo à faculdade ou se ela já será informada automaticamente da sua bolsa de estudo e que você agora é um querobolsista.
Pronto! Só com isso o seu desconto nas mensalidades está garantido até o fim do curso.
Leia também:
+ Bolsas de estudo: o Quero Bolsa é confiável? Como funciona?
+ Por que o Quero Bolsa é melhor do que o Novo Fies?
+ Como o Quero Bolsa ganha dinheiro?
É muito fácil, não é? Ah, e não é necessário comprovar renda ou passar por qualquer outra burocracia para garantir sua bolsa.
Se você quiser ficar por dentro das melhores oportunidades, pode baixar o app do Quero Bolsa, disponível para sistemas Android e iOS. Dessa forma, você recebe notificações quando surgirem novas bolsas que possam lhe interessar.
Se interessou? Veja algumas bolsas de até 75% de desconto nas principais faculdades do país:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Fies
Com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é possível financiar a graduação e conseguir o diploma do Ensino Superior desde que você preencha alguns requisitos. São eles: ter realizado uma das edições do Enem a partir de 2010; ter média igual ou superior a 450 pontos (não zerar a redação no Enem) e ter uma renda per capita de até três salários mínimos (na modalidade I) ou de até cinco salários mínimos (modalidade II e III).
Veja: Fies ainda vale a pena?
Se você se enquadrar nos pré-requisitos, é só se inscrever pela internet no site do Fies. Se não rolar uma aprovação na primeira chamada, ainda há chances com a lista de espera. É só ficar de olho para não perder as datas.
Vale relembrar que a participação neste processo seletivo independe de aprovação no vestibular próprio da instituição e que o aluno continuará a pagar o financiamento depois que concluir a faculdade.
Leia também:
+ O que são as vagas remanescentes do Fies
+ Como funciona o Fies
+ Fies ou Financiamento Estudantil, o que é melhor?
Outra possibilidade que você pode analisar é a de mandar ver mais um pouco nos estudos e prestar o vestibular novamente no próximo semestre em faculdades que possuem essa possibilidade.
Os programas governamentais como Sisu, Prouni e Fies possuem inscrições e chamada no início de cada semestre. Se você preencher os requisitos de cada uma das iniciativas pode tentar se candidatar novamente a uma bolsa ou ao financiamento.
Leia também:
+ Como fazer um bom plano de estudos para o Enem
+ 9 maneiras de empreender durante os estudos
+ E se eu não passar no vestibular?
Se você não estiver com pressa para entrar na vida acadêmica logo é possível também aguardar (e estudar) até o fim do ano para se inscrever no vestibular e encarar o Enem novamente. Lembre-se que, geralmente, as inscrições dos grandes vestibulares acontecem no mês de agosto e as provas são aplicadas no fim do ano. Fique atento!