O que você estuda não tem que ser para a prova, tem que ser para VOCÊ. Os vestibulares cobram cada vez menos a decoreba, e mais a capacidade do vestibulando de correlacionar temas e aplicar soluções.
Se você realmente aprendeu o que se propôs a estudar, vai facilitar mais ainda uma aprovação no próximo ano de provas. Afinal, somará dois anos de estudos e será uma pessoa com muito mais conhecimento de mundo.
“Meus pais estão me cobrando muito, não posso decepcioná-los…”
Seja maduro e troque uma ideia honesta com eles. Conte que sente a pressão e que a possibilidade da não aprovação existe, mas que gostaria de trazer orgulho a eles de outras formas também. Aí vai de família para família o desenrolar da conversa, mas o importante é que você esteja em paz com você mesmo e entenda que os vestibulares são fases que precisam ser passadas – pode demorar um ano ou cinco.
“Eu não quero falhar…”
Olha, sinto em lhe dizer, mas você vai falhar muito ainda, você precisa aprender a lidar com isso. Você não vai ganhar sempre, receberá muitos nãos da vida, e o que vai colocá-lo para frente é a forma que enxerga isso. A cada “não”, é preciso uma reflexão, que fará você entender o que fez de errado e o porquê de não ter dado certo. Talvez isso te leve até a repensar se é isso mesmo que você quer.
Pesquisar bolsas de estudo
Somos muito mais do que uma aprovação
Um recado muito importante que eu gostaria de deixar para vocês é o seguinte: ninguém se resume ao resultado de uma prova. Somos muito mais do que uma aprovação ou reprovação no vestibular. Então fique tranquilo se você não passar agora, olhe para frente e invista mais um ano em você. Se mudar de ideia e quiser tentar o vestibular quando estiver mais velho, isso também não deve ser visto como um bicho de sete cabeças. Faça as coisas de uma forma que o caminho até o sucesso te faça feliz também.
Um abraço!
Mafê.
Bolsas de estudo de até 75%
Você ainda pode estudar esse ano! O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 75% de desconto para cursos de graduação, sem precisar fazer Enem ou comprovar renda. São mais mil faculdades parcerias em todo o país, confira: