Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

E se eu não passar no vestibular?

por Maria Fernanda Alves em 14/11/16 30 mil visualizações

Atualizado 27/03/2020

É pessoal, o Enem já rolou e os principais vestibulares estão aí, e tem muito vestibulando com aquela sementinha cruel na cabeça: “E se eu não passar?”.

Esse questionamento atormenta muito quem está prestando vestibulares, afinal é muito comum a visão da aprovação imediata no vestibular como “divisora de águas” e única saída para o sucesso.

Essa visão de “única opção” é muito prejudicial para o candidato, pois a pressão aumenta a ansiedade e acaba trazendo vários bloqueios durante a realização da prova, afetando o desempenho do vestibulando.

não passar no vestibular

Uma dica que eu compartilho com você é: tenha a resposta para esse questionamento cruel! Saiba exatamente o que fazer se não passar no Enem e nos vestibulares. Isso mesmo, busque alternativas dentro das possibilidades da sua realidade que possam trazer satisfação e também o início do sucesso.

Separei algumas frases que já passaram pela cabeça da maioria dos vestibulandos com algumas dicas minhas:

“Mas Mafê, será um ano de estudos no lixo…”

Se você acha que o conteúdo que aprendeu no cursinho ou estudando em casa foi perdido porque não passou em nenhuma prova, já começou errado.

O que você estuda não tem que ser para a prova, tem que ser para VOCÊ. Os vestibulares cobram cada vez menos a decoreba, e mais a capacidade do vestibulando de correlacionar temas e aplicar soluções.

Se você realmente aprendeu o que se propôs a estudar, vai facilitar mais ainda uma aprovação no próximo ano de provas. Afinal, somará dois anos de estudos e será uma pessoa com muito mais conhecimento de mundo.

“Meus pais estão me cobrando muito, não posso decepcioná-los…”

Seja maduro e troque uma ideia honesta com eles. Conte que sente a pressão e que a possibilidade da não aprovação existe, mas que gostaria de trazer orgulho a eles de outras formas também. Aí vai de família para família o desenrolar da conversa, mas o importante é que você esteja em paz com você mesmo e entenda que os vestibulares são fases que precisam ser passadas – pode demorar um ano ou cinco.

“Eu não quero falhar…”

Olha, sinto em lhe dizer, mas você vai falhar muito ainda, você precisa aprender a lidar com isso. Você não vai ganhar sempre, receberá muitos nãos da vida, e o que vai colocá-lo para frente é a forma que enxerga isso. A cada “não”, é preciso uma reflexão, que fará você entender o que fez de errado e o porquê de não ter dado certo. Talvez isso te leve até a repensar se é isso mesmo que você quer.

Pesquisar bolsas de estudo

Somos muito mais do que uma aprovação

Um recado muito importante que eu gostaria de deixar para vocês é o seguinte: ninguém se resume ao resultado de uma prova. Somos muito mais do que uma aprovação ou reprovação no vestibular. Então fique tranquilo se você não passar agora, olhe para frente e invista mais um ano em você. Se mudar de ideia e quiser tentar o vestibular quando estiver mais velho, isso também não deve ser visto como um bicho de sete cabeças. Faça as coisas de uma forma que o caminho até o sucesso te faça feliz também.

Um abraço!
Mafê.

Bolsas de estudo de até 75%

Você ainda pode estudar esse ano! O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 75% de desconto para cursos de graduação, sem precisar fazer Enem ou comprovar renda. São mais mil faculdades parcerias em todo o país, confira:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54