Por que a mensalidade aumenta anualmente?
Existem alguns fatores que costumam causar esse aumento nos preços das mensalidades e, a maioria deles, são reajustes muitas vezes necessários.
Uma faculdade particular é uma empresa, logo, ela precisa manter uma certa saúde financeira para não falir, por isso, fazer ocasionalmente reajustes nos valores são formas eficazes de manter a instituição de pé.
Entretanto, o principal causador dos aumentos de forma mais geral é a inflação. Esse aumento generalizado e constante nos preços de produtos e serviços também impacta o ensino superior privado. Isso porque a faculdade precisa se adaptar para acompanhar a inflação e se manter saudável no mercado.
Dá para prever esses aumentos?
Sim, porém não é nada fácil, uma vez que os fatores internos da faculdade que motivam os reajustes são informações que só a própria instituição detém.
Além disso, uma projeção da inflação e os impactos dela para o ano seguinte é algo muito técnico, que só economistas e administradores costumam saber.
Veja também: Conheça as oportunidades de trabalho para o profissional de Economia
+ Faculdade de Medicina mais barata do Brasil: veja qual é e onde fica
Dicas para se prevenir dos aumentos da mensalidade
Algumas práticas ajudam a não ser pego de surpresa na hora de pagar a mensalidade na virada o ano. Conhecer o contrato antes da matrícula, por exemplo, é fundamental. Nele, há todas as informações detalhadas sobre os valores a serem pagos e os potencias reajustes.
Ficar atento aos prazos também ajuda, já que muitas faculdades privadas ofertam descontos para novo alunos que podem ou não durar até o final do curso. Geralmente, mesmo com esses descontos, os valores podem aumentar causando espanto em muita gente.
Por fim, órgãos como o Procon e páginas como o Reclame Aqui, ajudam na hora de reportar qualquer divergência nos valores que não estejam dentro do contrato. Vale consultá-los sempre que necessário.
Descubra: Como a Quero Bolsa avalia uma faculdade?
+ Qual faculdade fazer? Veja dicas para te ajudar a descobrir