É fato que mulheres podem cursar qualquer curso técnico — da informática à indústria, da saúde à gestão. No entanto, existem alguns cursos que são mais procurados pelas mulheres que desejam obter uma formação técnica.
A seguir, confira 7 cursos técnicos que estão entre os mais buscados por mulheres, entenda o que se estuda e como pagar menos pelas mensalidades do curso utilizando bolsas de estudo!
Antes de qualquer escolha, é fundamental reforçar: mulheres podem fazer qualquer curso técnico, em qualquer área. Não existem cursos “femininos” ou “masculinos”, mas sim formações que combinam com o perfil profissional, os objetivos e os interesses de cada pessoa.
Abaixo, conheça 7 opções que, atualmente, estão entre as mais buscadas por mulheres!
1. Técnico em Administração
Duração média: 12 a 18 meses
O que se estuda: processos administrativos, gestão de pessoas, marketing, contabilidade básica, legislação empresarial e atendimento ao cliente.
Onde pode atuar: empresas de todos os portes, comércios, órgãos públicos, setor de serviços e também em negócios próprios.
O curso Técnico em Administração forma profissionais capazes de atuar em rotinas organizacionais, contribuindo para o funcionamento de setores administrativos e operacionais. É uma formação versátil, com amplo leque de possibilidades no mercado.
O que se estuda: lógica de programação, algoritmos, banco de dados, linguagens como Java, Python, HTML e CSS, análise de sistemas e desenvolvimento web.
Onde pode atuar: empresas de tecnologia, startups, agências de marketing digital, setor público, desenvolvimento de aplicativos e home office como freelancer.
O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é uma excelente porta de entrada para a área de tecnologia da informação. O curso ensina a desenvolver softwares, criar aplicativos, sites e sistemas corporativos. Ideal para quem gosta de lógica, criatividade e inovação.
O que se estuda: cadeia de suprimentos, controle de estoque, transporte e distribuição, armazenagem, gestão de frota e planejamento logístico.
Onde pode atuar: centros de distribuição, transportadoras, indústrias, comércios, empresas de e-commerce e consultorias.
Voltado para quem deseja trabalhar com organização, planejamento e operações, o curso Técnico em Logística oferece conhecimentos práticos sobre movimentação de mercadorias e eficiência nos processos logísticos, desde o fornecedor até o consumidor final.
O que se estuda: normas regulamentadoras (NRs), prevenção de acidentes, ergonomia, saúde ocupacional, meio ambiente e legislação trabalhista.
Onde pode atuar: indústrias, construção civil, empresas públicas e privadas, hospitais, escolas e consultorias especializadas.
O curso Técnico em Segurança do Trabalhoé voltado para quem tem perfil atento, responsável e deseja contribuir com ambientes laborais mais seguros. O profissional realiza inspeções, propõe melhorias e auxilia na preservação da integridade física dos trabalhadores.
O que se estuda: eletricidade, circuitos elétricos, instalações prediais e industriais, automação, leitura de projetos e eficiência energética.
Onde pode atuar: indústrias, concessionárias de energia, construção civil, empresas de manutenção elétrica e projetos de energias renováveis.
Apesar de ainda ser uma área com predominância masculina, cresce o número de mulheres interessadas no curso Técnico em Eletrotécnica. A profissão tem alta demanda, especialmente em regiões com polos industriais e grandes obras de infraestrutura.
O que se estuda: anatomia, farmacologia, primeiros socorros, cuidados com pacientes, biossegurança, ética profissional e estágio supervisionado.
Onde pode atuar: hospitais, clínicas médicas, ambulatórios, postos de saúde, home care e instituições de longa permanência.
Essa formação é ideal para quem deseja trabalhar na área da saúde com acolhimento e assistência direta aos pacientes. O curso Técnico em Enfermagem prepara profissionais para atuar sob supervisão de enfermeiros, executando procedimentos como aplicação de medicamentos, curativos e aferição de sinais vitais.
O que se estuda: anatomia e fisiologia da pele, cosmetologia, técnicas de limpeza facial, drenagem linfática, massoterapia, eletroterapia e empreendedorismo.
Onde pode atuar: clínicas de estética, salões de beleza, spas, centros dermatológicos e atendimento domiciliar.
O curso Técnico em Estética é bastante procurado por quem deseja empreender na área da beleza ou atuar em centros especializados. Além das técnicas de estética facial e corporal, a formação oferece conhecimentos em gestão de carreira e relacionamento com clientes.
Qual o melhor curso técnico para uma mulher fazer?
Não existe uma única resposta para essa pergunta — o melhor curso técnico para uma mulher é aquele que faz sentido para seus objetivos, aptidões e contexto de vida. Antes de escolher, é recomendável refletir sobre algumas questões práticas:
Quais são as áreas com que você mais se identifica?
Você busca trabalhar com pessoas ou prefere ambientes mais técnicos?
Tem interesse em empreender ou prefere atuar em empresas?
Gosta de estudar disciplinas como matemática, biologia ou programação?
Além disso, vale a pena conferir a oferta de cursos técnicos na sua região e verificar quais têm maior empregabilidade ou demanda local. Também é possível fazer testes vocacionais gratuitos, como o da Quero Bolsa! Faça logo abaixo:
Independentemente da escolha, os cursos técnicos são uma excelente forma de ingressar rapidamente no mercado de trabalho, com formação prática e duração média de 1 a 2 anos. Abaixo, veja como conseguir uma bolsa de estudos no curso técnico!
A Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil, é a forma mais simples de conseguir uma bolsa de estudo num curso técnico!
Pela Quero Bolsa, é possível conseguir bolsas de estudo de até 80% em diversos técnicos, sem burocracia e sem critérios de renda envolvidos. O melhor é que a bolsa vale para o curso todo! Confira as vagas disponíveis, clicando no botão abaixo: