Vale lembrar que as oportunidades de estudar estão disponíveis em instituições de todo o Brasil. Confira algumas instituições com bolsas para ensino técnico:
Veja mais: Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?
+ Qual é o curso técnico que mais emprega?
Tem como fazer curso técnico de graça?
Sim, é possível fazer um curso técnico de graça. Algumas escolas técnicas estaduais e organizações como Senai, Senac, Sesc e Senar oferecem vagas gratuitas para estudantes de baixa renda.
Essas instituições possuem programas de gratuidade que garantem acesso a cursos técnicos em diversas áreas, desde indústria e comércio até serviços e agronegócio. Para se inscrever, normalmente é necessário atender a critérios de renda e passar por processos seletivos específicos.
Sisutec e Pronatec ainda existem?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para que jovens e adultos de baixa renda tivessem acesso à capacitação profissional.
Ele deixou de existir e foi substituído pelo programa Novos Caminhos, que surgiu em 2019 para trabalhar novas diretrizes para o ensino técnico no Brasil.
Já o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec) foi criado para complementar o Pronatec, com o intuito de democratizar e facilitar o acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante. Ele também deixou de existir e foi finalizado em 2015.