Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Como é o curso técnico no Senai?

*Texto escrito pela colaboradora Ayumi Fumayama

O Senai-SP oferece cursos técnicos voltado para a preparação de jovens profissionais, sendo uma oportunidade de obter uma formação técnica profissionalizante de nível médio em diversas áreas tecnológicas do ramo industrial. 

No final do curso, os estudantes recebem um diploma de habilitação profissional de técnico. Todo curso técnico do Senai é gratuito, exceto os materiais didáticos necessários para tais. Eles são oferecidos no ato de matrícula no curso, mediamente a uma taxa que é recolhida a cada semestres. Entretanto, candidatos que foram encaminhados formalmente por empresas são isentos do pagamento da  taxa do material.

Desenvolvida em diversas áreas industriais, como, por exemplo, mecânica, eletrônica, alimentos e vestuário, a educação profissional técnica de nível médio tem organização curricular própria e independente do Ensino Médio. 

O curso técnico do Senai foi desenvolvido com o objetivo de prestar orientação à jovens, dando possibilidade de traçar um projeto de desenvolvimento profissional junto com estudos. 

estudante

Curso técnico no Senai: quais são as opções? 

O Senai-SP conta com uma lista extensa de cursos técnicos relacionados à indústria, confira: 

Veja também: 
+Quais cursos técnicos estão em alta?
+Os 10 melhores cursos técnicos em 2020

Existe curso técnico EaD no Senai? 

O Senai conta com poucos cursos a distância, sendo eles: Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico de Logística. Os demais cursos são oferecidos apenas em modalidade presencial em diversos polos. 

Veja também: Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

Quem pode fazer curso técnico no Senai?

O curso técnico do Senai na modalidade qualificação profissional é voltado para jovens acima de 16 até 24 anos. Já o cursos de iniciação profissional são a partir de 14 anos. Há a possibilidade também de empresas indicarem jovens aprendizes para os cursos. 

Como é o processo seletivo?

O processo seletivo do curso técnico no Senai é realizado duas vezes ao ano para o ingresso de alunos, para as modalidades de cursos diurno/vespertino e cursos noturnos. As inscrições são realizada na internet pelo site do Senai.

Processo seletivo para curso Diurno/Vespertino:

O processo seletivo para ambos períodos são feitos de forma unificada e com as seguintes prioridades: candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do Senai-SP, candidatos encaminhados formalmente por empresas não contribuintes, desde que tenham contrato com o Senai-SP e, posteriormente, a candidatos da comunidade.

É necessário que os candidatos tenham concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Processo seletivo para curso Noturno:

Também é via processo seletivo. É voltado para candidatos da comunidade que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Em ambos os casos, vale verificar a disponibilidade do curso no período e polo desejado. 

Veja também:
+Quanto ganha um profissional com curso técnico?
+9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam

Depoimento de uma ex-aluna do curso técnico Senai 

“O curso técnico Senai em edificações foi um grande diferencial em minha vida, eu cursei no período da noite enquanto fazia ensino médio no período da manhã. Nos 18 meses de curso, várias matérias me chamaram a atenção, principalmente as matérias de projeto e desenho, que me motivaram a seguir adiante na área de Arquitetura ao invés de Engenharia Civil. O curso abriu meus olhos para as diversas áreas que eu poderia atuar no mercado da construção civil; e me deu várias oportunidade de entrar no mercado logo depois de formada, assim que me formei no ensino médio não tive dificuldades para encontrar diversas vagas como técnica.” conta a arquiteta Gabriella Araújo.

Veja também: 
+Quais são os cursos técnicos mais rápidos?
+Em quais cursos técnicos investir agora na pandemia?

Outras opções de cursos técnicos 

Em parceria com instituições de ensino privadas, o Quero Bolsa oferece descontos nas mensalidades de cursos técnicos, durante todo o curso. Abaixo, é possível conferir a lista com alguns exemplos de parceiros:

 Para encontrar todas as opções de cursos técnicos com bolsas de estudo, é só clicar no botão a seguir.

Bolsas para cursos técnicos

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54