Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

O que é o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos? Conheça o documento do MEC

por Mathias Sallit em 31/07/21

Se você quer começar a estudar, que tal conhecer o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação (MEC)? Ele foi elaborado para ajudar os estudantes que querem iniciar um curso e gostariam de ver quais são as áreas disponíveis.


Fazer um curso técnico é o objetivo de muitos alunos do Ensino Médio que pretendem completar a formação direcionando para alguma área de atuação profissional. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2019, mostrou que cerca de 7,1% dos estudantes de nível médio fazem junto algum curso técnico.

Se você é um desses alunos ou quer fazer o Ensino Médio junto com o nível técnico, precisa conhecer o CNCT. Por isso, a Revista Quero vai te mostrar tudo o que o catálogo define para as diversas áreas de nível técnico. Conheça agora!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que é o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos?

O CNCT é um documento do MEC que reúne toda a oferta de cursos técnicos de nível médio do Brasil. Sua função é orientar os estudantes a escolherem as áreas de atuação que mais interessam. Por isso, detalham cada um dos cursos e campos do conhecimento disponíveis.

O instrumento, que foi criado em 2008, também ajuda os coordenadores de cursos e colégios a alinhar o conteúdo que será passado para os estudantes nas matérias e nas aulas. Quando novas demandas de formação surgem em cada área, o MEC atualiza o catálogo com novas diretrizes e sugestões.

Leia mais: Como é a rotina de um estudante de curso técnico?

O que mudou no novo catálogo do MEC?

O CNCT é atualizado periodicamente pelo MEC para incluir novos cursos e áreas que surjam com alta procura na sociedade. A última atualização do catálogo aconteceu em 2020 e trouxe algumas novidades em relação às versões anteriores.

Na edição mais atual, o MEC fez mudanças no perfil das profissões que sofreram mudanças. Além disso, houve também exclusão de alguns cursos ou mudanças de nomes em algumas áreas. A versão apresenta ainda mais possibilidades de atuação de cada profissão e pré-requisitos para ingresso nos cursos.

Essa é a quarta edição do catálogo, a primeira a ser apresentada totalmente de forma eletrônica e interativa. As anteriores foram surgiram em 2008, 2012 e 2014.

Leia mais:
4 motivos do porquê fazer um curso técnico EaD
Como se preparar para começar o curso técnico?

Quais são os eixos do CNCT?

O MEC classifica cada um dos 215 cursos técnicos em 13 eixos. Ele divide por áreas de acordo com a atuação dos profissionais formados em cada campo. No documento, o ministério apresenta informações sobre cada um dos cursos para auxiliar os estudantes a decidirem o que estudar.

Algumas das informações são carga horária, perfil do profissional após a formação, campos de atuação, cargos relacionados e exigências obrigatórias para o exercício da profissão.

O catálogo também apresenta para cada curso a possibilidade de sequência dos estudos e verticalização do conhecimento. Ou seja, quais cursos profissionalizantes ou até de faculdade, saindo do nível médio para o Ensino Superior, se relacionam com a formação do curso.

Acesse: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Conheça cada eixo a seguir:

  • Eixo de Ambiente e Saúde
  • Eixo de Controle e Processos Industriais
  • Eixo de Desenvolvimento Educacional e Social
  • Eixo de Gestão e Negócios
  • Eixo de Informação e Comunicação
  • Eixo de Infraestrutura
  • Eixo de Produção Alimentícia
  • Eixo de Produção Cultural e Design
  • Eixo de Produção Industrial
  • Eixo de Recursos Naturais
  • Eixo de Segurança
  • Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer
  • Eixo Militar
Veja também:
Gosta de Tecnologia? Conheça os 10 cursos técnicos do eixo de Informação e Comunicação
Conheça os 17 cursos técnicos do eixo de Gestão e Negócios
24 cursos técnicos do eixo militar para quem atua nessa área

Bolsas de estudo para cursos técnicos

Se você ficou interessado por algum dos eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, pode começar a preparar o material para as aulas!

Abaixo, você encontra uma lista com algumas instituições parceiras do Quero Bolsa. Elas disponibilizam bolsas de estudo que dão descontos de até 75% nas mensalidades ao longo de todo o curso. Sim! Até se formar e pegar o diploma, você pagará menos no curso técnico.

Confira algumas das instituições parceiras:

Encontre cursos técnicos

Você pretende fazer o curso técnico junto com o Ensino Médio? Conte para a gente qual dos eixos mais te interessou nos comentários abaixo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54