Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Como se preparar para começar o curso técnico?

* Texto escrito pela colaboradora Ayumi Fumayama

Já pensou em dar o primeiro passo na sua carreira profissional ainda durante o Ensino Médio? Isso é totalmente possível com um curso técnico profissionalizante. Mas, você deve estar se perguntando: como me preparar para o curso técnico? Vamos mostrar neste artigo! 

estudante curso técnico
Como se preparar para começar o curso técnico?

Como fazer um curso técnico? 

Atualmente existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos em níveis técnicos, sendo as mais conhecidas as ETECs, SENAI e Institutos Federais país afora. Por serem organizações públicas, são gratuitas, entretanto, para fazer parte delas é necessário passar por um processo seletivo interno: na ETEC é o “vestibulinho” e no SENAI e IF é realizada análise curricular e outros critérios que falaremos ao decorrer do texto. 

No geral, essas instituições são bem concorridas, visto que oferecem educação de qualidade gratuitamente para jovens que buscam por oportunidades. Portanto, é muito importante se preparar adequadamente para esses processos de seleção. Abaixo, separamos algumas dicas. Veja: 

Leia mais:
9 cursos técnicos que têm os maiores salários
Como incluir o curso técnico em seu currículo?

Crie uma rotina de estudos: 


Os vestibulinhos cobram conteúdos vistos durante o ensino fundamental, como: língua portuguesa (classes gramaticais, redação, gêneros textuais, figuras de linguagem, acentuação e ortografia) e matemática (análise de gráficos, porcentagens, regra de três, equações e tabelas de geometria).

Já o caderno de História cobra questões referentes às Guerras Mundiais, Brasil colônia, República e escravidão, e Geografia: Geopolítica, relevo, globalização, neoliberalismo, industrialização e urbanização.  Em Química, invista os estudos em átomos, tabela periódica, misturas e soluções. Por fim, para Biologia: cadeia alimentar, fotossíntese, doenças, corpo humano e células. 

Revise provas de anos anteriores: 


Por anos, as provas da ETEC seguem sempre um mesmo padrão: são 50 questões de múltipla escolha com cinco alternativas nas respostas. O candidato tem cerca de quatro horas para concluir a prova. No site da ETEC é possível encontrar provas anteriores com gabaritos. Refaça elas, treine o seu modo de resposta e defina uma estratégia para otimizar o seu tempo de prova. Na internet, já existem sites que possuem simulados da ETEC para treinos. 

Seja um bom aluno sempre: 


Os Institutos Federais, o SENAI e escolas técnicas são organizações que levam em consideração o desempenho escolar dos alunos para os seus processos seletivos. Por isso, tente construir um bom histórico escolar durante a sua vida acadêmica. 

Entenda a rotina de estudos do curso: 


Procure conversar com algum estudante do curso técnico escolhido para entender como é a rotina dentro dessa modalidade. Quanto tempo é necessário para dispor exclusivamente ao curso (caso ainda estude no ensino médio), quais tipos de material são necessários (às vezes é possível até conseguir algum mais em conta de alguém que pouco usou) e quais pontos são interessantes ter uma atenção maior ao decorrer do curso. 

Mantenha sua vida social: 


A gente sabe que manter uma rotina de estudos nem sempre é fácil, ainda mais quando se tem rotina dupla, entretanto, para conseguir levar as coisas numa boa, é fundamental ter um pouco de lazer também. Defina horários de estudos e de lazer, tenha tempo com a sua família e amigos e, principalmente, tenha um tempo consigo mesmo. 

Escolha o curso certo: 


Nem sempre é fácil fazer escolhas, ainda mais relacionadas à profissões. Mas se ainda não sabe qual área seguir, tente escolher um curso que tenha alguma afinidade. Depois de passar no processo seletivo, devido a concorrência, fica mais complicado trocar de curso, sendo mais fácil trancar a matrícula.

Quais são os tipos de cursos técnicos oferecidos? 

Em Institutos Federais, são oferecidos cursos gratuitos em duas modalidades: 

• Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM): formação técnica e integrada à grade escolar do ensino médio. Normalmente é oferecido com carga horária integral. 

• Técnico Concomitante ou Subsequente: voltado para quem já está cursando, pelo menos, o segundo ano do Ensino Médio em outra instituição ou já tenha concluído. 

Já nas ETECs são oferecidos cursos nas mesmas modalidades dos Institutos Federais, mas, além disso, existe também a possibilidade de estender o curso para o superior tecnológico em algumas áreas, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com a alta procura por formação técnica, algumas ETECs estão oferecendo cursos em formato EaD também. 

Em tempo, no SENAI segue o molde de oferecer apenas cursos técnicos, muitos deles em formato integral e outro em horários em apenas um turno. Entre as novidades, está a possibilidade de um curso noturno para aqueles que precisam trabalhar. 

Quando são os processos seletivos? 

INSTITUTOS FEDERAIS

O processo seletivo das federais consistem em análise de histórico escolar. Os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado sai no final de janeiro no edital do IF escolhido. 

ETEC

O processo seletivo conhecido como “vestibulinho” acontece duas vezes ao ano, sendo normalmente nos meses de junho e dezembro. As vagas são distribuídas de acordo com os cursos oferecidos em mais de 160 municípios ao redor do Estado de São Paulo.  Fique atento, pois na ETEC há listas de chamadas devido a desistências de pessoas na hora da matricula. 

SENAI

O processo seletivo do SENAI não possui uma prova estilo vestibulinho, igual a ETEC, e sim um processo unificado que  seleciona os candidatos através de uma avaliação de desempenho escolar. Entretanto, a prioridade de escolha para as vagas são as seguintes: candidatos que foram encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP, candidatos encaminhados formalmente por empresas não contribuintes, desde que tenham contrato com o SENAI-SP e, posteriormente, a candidatos da comunidade.

Leia também:
Os 10 melhores cursos técnicos em 2020
Quais cursos técnicos estão em alta?

A abertura das inscrições para os processos seletivos ocorrem em fevereiro e em agosto, no site do SENAI, tanto para os cursos diurnos, quanto para os noturnos. 

Um ponto importante a ser analisado nos cursos do SENAI é que os cursos técnicos do período noturno são destinados a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso que termine até a data de início das aulas no SENAI. Diferente dos cursos diurnos que são destinados também a aqueles que ainda cursam ensino médio. 

ESCOLAS TÉCNICAS PARTICULARES

Existem centenas de opções de escolas técnicas particulares que oferecem vagas para cursos técnicos. Algumas delas não exigem que se faça prova, enquanto outras pedem que o aluno comprove conhecimentos gerais. Para saber como entrar nesses cursos, verifique as exigências de cada uma das instituições.

Quer fazer um curso técnico e pagar pouco nas mensalidades?

É possível encontrar a instituição de ensino ideal para a sua carreira que ofereçam bolsas de estudo de até 75%. Quer saber como? Com o Quero Bolsa!

Confira algumas opções de instituições de ensino parceiras do Quero Bolsa que oferecem diferentes tipos de cursos técnicos:

Por meio dessa parceria entre o Quero Bolsa e as instituições de ensino, é possível encontrar bolsas de estudo durante toda a formação. Basta clicar no botão abaixo, escolher a vaga com desconto de sua preferência e efetuar sua pré-matrícula!


Bolsas para Cursos Técnicos



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54