Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Cursos Técnicos

Curso técnico conta como título para concursos públicos?

por Caroline Sassatelli em 19/12/19

A maioria dos concursos públicos tem como uma de suas etapas a análise de títulos dos candidatos. Essa verificação leva em consideração toda a formação da pessoa que está concorrendo à vaga naquela prova específica. Mas será que o curso técnico também vale como titularização?

A resposta é: depende.

prova
Curso técnico conta como título para concursos públicos?

Primeiramente, vale dizer que a titularização é equivalente à especificação do candidato. Dessa forma, se um concurso público considera alguma formação como título, a pessoa que se encaixa nesse perfil ganha alguns "pontos extras". Essa informação é facilmente verificada no edital de cada concurso. 

Ou seja, é necessário que você faça uma boa análise do edital da prova antes de prestá-la. Se ela especificar um título, como curso técnico, pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros, preenchendo esse requisito, é possível que sua classificação ganhe alguma vantagem em relação aos concorrentes.

Caso não haja nenhuma especificação de título, não significa que aquele que tenha certo diploma não possa prestar o concurso. Na verdade, se o edital não falar sobre algum título específico, não existirá uma regra determinada e, assim, não haverá pontuação extra para os candidatos que a tiverem. 

Leia também:
Existe curso técnico a distância?
O que é um curso técnico?

Existe concurso público direcionado para quem tem curso técnico?

Sim, existem! Anualmente são lançados dezenas de editais sobre vagas espalhadas por todo o país que são direcionadas para pessoas formadas em cursos técnicos. Vale a pena ficar sempre de olho nos concursos públicos que estão sendo abertos e manter a preparação em dia. 

Os concursos voltados a quem é formado em um curso técnico é uma grande oportunidade para ser levado a salários mais altos, estabilidade na carreira e todas as vantagens envolvidas em um concurso público, inclusive na hora de se aposentar.

E, por isso, não é fácil encarar essa prova. Para ser aprovado em concurso público é preciso muita dedicação e estudo. Afinal, são milhares de pessoas concorrendo às mesmas vagas. 

Leia também:
Quem pode fazer um curso técnico?

A vantagem de se fazer um curso técnico para prestar um concurso público está, principalmente, na sua duração. Enquanto uma graduação pode durar de 4 a 6 anos, é possível estar formado como técnico em um ano e meio. Além disso, esses cursos tem como foco preparar o profissional para o mercado de trabalho.

Porém, vale dizer que o  técnico não é caracterizado como uma Formação Superior, mas como uma etapa do Médio.

Quer fazer seu curso técnico?

Se você está de olho em um curso técnico e gostaria de ter um aprendizado mais focado no mercado de trabalho, dê uma olhada nas bolsas de estudo disponíveis no site do Quero Bolsa. É possível encontrar o curso perfeito que melhor se encaixa na sua rotina e nas suas pretensões profissionais. Clique abaixo para mais informações:

Encontrar curso técnico


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54