
Cursos técnicos para quem quer trabalhar na área da Engenharia
João Marcondes | 09/10/25Conheça os principais cursos técnicos para quem quer trabalhar na área da engenharia e descubra onde cada formação pode atuar no mercado.
A maioria dos concursos públicos tem como uma de suas etapas a análise de títulos dos candidatos.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Essa verificação leva em consideração toda a formação da pessoa que está concorrendo à vaga naquela prova específica. Mas será que o curso técnico também vale como título nesses casos?
A resposta é: depende.
Primeiramente, vale dizer que a titularização é equivalente à especificação do candidato. Dessa forma, se um concurso público considera alguma formação como título, a pessoa que se encaixa nesse perfil ganha alguns “pontos extras”. Essa informação é facilmente verificada no edital de cada concurso.
Ou seja, é necessário que você faça uma boa análise do edital da prova antes de prestá-la. Se ela especificar um título, como curso técnico, pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros, preenchendo esse requisito, é possível que sua classificação ganhe alguma vantagem em relação aos concorrentes.
Caso não haja especificação de título, não significa que aquele que tenha certo diploma não possa prestar o concurso. Na verdade, se o edital não falar sobre algum título específico, não existirá uma regra determinada e, assim, não haverá pontuação extra para os candidatos que a tiverem.
Leia também:
+ Existe curso técnico a distância?
+ O que é um curso técnico?
Sim, existe! Anualmente, são lançados dezenas de editais sobre vagas espalhadas por todo o país que são direcionadas para pessoas formadas em cursos técnicos. Vale a pena ficar sempre de olho nos concursos públicos abertos e manter a preparação em dia.
Os concursos voltados para quem é formado em um curso técnico é uma grande oportunidade para ser levado a salários mais altos, estabilidade na carreira e todas as vantagens envolvidas em um concurso público, inclusive na hora de se aposentar.
E, por isso, não é fácil encarar essa prova. Para ser aprovado em concurso público é preciso muita dedicação e estudo. Afinal, são milhares de pessoas concorrendo às mesmas vagas.
Leia também:
+ Quem pode fazer um curso técnico?
A vantagem de se fazer um curso técnico para prestar um concurso público está, principalmente, na sua duração. Enquanto uma graduação pode durar de 4 a 6 anos, é possível estar formado como técnico em um ano e meio. Além disso, esses cursos têm como foco preparar o profissional para o mercado de trabalho.
Porém, vale dizer que o técnico não é caracterizado como uma Formação Superior, mas como uma etapa do Ensino Médio.
Quer se qualificar para entrar mais rápido no mercado? Saiba que isso é possível de ser feito com mensalidades ainda mais em conta.
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: