Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Cenógrafo: tudo sobre a profissão

Aquele que projeta e supervisiona a construção de cenários de eventos e produções artísticas

O cenógrafo pode trabalhar com entretenimento em geral, eventos e produções corporativas e até mesmo eventos pessoais, como festas

cenógrafo

Sobre a profissão

O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo.

Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção. Ele trabalha diretamente com o diretor e o produtor do projeto, entendendo as necessidades trazidas pelo roteiro e quais aspectos deverão ser levados em conta para que o cenário esteja adequado à obra.

A cenografia faz parte de qualquer produção artística (como novelas, filmes, shows) ou evento (como festas, showrooms, mostras, exibições). O trabalho do cenógrafo é justamente criar a ambientação correta para cada produção e a especificidade que ela traz. 

O cenógrafo, em contato com o diretor e o produtor do projeto, além de um estudo profundo do roteiro, deve desenvolver os elementos do cenário (trabalho que conta com a ajuda de profissionais especializados, como pintores, marceneiros, serralheiros, entre outros), incorporando as ideias centrais do roteiro e da visão do diretor. 

Para realizar esse trabalho, o cenógrafo deve pesquisar profundamente as necessidades apontadas no roteiro. Um filme, por exemplo, exige amplos estudos sobre a época retratada para um cenário bem construído de acordo com os costumes apropriados. Já um show deve levar em conta a maior visibilidade do artista, com iluminação, efeitos visuais e sonoros sendo a prioridade. Um evento de empresa, por exemplo, deve ambientar o cliente visitante em relação à proposta de valor e aos serviços oferecidos, papel em que a cenografia atua de forma fundamental.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o cenógrafo de teatro ganha, em média, R$ 2.375,64 por mês, e um de cinema ganha R$ 2.818,17.

O cenógrafo atua em produções artísticas como filmes, novelas, shows, apresentações de qualquer tipo, séries e minisséries, entre outros. Também pode trabalhar em lojas, estandes e pontos de venda, bem como eventos corporativos, como showrooms, lançamentos de produtos e serviços, exibições, entre outros. Outra possibilidade é o trabalho em festas, casamentos, formaturas.

Cenógrafo

Como se tornar um Cenógrafo?

Não há formação específica requerida para um cenógrafo, mas os profissionais tendem a formarem-se em Comunicação Social, Audiovisual, Artes Cênicas ou Arquitetura, especializando-se na área de cenografia. Com formação na área, o profissional pode se candidatar a vagas de emprego, garantindo que terá mais vantagem na seleção. Uma forma de começar é trabalhar em produções de baixo orçamento para adquirir experiência, montando, assim, um portfólio próprio.

Mais profissões da área de Artes e Design

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.