logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Cenógrafo: tudo sobre a profissão

Aquele que projeta e supervisiona a construção de cenários de eventos e produções artísticas. O cenógrafo pode trabalhar com entretenimento em geral, eventos e produções corporativas e até mesmo eventos pessoais, como festas
cenógrafo

Sobre a profissão

O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo.

Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção. Ele trabalha diretamente com o diretor e o produtor do projeto, entendendo as necessidades trazidas pelo roteiro e quais aspectos deverão ser levados em conta para que o cenário esteja adequado à obra.

A cenografia faz parte de qualquer produção artística (como novelas, filmes, shows) ou evento (como festas, showrooms, mostras, exibições). O trabalho do cenógrafo é justamente criar a ambientação correta para cada produção e a especificidade que ela traz. 

O cenógrafo, em contato com o diretor e o produtor do projeto, além de um estudo profundo do roteiro, deve desenvolver os elementos do cenário (trabalho que conta com a ajuda de profissionais especializados, como pintores, marceneiros, serralheiros, entre outros), incorporando as ideias centrais do roteiro e da visão do diretor. 

Para realizar esse trabalho, o cenógrafo deve pesquisar profundamente as necessidades apontadas no roteiro. Um filme, por exemplo, exige amplos estudos sobre a época retratada para um cenário bem construído de acordo com os costumes apropriados. Já um show deve levar em conta a maior visibilidade do artista, com iluminação, efeitos visuais e sonoros sendo a prioridade. Um evento de empresa, por exemplo, deve ambientar o cliente visitante em relação à proposta de valor e aos serviços oferecidos, papel em que a cenografia atua de forma fundamental.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o cenógrafo de teatro ganha, em média, R$ 2.375,64 por mês, e um de cinema ganha R$ 2.818,17.

O cenógrafo atua em produções artísticas como filmes, novelas, shows, apresentações de qualquer tipo, séries e minisséries, entre outros. Também pode trabalhar em lojas, estandes e pontos de venda, bem como eventos corporativos, como showrooms, lançamentos de produtos e serviços, exibições, entre outros. Outra possibilidade é o trabalho em festas, casamentos, formaturas.

Por que ser um Cenógrafo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Cenógrafo

    Como se tornar um Cenógrafo?

    Não há formação específica requerida para um cenógrafo, mas os profissionais tendem a formarem-se em Comunicação Social, Audiovisual, Artes Cênicas ou Arquitetura, especializando-se na área de cenografia. Com formação na área, o profissional pode se candidatar a vagas de emprego, garantindo que terá mais vantagem na seleção. Uma forma de começar é trabalhar em produções de baixo orçamento para adquirir experiência, montando, assim, um portfólio próprio.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Artes Cênicas, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.