O que é um curso técnico?
O curso técnico é uma formação de curta duração que visa capacitar o estudante ao rápido ingresso no mercado de trabalho. Por conta disso, possui matérias voltadas à prática profissional, capacitando o aluno para experiências que serão cotidianas na função.
Um curso técnico, diferente de um bacharelado ou licenciatura, não é classificado como nível superior, o que permite que estudantes de nível médio conciliem seus estudos com a formação. Entretanto, existem diferentes modalidades presentes em um curso técnico. Confira:
-
Curso técnico integrado: Esta modalidade combina o ensino médio com o ensino técnico-profissionalizante. Para ingressar nesta modalidade, o aluno deve apenas ter concluído o ensino fundamental.
-
Curso técnico externo: O curso técnico externo, assim como o integrado, pode ser realizado durante o ensino médio, entretanto, como diferencial, é realizado de forma separada dos estudos escolares.
-
Curso técnico profissionalizante: O curso técnico profissionalizante é destinado a estudantes que já concluíram o ensino médio, podendo ser realizado independentemente de idade ou demais fatores.
Quais são as áreas de um curso técnico?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso técnico pode ser encontrado em uma das seguintes categorias:
-
Ambiente, Saúde e Segurança
-
Apoio Educacional
-
Controle e Processos Industriais
-
Gestão e Negócios
-
Informação e Comunicação
-
Infraestrutura
-
Militar
-
Produção Alimentícia
-
Produção Cultural e Design
-
Produção Industrial
-
Recursos Naturais
-
Hospitalidade e Lazer
O que é um curso tecnólogo?
Um curso tecnólogo é um tipo de graduação direcionada para estudantes que desejam rápida inserção no mercado de trabalho. Por conta disso, a formação possui duração média de dois a três anos.
Um ponto de destaque para o curso tecnólogo é sua classificação como nível superior, o que torna necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio para realizar seu ingresso na modalidade.
Após a conclusão de um curso tecnólogo, o estudante poderá ingressar em uma pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), bem como um MBA.
Leia mais: Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Quais são as áreas de um curso tecnólogo?
De acordo com o MEC, o curso tecnólogo pode ser encontrado em um dos seguintes eixos temáticos:
-
Ambiente e Saúde
-
Controle e Processos Industriais
-
Desenvolvimento Educacional e Social
-
Gestão e Negócios
-
Informação e Comunicação
-
Infraestrutura
-
Militar
-
Produção Alimentícia
-
Produção Cultural e Design
-
Produção Industrial
-
Recursos Naturais
-
Segurança
-
Turismo, Hospitalidade e Lazer
Quais as diferenças entre um curso técnico e tecnólogo?
Tendo em mente o que já foi apresentado sobre ambas as modalidades, confira, a seguir, alguns dos principais pontos que diferem um curso técnico de um tecnólogo:
-
Nível de ensino: Enquanto um curso de nível tecnólogo é reconhecido como superior, um curso técnico não possui essa classificação.
-
Requisitos para ingresso: Para ingressar em um curso tecnólogo, o estudante deve ter concluído o ensino médio. Já em um curso técnico, o aluno deve possuir apenas o diploma de conclusão do ensino fundamental, além de possuir idade superior a 16 anos.