
Existe curso técnico de 3 meses? Entenda!
Isabella Baliana | 29/09/25Descubra se existe curso técnico de 3 meses e conheça alternativas rápidas, como cursos livres, sequenciais e de qualificação.
Em busca de cargos de maior destaque, salários mais altos e rápido ingresso no mercado de trabalho, profissionais buscam por especializações e cursos que forneçam a experiência necessária para as funções desejadas.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Dentro desse cenário existem diversos níveis de ensino que podem capacitar o profissional a exercer funções específicas. Bacharelado, licenciatura, pós-graduação e cursos livres são alguns dos exemplos disponíveis.
Muitos, entretanto, buscam uma rápida especialização para atuar no mercado de trabalho logo após a conclusão de seus estudos. Para isso, diversos profissionais optam pelo ensino técnico e tecnólogo.
Tanto o curso técnico quanto o tecnólogo têm curta duração e visam uma rápida inserção no mercado de trabalho. Porém, qual modalidade escolher, técnico ou tecnólogo? Qual é a diferença entre ambas? As duas modalidades possuem a mesma duração? Se essas forem suas dúvidas, não se preocupe!
Confira, a seguir, quais são as diferenças entre os cursos técnicos e tecnólogos!
Leia mais: 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
+ Qual é o curso técnico que mais emprega?
O que é um curso técnico?
O curso técnico é uma formação de curta duração que visa capacitar o estudante ao rápido ingresso no mercado de trabalho. Por conta disso, possui matérias voltadas à prática profissional, capacitando o aluno para experiências que serão cotidianas na função.
Um curso técnico, diferente de um bacharelado ou licenciatura, não é classificado como nível superior, o que permite que estudantes de nível médio conciliem seus estudos com a formação. Entretanto, existem diferentes modalidades presentes em um curso técnico. Confira:
Curso técnico integrado: Esta modalidade combina o ensino médio com o ensino técnico-profissionalizante. Para ingressar nesta modalidade, o aluno deve apenas ter concluído o ensino fundamental.
Curso técnico externo: O curso técnico externo, assim como o integrado, pode ser realizado durante o ensino médio, entretanto, como diferencial, é realizado de forma separada dos estudos escolares.
Curso técnico profissionalizante: O curso técnico profissionalizante é destinado a estudantes que já concluíram o ensino médio, podendo ser realizado independentemente de idade ou demais fatores.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso técnico pode ser encontrado em uma das seguintes categorias:
Ambiente, Saúde e Segurança
Apoio Educacional
Controle e Processos Industriais
Gestão e Negócios
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais
Hospitalidade e Lazer
Um curso tecnólogo é um tipo de graduação direcionada para estudantes que desejam rápida inserção no mercado de trabalho. Por conta disso, a formação possui duração média de dois a três anos.
Um ponto de destaque para o curso tecnólogo é sua classificação como nível superior, o que torna necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio para realizar seu ingresso na modalidade.
Após a conclusão de um curso tecnólogo, o estudante poderá ingressar em uma pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), bem como um MBA.
Leia mais: Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
De acordo com o MEC, o curso tecnólogo pode ser encontrado em um dos seguintes eixos temáticos:
Ambiente e Saúde
Controle e Processos Industriais
Desenvolvimento Educacional e Social
Gestão e Negócios
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais
Segurança
Turismo, Hospitalidade e Lazer
Tendo em mente o que já foi apresentado sobre ambas as modalidades, confira, a seguir, alguns dos principais pontos que diferem um curso técnico de um tecnólogo:
Nível de ensino: Enquanto um curso de nível tecnólogo é reconhecido como superior, um curso técnico não possui essa classificação.
Requisitos para ingresso: Para ingressar em um curso tecnólogo, o estudante deve ter concluído o ensino médio. Já em um curso técnico, o aluno deve possuir apenas o diploma de conclusão do ensino fundamental, além de possuir idade superior a 16 anos.
Quer se qualificar para entrar mais rápido no mercado? Saiba que isso é possível de ser feito com mensalidades ainda mais em conta.
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis:
Leia mais: 9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+ Salário médio tecnólogo: Confira o salário médio de 5 cursos tecnológicos