Conheça as diferenças entre curso técnico e tecnólogo
Ambos têm curta duração e visam uma rápida inserção no mercado, mas existem diferenças importantes. Confira!
Em busca de cargos de maior destaque, salários mais altos e rápido ingresso no mercado de trabalho, profissionais buscam por especializações e cursos que forneçam a experiência necessária para as funções desejadas.
Dentro desse cenário existem diversos níveis de ensino que podem capacitar o profissional a exercer funções específicas. Bacharelado, licenciatura, pós-graduação e cursos livres são alguns dos exemplos disponíveis.
Muitos, entretanto, buscam uma rápida especialização para atuar no mercado de trabalho logo após a conclusão de seus estudos. Para isso, diversos profissionais optam pelo ensino técnico e tecnólogo.
Tanto o curso técnico quanto o tecnólogo têm curta duração e visam uma rápida inserção no mercado de trabalho. Porém, qual modalidade escolher, técnico ou tecnólogo? Qual é a diferença entre ambas? As duas modalidades possuem a mesma duração? Se essas forem suas dúvidas, não se preocupe!
Confira, a seguir, quais são as diferenças entre os cursos técnicos e tecnólogos!
Leia mais: 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
+ Qual é o curso técnico que mais emprega?
O que é um curso técnico?
O curso técnico é uma formação de curta duração que visa capacitar o estudante ao rápido ingresso no mercado de trabalho. Por conta disso, possui matérias voltadas à prática profissional, capacitando o aluno para experiências que serão cotidianas na função.
Um curso técnico, diferente de um bacharelado ou licenciatura, não é classificado como nível superior, o que permite que estudantes de nível médio conciliem seus estudos com a formação. Entretanto, existem diferentes modalidades presentes em um curso técnico. Confira:
-
Curso técnico integrado: Esta modalidade combina o ensino médio com o ensino técnico-profissionalizante. Para ingressar nesta modalidade, o aluno deve apenas ter concluído o ensino fundamental.
-
Curso técnico externo: O curso técnico externo, assim como o integrado, pode ser realizado durante o ensino médio, entretanto, como diferencial, é realizado de forma separada dos estudos escolares.
-
Curso técnico profissionalizante: O curso técnico profissionalizante é destinado a estudantes que já concluíram o ensino médio, podendo ser realizado independentemente de idade ou demais fatores.
Quais são as áreas de um curso técnico?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso técnico pode ser encontrado em uma das seguintes categorias:
-
Ambiente, Saúde e Segurança
-
Apoio Educacional
-
Controle e Processos Industriais
-
Gestão e Negócios
-
Informação e Comunicação
-
Infraestrutura
-
Militar
-
Produção Alimentícia
-
Produção Cultural e Design
-
Produção Industrial
-
Recursos Naturais
-
Hospitalidade e Lazer
O que é um curso tecnólogo?
Um curso tecnólogo é um tipo de graduação direcionada para estudantes que desejam rápida inserção no mercado de trabalho. Por conta disso, a formação possui duração média de dois a três anos.
Um ponto de destaque para o curso tecnólogo é sua classificação como nível superior, o que torna necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio para realizar seu ingresso na modalidade.
Após a conclusão de um curso tecnólogo, o estudante poderá ingressar em uma pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), bem como um MBA.
Leia mais: Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Quais são as áreas de um curso tecnólogo?
De acordo com o MEC, o curso tecnólogo pode ser encontrado em um dos seguintes eixos temáticos:
-
Ambiente e Saúde
-
Controle e Processos Industriais
-
Desenvolvimento Educacional e Social
-
Gestão e Negócios
-
Informação e Comunicação
-
Infraestrutura
-
Militar
-
Produção Alimentícia
-
Produção Cultural e Design
-
Produção Industrial
-
Recursos Naturais
-
Segurança
-
Turismo, Hospitalidade e Lazer
Quais as diferenças entre um curso técnico e tecnólogo?
Tendo em mente o que já foi apresentado sobre ambas as modalidades, confira, a seguir, alguns dos principais pontos que diferem um curso técnico de um tecnólogo:
-
Nível de ensino: Enquanto um curso de nível tecnólogo é reconhecido como superior, um curso técnico não possui essa classificação.
-
Requisitos para ingresso: Para ingressar em um curso tecnólogo, o estudante deve ter concluído o ensino médio. Já em um curso técnico, o aluno deve possuir apenas o diploma de conclusão do ensino fundamental, além de possuir idade superior a 16 anos.
Bolsas para cursos técnicos e tecnólogos
Agora que você já pode compreender as principais diferenças entre um curso técnico e tecnólogo, certamente a decisão entre ambas as modalidades se tornou uma tarefa mais fácil.
Se você já realizou sua escolha, mas ainda não sabe como ingressar no curso de seu interesse, não se preocupe! Acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsa de estudos de até 80% de desconto em diversos cursos de nível técnico e tecnólogo. Para garantir a sua, clique no botão abaixo e procure pelo curso e modalidade de seu interesse.
Leia mais: 9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+ Salário médio tecnólogo: Confira o salário médio de 5 cursos tecnológicos
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.