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Recursos Humanos: 5 profissões para quem quer trabalhar na área

Quer trabalhar na área de Recursos Humanos? Então confira 5 carreiras, que integram o Guia de Profissões da Quero Bolsa, para você atuar no RH!

Conhecida pela sua versatilidade, a área de Recursos Humanos possibilita a atuação profissional nas áreas de Departamento Pessoal, Recrutamento e Desenvolvimento Organizacional. Além disso, a formação e/ou especialização nesta área propicia um cenário de múltiplas inserções no mercado de trabalho ao profissional de RH. 

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Grupo de pessoas estão reunidas em sala de escritório e em situação de debate.
A versatilidade da área de Recursos Humanos é uma das características das carreiras profissionais. Confira 5 profissões para quem quer trabalhar com RH.

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Por exemplo. Os setores administrativos, educacionais, comerciais, financeiros, tecnológicos, industriais e muitos outros… O que todos eles têm de semelhança? Todos vivem processos de contratação, demissão, aperfeiçoamento/especialização do funcionário. Em outras palavras, todos os setores profissionais listados trabalham em conjunto com a área de Recursos Humanos.

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Por isso, a Revista Quero listou 5 profissões de Recursos Humanos para quem quer trabalhar nesta área. Lembrando que todas as opções profissionais abaixo estão presentes no Guia de Profissões da Quero Bolsa, um conjunto de mais de 350 páginas com diversas carreiras profissionais. 

Leia mais: Recursos Humanos: conheça a rotina do profissional de RH

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Assistente de Recursos Humanos

O assistente de recursos humanos é o profissional que apoia e conduz todas as tarefas relacionadas ao setor de RH de uma empresa ou organização. Ele está envolvido em todos os processos que envolvem a gestão e o bem-estar do capital humano da empresa (os funcionários), e o processo seletivo para contratação de novos colaboradores.

Dentro dessas funções, o assistente de recursos humanos é o responsável por garantir a boa interação entre funcionários e empresa, bem como pela promoção de desenvolvimento de equipes.

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Gerente de Recursos Humanos

É o responsável por garantir o sucesso das ações desenvolvidas pelo time de RH, acompanhando as etapas de contratação, lidando com o orçamento da empresa para os projetos de sua área e coordenando o time para o alcance de seus objetivos próprios.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o gerente de recursos humanos desempenha, em seu dia a dia, atividades de:

  • Gerenciar os departamentos ou serviços de pessoas, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento;

  • Liderar e facilitar o desenvolvimento do trabalho das equipes;

  • Assessorar a diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho;

  • Atuar em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa.

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Business Partner

O business partner possui conhecimentos aprofundados sobre a área de Recursos Humanos, como as ações de admissão, demissão, treinamento e recrutamento de determinada instituição. 

Entretanto, o profissional também apresenta conhecimentos gerais sobre a empresa e, por isso, o profissional é comumente nomeado como consultor interno e/ou um especialista no gerenciamento de pessoas. 

A atuação deste profissional possibilita maior conexão dos Recursos Humanos com as outras equipes da empresa e o próprio corpo diretivo da instituição.

Veja também: Confira a Nota de Corte no Sisu para o curso de Recursos Humanos.

Tech Recruiter

O tech recruiter possui a responsabilidade de prospectar e contratar profissionais da área da tecnologia que se enquadrem nas demandas apresentadas pela empresa. O recrutador deve estar inserido no ramo, possuir contatos e influência na comunidade tecnológica. 

Por esse motivo, contar com destreza no ramo é essencial, afinal, ele só poderá validar a qualidade do candidato à vaga com base em seu conhecimento prévio. O profissional poderá atuar em: 

  • Startups;

  • Empresas de finanças;

  • Empresas comerciais;

  • Instituições em geral que possuem sites e aplicativos;

  • Atuação autônoma (freelancer).

 

Analista de Diversidade e Inclusão

O profissional também é responsável por ajudar a desenvolver e implementar políticas de diversidade e inclusão, que possam ser incorporadas às práticas diárias da organização. 

Isso inclui a revisão e implementação de políticas relacionadas às práticas de recrutamento, seleção, promoção, desenvolvimento, remuneração, benefícios e outras áreas que possam impactar a diversidade e a inclusão em uma empresa.

Este profissional também é responsável por realizar pesquisas e análises da cultura da empresa e do ambiente organizacional, para identificar possíveis barreiras e desafios relacionados à diversidade e inclusão.

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