Business partner: tudo sobre a profissão

Aquele que promove o alinhamento entre as áreas de RH e Negócios de uma empresa

Profissional vem ganhando espaço no mercado e atua como um importante elo com as diferentes áreas da empresa

business partner

Sobre a profissão

O business partner atua como um consultor interno da empresa que é responsável por adotar e implementar métodos de gestão de pessoas alinhados com as estratégias de negócio. Seu trabalho é mediar as relações entre os diferentes setores da empresa, auxiliando a tomada de decisões dos gestores principais.

O trabalho do business partner vem se tornando cada vez mais importante dentro das grandes organizações, uma vez que promove um desenvolvimento das empresas potencializando a eficiência e a performance dos funcionários.

O business partner atua alinhando as metas da área de Recursos Humanos com as dos setores de Negócios. Em suas tarefas do dia a dia estão as de análise e reformulação das práticas de RH da empresa, planejando e implementando soluções, bem como a verificação das demandas atuais e futuras do setor, como contratação, reorganização do ambiente, necessidades de treinamento, etc. Ele também deve buscar a integração entre as equipes estratégicas, mediando as relações entre os gestores e outros membros, buscando soluções que sejam harmônicas entre as áreas. O business partner também pode promover capacitações e treinamentos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio de um business partner no Brasil é de R$ 4.306,44.

O business partner costuma encontrar espaço em empresas grandes, de qualquer setor.

Por que ser um Business partner?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Business partner

    Como se tornar um Business partner?

    As empresas valorizam, em um cargo de business partner, conhecimentos sólidos na área de Recursos Humanos e também no setor em que a empresa atua, por ser um profissional que tem uma função transversal. Assim, a pessoa que deseja atuar como business partner deve, primeiramente, buscar uma formação nas áreas relacionadas e, se possível, realizar pós-graduação.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Recursos Humanos, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir as bolsas de estudo em Administração na QB.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.