Assistente de recursos humanos: tudo sobre a profissão

Aquele que auxilia em todos os processos de recursos humanos de uma empresa

Esse profissional é essencial para garantir a boa relação entre o setor de recursos humanos, os funcionários e os candidatos a vagas

assistente de recursos humanos

Sobre a profissão

O assistente de recursos humanos é o profissional que apoia e conduz todas as tarefas relacionadas ao setor de RH de uma empresa ou organização. Ele está envolvido em todos os processos que envolvem a gestão e o bem-estar do capital humano da empresa (os funcionários), e o processo seletivo para contratação de novos colaboradores.

Dentro dessas funções, o assistente de recursos humanos é o responsável por garantir a boa interação entre funcionários e empresa, bem como pela promoção de desenvolvimento de equipes.

O assistente de recursos humanos realiza os processos relacionados a admissão e demissão, controle de salários, benefícios e direitos trabalhistas (como férias e vale alimentação), controle de banco de horas, processos seletivos, entre outros. Ele também atua na promoção de avaliações de desempenho profissional nas equipes, no desenvolvimento de treinamentos, e também deve estar à disposição para atender os funcionários em tudo que estiver relacionado ao departamento pessoal.

O salário médio de um assistente de recursos humanos no país é de R$ 1.976,00, de acordo com dados do portal de empregos Vagas.com.

O assistente de recursos humanos pode atuar no departamento pessoal de qualquer empresa, indústria ou organização.

Por que ser um Assistente de recursos humanos?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Assistente de recursos humanos

    Como se tornar um Assistente de recursos humanos?

    Embora não haja pré-requisitos específicos para atuar como assistente de recursos humanos, o ingresso na carreira pode ser facilitado por meio de uma graduação relacionada à área, como Administração, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, entre outras, ou uma pós-graduação em RH. Há também a possibilidade de realizar um curso técnico de nível médio na área.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.