ProfissõesAdministração: veja métodos e técnicas de gerenciamento de projetos
Por João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
Aquele que gerencia a equipe de recursos humanos
O profissional lida com questões financeiras, administrativas, contratuais, entre outras atividades relacionadas aos colaboradores de uma empresa.

Empresas de diferentes setores lidam, rotineiramente, com recursos valiosos. Uma instituição que atua com finanças, por exemplo, vê seu fluxo de caixa variar continuamente com valores significativos. Já no segmento de varejo, a instituição deve zelar pela qualidade dos produtos. Em ambas as situações, porém, o cuidado primordial deve ser destinado ao principal ativo de uma empresa. Os seus colaboradores.
São os colaboradores (funcionários) de uma instituição os responsáveis por realizar os serviços e alcançar as metas. Entretanto, por vezes, existem situações que requerem atenção especial, como conflitos entre as equipes, problemas relacionados ao salário e benefícios, insatisfação com a carreira, entre outras possibilidades. Nesse caso, a presença dos profissionais de Recursos Humanos é fundamental.
Em uma empresa, o time de Recursos Humanos lida, assim como o nome sugere, com os colaboradores. Cabe aos profissionais da área auxiliar na etapa de admissão, demissão, pagamento, benefícios, entre outras possibilidades. Além disso, são eles que mediam os conflitos e garantem a manutenção da cultura organizacional da empresa.
O profissional que gerencia todas as etapas mencionadas é denominado de gerente de recursos humanos. Ele é o responsável por garantir o sucesso das ações desenvolvidas pelo time de RH, acompanhando as etapas de contratação, lidando com o orçamento da empresa para os projetos de sua área e coordenando o time para o alcance de seus objetivos próprios.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o gerente de recursos humanos desempenha, em seu dia a dia, atividades de:
O gerente de recursos humanos atua para manter a cultura organizacional da empresa, bem como para garantir o cumprimento das normas da instituição. Nesse caso, cabe a ele auxiliar os colaboradores em suas questões profissionais, mediar conflitos, conferir a remuneração dos funcionários, além de auxiliar nas etapas de contratação e demissão.
Em suma, o profissional coordenada as atividades do time de RH, colaborando para um ambiente de trabalho excepcional.
Veja, detalhadamente, algumas das principais atividades do gerente de recursos humanos:
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O gerente de recursos humanos atua em empresas de diversos segmentos. Sua presença é fundamental para garantir o funcionamento da cultura organizacional da empresa, bem como das demais normas definidas pela instituição.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), disponibilizados no site Salário.com, as principais áreas responsáveis pela contratação do profissional nos últimos anos são:
Em relação aos setores mencionados, é válido ressaltar que as possibilidades são variadas. O profissional pode atuar desde empresas financeiras, até as do setor alimentício.
De acordo com as informações da plataforma Glassdoor, o salário do gerente de recursos humanos é de, em média, R$ 10.339,00. Entretanto, os valores podem variar de acordo com a empresa contratante. Existem remunerações que ultrapassam os R$ 30,000.00.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para atuar como gerente de recursos humanos, o profissional deve possuir, obrigatoriamente, um curso de nível superior. As principais alternativas englobam as faculdades de Recursos Humanos, Administração, Marketing, Finanças e Logística.
Por meio dos cursos listados, o estudante pode desenvolver as principais competências demandadas pelo cargo. Desde questões financeiras, até a liderança e gestão de pessoas. O período médio para a formação é de 4 anos.
Além da graduação inicial, também é importante que o profissional conte com uma pós-graduação na área de gestão de pessoas ou negócios, o que demanda, aproximadamente, mais 2 anos de estudos. A duração, nesse caso, varia de acordo com o grau de formação optado pelo estudante, seja lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).
Possuir experiência no ramo de RH também é de suma importância. As tarefas exercidas pelo gerente de recursos humanos demandam um conhecimento prévio e, preferencialmente, de 8 a 10 anos de carreira. Saiba, porém, que o critério é definido pela empresa em questão. Existem situações em que a instituição contratante pode adotar diferentes fundamentos.
Além das competências já mencionadas, é importante que o gerente de recursos humanos possua um perfil específico que inclua:
Se você deseja ingressar na área de Recursos Humanos, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a dar o primeiro passo. No site, você encontra bolsas de estudo para recursos humanos com até 80% de desconto.
Caso você já possua formação inicial em Recursos Humanos e deseja ingressar em uma pós-graduação, veja, no site, oportunidades de especialização e MBA com até 80% de desconto.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 12/09/2024
Tudo o que você precisa saber sobre Anotação de Reuniões. Veja um exemplo, importância e diferenciais da ação na Revista Quero.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 06/09/2024
Veja cálculos e ferramentas de profissionais da área da Administração e Ciências Contábeis. Confira os detalhes na Revista Quero.