logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Profissões na área da Enfermagem que talvez você não conheça

por João Vitor Marcondes em 12/05/22

O Dia da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio e a Revista Quero continua a série textual sobre Profissões celebrando esta data querida. Nesta quinta-feira (12), divulgamos a publicação sobre Profissões na área da Enfermagem que talvez você não conheça. Em geral, os profissionais realizam o curso de graduação em Enfermagem, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, concluem um curso de pós-graduação/especialização nas áreas listadas nesta matéria.

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

A imagem expõe duas pessoas, uma profissional da saúde e uma paciente, com as mãos em contato.
Os profissionais de Enfermagem, além das atribuições técnicas e de cuidado ao pacientes, possuem atuação com familiares/acompanhantes, na administração de medicamentos e em campanhas de promoção da saúde pública.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2020, o curso de graduação em Enfermagem integra o ranking dos 10 cursos com maior número de matriculados, ingressantes e concluintes no ano de 2020. Enfermagem possui o 5º maior índice de matriculados (334.779), o 5º maior número de alunos ingressantes (138.016) e o 7º maior número de alunos que concluíram a graduação (40.719), segundo o levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Antes de iniciarmos o texto desta semana, confira o texto que veiculamos na semana passada sobre Profissões na área do Agronegócio. Com o convite devidamente feito, vamos ao texto desta semana. Ótima leitura para você!

Enfermeiro Neonatologista 

A enfermagem neonatal abrange o cuidado e o tratamento com o recém nascido durante os primeiros dias de vida. O profissional poderá desempenhar funções com o bem-estar e o desenvolvimento da criança no centro hospitalar. 

Dentro da rotina de atuação, o enfermeiro neonatologista poderá encontrar quadros clínicos de alta complexidade e, consequentemente, o trabalho deste profissional poderá abranger o apoio aos familiares que lidam com situações complexas e de risco à saúde da criança. 

Enfermeiro Sanitarista  

O enfermeiro sanitarista possui habilitação para atuar com o atendimento público e desenvolvimento de programas educativos de saúde pública. Este profissional poderá atuar em conjunto com uma equipe de saúde para realizar a coleta/análise de informações sanitárias em determinada localidade. Além disso, o trabalho em conjunto aos educadores/assistentes sociais para organização de palestras e exposições, com o propósito de conscientização populacional sobre a saúde, também é possível ao profissional. 

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Enfermeiro Obstétrico 

A atuação do enfermeiro obstétrico pode ser visualizada em ações de assistência pré-natal, durante a realização do parto e no período puerpério (de, no mínimo, 45 dias após o nascimento do bebê), que é a fase de pós-parto na qual a mulher vivencia mudanças físicas. Este profissional poderá atuar na estrutura hospitalar, ambulatorial e comunitária. A formação do enfermeiro obstétrico, além da parte fisiológica, também poderá ter abordagens sobre o período de lactação. 

Em geral, este profissional atuará em conjunto com médico obstetra, mas também há possibilidade de atuação em Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto para o enfermeiro obstétrico. 

Enfermeiro Nefrologista 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a área da Nefrologia é dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. Para o enfermeiro nefrologista, a sua atuação poderá ser prática e desempenhando funções de sua área de atuação, assim como no contato/diálogo com os familiares/acompanhantes de um paciente. 

O profissional poderá atuar no gerenciamento dos medicamentos para os pacientes, no acompanhamento dos tratamentos e em ações de promoção/conscientização de saúde renal. 

Confira os cursos da área do Enfermagem no Guia da Faculdade 2021

Enfermeiro Auditor 

Esta profissão apresenta a atuação administrativa como uma das principais características. O enfermeiro auditor apresenta obrigações na verificação de falhas ou possibilidades de melhorias no cotidiano dos centros hospitalares, clínicas particulares e redes de planos de saúde. O profissional poderá realizar levantamentos sobre questões operacionais, estruturais, técnicas e na administração hospitalar. Além disso, o profissional também poderá realizar pesquisas para mensuração e atuar em ações que visam aprimoramentos no ambiente de trabalho - ao profissional e, principalmente, aos pacientes. 

Enfermeiro do Trabalho 

Em geral, o enfermeiro realiza ações de atendimento em ambientes de trabalho e na área da saúde ocupacional. O enfermeiro do trabalho poderá atuar em ações de primeiros socorros, análise da estrutura laboral para apontamento de riscos e periculosidade da atuação. Outra possibilidade de trabalho é o planejamento de ações preventivas e palestras para conscientização aos profissionais. Em geral, a formação do engenheiro do trabalho é feita mediante conclusão do curso de pós-graduação lato sensu.

Enfermeiro Psiquiátrico 

O profissional possui tratamento direto com ações de saúde mental de pacientes. Além dos centros hospitalares, o enfermeiro também poderá atuar em clínicas, centros de atenção psicossocial e instituições de ensino. A atuação do enfermeiro psiquiátrico também abrange a atenção com os familiares/acompanhantes, a administração dos medicamentos, assim como a realização de assistências/consultorias para grupos médicos sobre as questões psiquiátricas.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54