Lembrado frequentemente pelo trabalho no campo e fazendas, este profissional pode trabalhar diretamente na indústria ou em escritórios. Em seu dia a dia, além de criar e implementar projetos agropecuários, o agrônomo também lidera equipes e analisa dados e estatísticas sobre os campos e os rebanhos para buscar soluções.
De acordo com a página da profissão, o agrônomo poderá desempenhar ações de consultoria para trabalhadores e/ou empresas do mercado agropecuário, desempenhar funções na defesa/vigilância sanitária e seu conhecimento acadêmico também pode ser utilizado na gestão da sua propriedade rural.
Vale destacar que a área abrange os cursos de Agronomia, Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola. Por fim, o agrônomo deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.
Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões
O destaque desta profissão foi feito no estudo “Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde”. O estudo é de autoria da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Design de Animação
O estudo aponta que este profissional atua em busca de soluções seguindo padrões de sustentabilidade ambiental, econômica e social para as máquinas agrícolas. Além disso, ele deve ter conhecimentos sobre o desenvolvimento de produtos; tecnologias de digitalização; dimensões de sustentabilidade e conhecimento em design.
Uma das possibilidades de iniciar sua carreira nesta profissão é o curso de graduação em Design e, posteriormente, realizar uma pós-graduação direcionada às ações do agronegócio/maquinário agrícola.
De acordo com a página da profissão, o engenheiro agrônomo realiza o planejamento, organização e manutenção dos processos agrícolas. Ele é responsável pelas técnicas de melhoramento do plantio, combate a pragas, colheita, armazenamento e até a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal.
O profissional trabalha com o desenvolvimento de soluções que contribuem para a geração de maior e melhor produtividade em plantações e rebanhos. Sobre a formação acadêmica do estudante, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Engenharia Agronômica no site da Quero Bolsa.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia Agronômica, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Confira os cursos da área do Agronegócio no Guia da Faculdade 2021
É possível relacionar agronegócio com automação? A resposta é sim e a atuação deste profissional pode ser de grande importância em situações como minimizar as perdas e desperdícios da plantação e/ou lavoura. Além disso, o engenheiro de controle e automação poderá encontrar soluções tecnológicas para processos do cotidiano do agronegócio.
Ainda sobre o caso das soluções tecnológicas, o engenheiro de controle e automação terá a resposta para a frequência da irrigação e iluminação que foram automatizadas por sua atuação. Além disso, de acordo com a página do curso, o profissional terá acesso aos conhecimentos sobre Eletrônica, Computação e Mecânica durante sua graduação. Consequentemente, as atribuições do profissional poderão ser ainda mais abrangentes na relação tecnologia, automação e agronegócio.
Gostou? Então confira as oportunidades de bolsas de estudo em Engenharia de Controle e Automação. Aqui na Quero Bolsa, você pode dar o seu primeiro passo na graduação e na pós-graduação desta área.
O curso de Gestão do Agronegócio apresenta duas possibilidades ao profissional interessado: graduação ou pós-graduação. Ou seja, a formação acadêmica deste profissional também pode ser consolidada através de uma especialização.
O profissional possui conhecimento de questões analíticas (mercado, produção, custos), da execução do planejamento sobre captação de recursos (para, por exemplo, o setor logístico ou de tecnologia), gestão de pessoas e administração de empresas do setor de agronegócio.
Além disso, o gestor do agronegócio poderá desempenhar funções em negociações de contratos de commodities desta área e implementar ações de comércio/marketing atreladas ao cenário agrícola.