logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Profissões na área do Agronegócio que talvez você não conheça

por João Vitor Marcondes em 05/05/22

Tema da série textual sobre profissões da Revista Quero, o setor do Agronegócio ganha notoriedade no Brasil e alguns índices demonstram a ascensão desta área de atuação. De acordo com dados da Secretaria de Comércio de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o agronegócio nacional atingiu a marca de 14,53 bilhões nas exportações referentes ao mês de março de 2022. Comparado com o mês de março de 2021, o indicador deste ano subiu em 29,4%. 

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto


A imagem expõe um computador e um óculos em frente a uma plantação.
O agronegócio, setor em crescimento no Brasil, possibilita atuação profissional em áreas como a Veterinária ou Agronomia. Entretanto, as demandas podem estar associadas com outras áreas, por exemplo, tecnologia e design.

Outro dado da Secretaria que também chama atenção é o fato das exportações do agronegócio terem representado 50% de todo o valor exportado pelo país em março de 2022.

Por isso, a Revista Quero veicula nesta quinta-feira (05/05) a matéria sobre Profissões na área do Agronegócio que talvez você não conheça. Mas antes de iniciarmos o texto de hoje, deixamos o convite para o conteúdo da semana passada sobre profissões em alta para quem gosta de Exatas

Agrônomo

Lembrado frequentemente pelo trabalho no campo e fazendas, este profissional pode trabalhar diretamente na indústria ou em escritórios. Em seu dia a dia, além de criar e implementar projetos agropecuários, o agrônomo também lidera equipes e analisa dados e estatísticas sobre os campos e os rebanhos para buscar soluções.

De acordo com a página da profissão, o agrônomo poderá desempenhar ações de consultoria para trabalhadores e/ou empresas do mercado agropecuário, desempenhar funções na defesa/vigilância sanitária e seu conhecimento acadêmico também pode ser utilizado na gestão da sua propriedade rural.

Vale destacar que a área abrange os cursos de Agronomia, Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola. Por fim, o agrônomo deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Designer de máquinas agrícolas

O destaque desta profissão foi feito no estudo “Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde”. O estudo é de autoria da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O estudo aponta que este profissional atua em busca de soluções seguindo padrões de sustentabilidade ambiental, econômica e social para as máquinas agrícolas. Além disso, ele deve ter conhecimentos sobre o desenvolvimento de produtos; tecnologias de digitalização; dimensões de sustentabilidade e conhecimento em design

Uma das possibilidades de iniciar sua carreira nesta profissão é o curso de graduação em Design e, posteriormente, realizar uma pós-graduação direcionada às ações do agronegócio/maquinário agrícola. 

Engenheiro agrônomo 

De acordo com a página da profissão, o engenheiro agrônomo realiza o planejamento, organização e manutenção dos processos agrícolas. Ele é responsável pelas técnicas de melhoramento do plantio, combate a pragas, colheita, armazenamento e até a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal.

O profissional trabalha com o desenvolvimento de soluções que contribuem para a geração de maior e melhor produtividade em plantações e rebanhos. Sobre a formação acadêmica do estudante, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Engenharia Agronômica no site da Quero Bolsa.

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia Agronômica, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

Confira os cursos da área do Agronegócio no Guia da Faculdade 2021

Engenheiro de controle e automação 

É possível relacionar agronegócio com automação? A resposta é sim e a atuação deste profissional pode ser de grande importância em situações como minimizar as perdas e desperdícios da plantação e/ou lavoura. Além disso, o engenheiro de controle e automação poderá encontrar soluções tecnológicas para processos do cotidiano do agronegócio. 

Ainda sobre o caso das soluções tecnológicas, o engenheiro de controle e automação terá a resposta para a frequência da irrigação e iluminação que foram automatizadas por sua atuação. Além disso, de acordo com a página do curso, o profissional terá acesso aos conhecimentos sobre Eletrônica, Computação e Mecânica durante sua graduação. Consequentemente, as atribuições do profissional poderão ser ainda mais abrangentes na relação tecnologia, automação e agronegócio. 

Gostou? Então confira as oportunidades de bolsas de estudo em Engenharia de Controle e Automação. Aqui na Quero Bolsa, você pode dar o seu primeiro passo na graduação e na pós-graduação desta área. 

Gestor do agronegócio

O curso de Gestão do Agronegócio apresenta duas possibilidades ao profissional interessado: graduação ou pós-graduação. Ou seja, a formação acadêmica deste profissional também pode ser consolidada através de uma especialização.

O profissional possui conhecimento de questões analíticas (mercado, produção, custos), da execução do planejamento sobre captação de recursos (para, por exemplo, o setor logístico ou de tecnologia), gestão de pessoas e administração de empresas do setor de agronegócio.  

Além disso, o gestor do agronegócio poderá desempenhar funções em negociações de contratos de commodities desta área e implementar ações de comércio/marketing atreladas ao cenário agrícola. 

Médico Veterinário

O profissional oferece assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Além disso, o médico veterinário está apto ao cuidado da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. De acordo com a página do curso, o profissional trabalha em clínicas pet shops, lojas especializadas em produtos para animais e no setor de agronegócio. Há possibilidade de atuação em indústrias de produtos de origem animal, de medicamentos e produtos veterinários.

A atuação profissional do médico veterinário também poderá ser observada em fazendas, centro de controle de zoonose, zoológicos, órgãos fiscalizadores, institutos de pesquisa e universidades. Para o exercício da profissão no Brasil, o veterinário deve se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária da unidade federativa (UF) onde o profissional exerce suas atividades.

Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina Veterinária, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

Zootecnista

O zootecnista pode trabalhar na produção animal e ter suas atribuições nas áreas comercial, agropecuária, de biotecnologia e de preservação ambiental. O profissional pode trabalhar em empresas do ramo agropecuário, biotecnologia e preservação ambiental. Além disso, o zootecnista também poderá prestar serviços em órgãos municipais, estaduais e federais que gerenciam ou elaboram projetos ligados à produção animal e o setor da agropecuária. 

Veja também:
10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54