Zootecnista: tudo sobre a profissão

Profissional que promove ações para aumento da produtividade da criação animal e a rentabilidade de produtos de origem animal

O zootecnista pode atuar no gerenciamento, no desenvolvimento de projetos e consultoria para pessoas ligadas ao mercado agropecuário. Além disso, o profissional pode trabalhar com pesquisas e em órgãos governamentais.

zootecnista

Sobre a profissão

O zootecnista possui conhecimento das diversas fases da cadeia produtiva dos animais. Por isso, o profissional está habilitado ao trabalho em situações referentes à criação de rebanhos de bois, aves, cabras, ovelhas, porcos e cavalos. Além disso, o profissional poderá desempenhar suas funções em setores como gestão, consultoria e planejamento agropecuário.


Vale destacar a possibilidade de atuação do zootecnista em parceria com um médico veterinário. As ações dos profissionais são distintas, mas podem ser complementares. Isso se deve ao fato do zootecnista ter ciência de áreas como o melhoramento genético, sanidade e nutrição animal. Por outro lado, o médico veterinário desempenhará funções atreladas ao quadro clínico e as intervenções médicas necessárias ao animal. 

De acordo com a página de profissões, o zootecnista pode trabalhar na produção animal e ter suas atribuições nas áreas comercial, agropecuária, de biotecnologia e de preservação ambiental. Em adição, o profissional possui conhecimento para elaborar laudos e assessorar a elaboração/monitoramento da legislação pertinente. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Zootecnista é de R$ 3.716 por mês no Brasil. 

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Zootecnia, veja as ofertas disponíveis no site da Quero Bolsa.

O profissional pode trabalhar em empresas do ramo agropecuário, biotecnologia e preservação ambiental. Dentro da possibilidade mencionada, o zootecnista também poderá prestar serviços em órgãos municipais, estaduais e federais que gerenciam ou elaboram projetos ligados à produção animal e o setor da agropecuária. Além disso, o profissional está habilitado para trabalhar em instituições de ensino e pesquisa de sua área de atuação ou prestar consultoria para produtores e empresários do mercado agropecuário.


Por que ser um Zootecnista?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Zootecnista

    Como se tornar um Zootecnista?

    O curso de Zootecnia tem duração média entre 4 a 5 anos e pode ser encontrado nas universidades no grau de bacharelado. O estudante terá aulas em sala de aula (teóricas), aulas práticas (atuação no campo) e, a partir do terceiro ano da graduação, as aulas propõem conhecimento específico da área. Por fim, você pode ter mais informações neste link sobre a grade curricular de Zootecnia.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.