logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de controle e automação: tudo sobre a profissão

Profissional que detém conhecimento para desempenhar atividades relacionadas ao controle e automação em etapas da produção industrial.. Além do manuseio de aparelhos do processo de automação, o responsável pode desempenhar funções como supervisionar equipes e projetar dispositivos para sua área de atuação.
engenheiro de controle e automação

Sobre a profissão

O Engenheiro de Controle e Automação possui habilitação para realizar as etapas de automação dos processos de produção de uma empresa. O profissional pode planejar e executar seu próprio sistema ou fazer reparos e manutenções em sistemas industriais. Além disso, o Engenheiro de Controle e Automação poderá prover suporte, individual ou coletivamente, para os sistemas industriais. 

A abrangência de sua atuação pode ser visualizada desde os tempos acadêmicos. Afinal, a Engenharia de Controle e Automação engloba conhecimentos em áreas como Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação

O Engenheiro de Controle e Automação possui conhecimento em áreas diversas. Por isso, a pessoa pode ser responsável pelo trabalho com equipamentos e componentes de automação. Lembra da abrangência que mencionamos anteriormente? Pois então, o profissional também pode manusear máquinas que propiciam o processo de automação ou na supervisão de equipes. Além disso, vale destacar a possibilidade de protagonizar vistorias ou elaborar pareceres técnicos sobre determinadas áreas. Por fim, vale destacar a possibilidade de lecionar aulas de Engenharia de Controle e Automação. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Engenheiro De Automação é de R$8.828,00 por mês no Brasil.

Se você gostaria de se especializar nesta área e fazer faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia de Controle e Automação, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

De acordo com a página do curso no Quero Bolsa, o Engenheiro de Controle e Automação está presente na automação de indústrias e prédios; com a possibilidade de atuar na fabricação, aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados. O profissional pode ainda atuar com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador.

Por que ser um Engenheiro de controle e automação?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de controle e automação

    Como se tornar um Engenheiro de controle e automação?

    O Quero Bolsa oferece oportunidades para cursos de Bacharelado e Pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação. A duração média da formação é de cinco anos e, para concluir a graduação, o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios. O estudante encontrará disciplinas básicas nos dois primeiros anos, por exemplo, física e matemática. Posteriormente, as matérias que abrangem mecânica, computação e eletrônica devem estar mais presentes na trajetória do graduando.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?