Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Engenheiro de controle e automação: tudo sobre a profissão

Aquele que projeta máquinas e sistemas automáticos para a indústria

Profissional é requisitado em qualquer indústria; foco acaba sendo automatizar processos para reduzir custos

engenheiro de controle e automação

Sobre a profissão

O engenheiro de controle e automação projeta, programa e opera máquinas, aparelhos e sistemas automáticos para a indústria, substituindo processos manuais. 

Ele é responsável por planejar e construir aparatos tecnológicos para melhorar os processos de fabricação industriais, ajudando a reduzir custos e aumentar a produtividade. Por isso, é um profissional essencial em qualquer ramo da indústria.

Em sua rotina, o engenheiro de controle e automação é responsável por automatizar processos industriais, com o uso de programação de máquinas e softwares. Entre suas atividades, está o desenvolvimento das ferramentas de programação e dos sistemas computacionais, estudos de viabilidade técnica e financeira, controle de qualidade, instalação e reparação de equipamentos, entre outros.

O engenheiro de controle e automação pode atuar na infraestrutura, criando sistemas de conservação de energia e instalações elétricas; no controle e automação dos sistemas industriais, projetando e instalando sensores, componentes elétricos e eletrônicos, magnéticos, ópticos, etc.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do engenheiro de controle e automação no Brasil é de R$ R$ 7.939,64 .

O engenheiro de controle e automação costuma trabalhar nas indústrias de petróleo e gás, metalurgia, mineração e manufatura, além das indústrias automobilística, eletrônica, robótica e portuária.

Outra área interessante para esse profissional é em empresas que fabricam sistemas automatizados de todos os tipos.

Engenheiro de controle e automação

Como se tornar um Engenheiro de controle e automação?

O engenheiro de controle e automação deve ter curso superior na área de Engenharia de Controle e Automação e obter registro no CREA para atuar, e pode buscar emprego em qualquer indústria que necessite de suas atividades. Entretanto, as funções de automação não são desenvolvidas apenas pelo engenheiro: há opções de cursos tecnólogos que permitem inserção no meio.

Mais profissões da área de Engenharia e Produção

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.