O Engenheiro de Controle e Automação possui habilitação para realizar as etapas de automação dos processos de produção de uma empresa. O profissional pode planejar e executar seu próprio sistema ou fazer reparos e manutenções em sistemas industriais. Além disso, o Engenheiro de Controle e Automação poderá prover suporte, individual ou coletivamente, para os sistemas industriais.
A abrangência de sua atuação pode ser visualizada desde os tempos acadêmicos. Afinal, a Engenharia de Controle e Automação engloba conhecimentos em áreas como Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação.
O Engenheiro de Controle e Automação possui conhecimento em áreas diversas. Por isso, a pessoa pode ser responsável pelo trabalho com equipamentos e componentes de automação. Lembra da abrangência que mencionamos anteriormente? Pois então, o profissional também pode manusear máquinas que propiciam o processo de automação ou na supervisão de equipes. Além disso, vale destacar a possibilidade de protagonizar vistorias ou elaborar pareceres técnicos sobre determinadas áreas. Por fim, vale destacar a possibilidade de lecionar aulas de Engenharia de Controle e Automação. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Engenheiro De Automação é de R$8.828,00 por mês no Brasil.
Se você gostaria de se especializar nesta área e fazer faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia de Controle e Automação, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
De acordo com a página do curso na Quero Bolsa, o Engenheiro de Controle e Automação está presente na automação de indústrias e prédios; com a possibilidade de atuar na fabricação, aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados. O profissional pode ainda atuar com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A Quero Bolsa oferece oportunidades para cursos de Bacharelado e Pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação. A duração média da formação é de cinco anos e, para concluir a graduação, o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios. O estudante encontrará disciplinas básicas nos dois primeiros anos, por exemplo, física e matemática. Posteriormente, as matérias que abrangem mecânica, computação e eletrônica devem estar mais presentes na trajetória do graduando.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.