Logo Quero Bolsa

Técnico de enfermagem: tudo sobre a profissão

Profissional que cuida dos pacientes e auxilia a equipe de enfermeiros.

Mercado de trabalho para técnico de enfermagem está aquecido; além de clínicas e hospitais, o profissional pode atuar em casas de repouso e ONGs.

Salário médio: R$ 1.737,36 Vagas em 2024: +8029 vagas Ver bolsas de até 80%
As melhores Bolsas para o 2º Semestre

Sobre a profissão

O que faz um Técnico de enfermagem?

O técnico de enfermagem é o profissional responsável por prestar cuidados básicos a pacientes em hospitais e unidades de saúde, monitorando sinais vitais, preparando instrumentos e administrando medicamentos sob a supervisão de médicos e enfermeiros.

Seu papel é auxiliar a equipe de saúde em tarefas complementares: desde acompanhar diariamente os enfermos e prepará-los para consultas até coletar amostras e administrar os tratamentos prescritos.

Ele também mede sinais vitais, como pressão arterial, pulso e temperatura, auxilia em procedimentos médicos, prepara materiais, realiza curativos e insere de sondas, quando necessário.

Além disso, é dever dos técnicos de enfermagem auxiliar os pacientes em atividades diárias, como higiene, alimentação e mobilidade.

Eles são treinados para identificar mudanças no estado de saúde e relatar suas observações aos enfermeiros ou médicos responsáveis.

Quais são os deveres do técnico de enfermagem?

O técnico de enfermagem é responsável por auxiliar os enfermeiros e outros profissionais de saúde no cuidado aos pacientes. Suas atribuições podem variar de acordo com o local de trabalho, incluindo:

  • Prestar cuidados básicos a pacientes, como higiene pessoal, alimentação, mobilidade e administração de medicamentos sob a supervisão de um enfermeiro;
  • Observar e registrar os sinais vitais dos pacientes, como temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória;
  • Preparar e administrar medicamentos de acordo com as orientações médicas e sob a supervisão de um enfermeiro;
  • Auxiliar em procedimentos médicos e cirúrgicos, preparando o ambiente, fornecendo os instrumentos necessários e auxiliando os pacientes durante o processo;
  • Realizar coleta de amostras biológicas, como sangue, urina e outros fluidos, para análises laboratoriais;
  • Apoiar os enfermeiros em suas atividades, como a preparação de relatórios de enfermagem, organização de prontuários médicos e comunicação com a equipe de saúde.

O que um técnico de enfermagem não faz?

Embora o técnico de enfermagem esteja inserido em equipes de saúde, ele não pode:

  • Prescrever medicamentos;
  • Emitir prescrição de enfermagem;
  • Realizar procedimentos invasivos que ultrapassem as competências do técnico;
  • Tomar decisões clínicas complexas;
  • Diagnosticar doenças ou condições de saúde;
  • Elaborar planos de cuidado ou projetos terapêuticos;
  • Emitir laudos de exames ou pareceres técnicos;
  • Coordenar equipes de saúde;
  • Assumir a responsabilidade técnica por serviços de enfermagem.
  • Realizar procedimentos cirúrgicos (são executados exclusivamente por médicos especializados em cirurgia).

+ Veja bolsas de estudo para o curso Técnico de Enfermagem

Como atua um Técnico de enfermagem?

O técnico de enfermagem está presente na rotina de pacientes em hospitais e unidades de saúde. É ele quem presta suporte direto aos enfermos, com foco na recuperação, bem-estar e conforto.

Em sua rotina, o profissional auxilia a equipe médica e de enfermagem, administrando medicamentos, realizando curativos, aferindo sinais vitais e coletando amostras biológicas. 

Ele também pode ser responsável por aplicar vacinas e realizar a higiene dos pacientes, incluindo banhos, troca de roupas e cuidados pessoais.

Além das atividades clínicas, o técnico de enfermagem orienta os pacientes e seus familiares sobre o acompanhamento do tratamento e cuidados domiciliares. 

Ele é frequentemente a primeira linha de contato entre os atendidos e a equipe de saúde, proporcionando um atendimento acolhedor.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Qual é a diferença entre o técnico de enfermagem e o enfermeiro?​

A principal diferença entre o técnico de enfermagem e o enfermeiro está na formação e nas responsabilidades atribuídas a cada profissional.

O enfermeiro possui formação superior em Enfermagem, e, por isso, assume responsabilidades distintas na gestão do cuidado ao paciente, como planejar, coordenar e supervisionar os cuidados de enfermagem.

Já o técnico de enfermagem possui formação técnica em enfermagem, e atua sob a supervisão de enfermeiros e médicos. Suas funções incluem: realizar os cuidados diretos ao paciente, como administração de medicamentos, aferição de sinais vitais, curativos e coleta de amostras para exames.

Portanto, enquanto o enfermeiro assume responsabilidades superiores, o técnico de enfermagem tem um papel de apoio, executando as ações que estão dentro do escopo de sua formação.

Onde atua um Técnico de enfermagem?

O técnico de enfermagem pode atuar em hospitais, clínicas, prontos-socorros, unidades de terapia intensiva (UTI) e centros de reabilitação, prestando cuidados diretos a pacientes.

Além disso, é requisitado na esfera pública, em unidades de saúde, como postos de saúde, unidades básicas de saúde (UBS) e programas de saúde da família.

Outras opções de trabalho incluem consultórios médicos, home care (assistência domiciliar), clínicas de vacinação, ambulâncias e até em empresas que demandam serviços de saúde ocupacional.

Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um técnico de enfermagem.

Por que ser um Técnico de enfermagem?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Técnico de enfermagem?

Para se tornar um técnico de enfermagem no Brasil, é necessário concluir o curso Técnico em Enfermagem e obter o registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do estado em que o profissional pretende trabalhar.

A formação pode ser oferecida por instituições de ensino técnico, escolas de saúde ou faculdades, com duração média de dois a três anos.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso Técnico em Enfermagem de em sua região.

Oportunidades para se tornar Técnico de enfermagem

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

As melhores Bolsas para o 2º Semestre

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Quais cidades têm cursos de Técnico em Enfermagem?