Envie mensagem ou ligue
Informações

Técnico de Enfermagem

O técnico de Enfermagem atua diretamente no atendimento aos pacientes, auxiliando a equipe de enfermeiros

O que faz um técnico de enfermagem

O técnico de Enfermagem tem um papel fundamental na operação de uma unidade de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes, em funções básicas de prevenção e manutenção da saúde. Trata-se do profissional que ajuda a equipe de Enfermagem em diversas atividades, como prestar assistência a pacientes, atuar no controle e prevenção de doenças, oferecer apoio ao enfermeiro, ajudar a planejar atividades da área e controlar o risco de infecção hospitalar. A principal atribuição do técnico de Enfermagem, contudo, é auxiliar os enfermeiros no cuidado dos pacientes.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2734,48
estado com maior salário - Bahia
8029
contratações no último ano (2018)
6071
demissões no último ano
1958
saldo de vagas criadas

Como se tornar um técnico de enfermagem

É necessário que o profissional que deseje se tornar técnico de Enfermagem conclua o curso Técnico de Enfermagem, que tem duração de aproximadamente 2 anos, em uma escola registrada junto aos órgãos competentes. No curso, o estudante terá muitas disciplinas teóricas e práticas da área de Saúde, como Anatomia, Fisiologia, Bioética, Fundamentos de Enfermagem, Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia, Relações Humanas, Saúde Coletiva, Saúde da Criança e Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde Mental, entre outras. Para se formar no curso, o técnico de Enfermagem deverá, ainda, concluir um estágio obrigatório. O técnico de Enfermagem deve se registrar no Conselho de Enfermagem do estado onde atua.

Áreas de atuação

O campo de atuação do técnico de Enfermagem é amplo. Apesar de estar mais presente em hospitais e centros cirúrgicos, o técnico de Enfermagem pode trabalhar também em maternidades, clínicas, consultórios médicos, casas de repouso, ONGs, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde e instituições de ressocialização. Sua atuação, entretanto, será sempre sob supervisão de enfermeiros de nível superior.