Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Técnico de Enfermagem: tudo sobre a profissão

Profissional que cuida dos pacientes e auxilia a equipe de enfermeiros

Mercado de trabalho para técnico de enfermagem está superaquecido; além de clínicas e hospitais, o profissional pode atuar em casas de repouso e ONGs 

técnico de enfermagem

Sobre a profissão

O técnico de Enfermagem tem um papel fundamental na operação de uma unidade de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes, em funções básicas de prevenção e manutenção da saúde. Trata-se do profissional que ajuda a equipe de Enfermagem em diversas atividades, como prestar assistência a pacientes, atuar no controle e prevenção de doenças, oferecer apoio ao enfermeiro, ajudar a planejar atividades da área e controlar o risco de infecção hospitalar. A principal atribuição do técnico de Enfermagem, contudo, é auxiliar os enfermeiros no cuidado dos pacientes.

O técnico de Enfermagem é capacitado para cuidar de pacientes em casos de média e alta complexidade. Sob a supervisão do enfermeiro, o profissional atende pessoas em pré e pós-operatório, trabalha em centros cirúrgicos, garante a higiene e segurança do local de trabalho, entre outras atividades. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um técnico de Enfermagem no Brasil é de R$ 1.900.

O campo de atuação do técnico de Enfermagem é amplo. Apesar de estar mais presente em hospitais e centros cirúrgicos, o técnico de Enfermagem pode trabalhar também em maternidades, clínicas, consultórios médicos, casas de repouso, ONGs, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde e instituições de ressocialização. Sua atuação, entretanto, será sempre sob supervisão de enfermeiros de nível superior.

Por que ser um Técnico de Enfermagem?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Técnico de Enfermagem

    Como se tornar um Técnico de Enfermagem?

    É necessário que o profissional que deseje se tornar técnico de Enfermagem conclua o curso Técnico de Enfermagem, que tem duração de aproximadamente 2 anos, em uma escola registrada junto aos órgãos competentes. No curso, o estudante terá muitas disciplinas teóricas e práticas da área de Saúde, como Anatomia, Fisiologia, Bioética, Fundamentos de Enfermagem, Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia, Relações Humanas, Saúde Coletiva, Saúde da Criança e Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde Mental, entre outras. Para se formar no curso, o técnico de Enfermagem deverá, ainda, concluir um estágio obrigatório. O técnico de Enfermagem deve se registrar no Conselho de Enfermagem do estado onde atua.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.