Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Horário especial de carnaval
Segunda e terça das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Técnico em edificações

Quem seguir essa carreira estará presente no setor da construção civil, um dos maiores do Brasil

O que faz um técnico em edificações

O técnico em edificações está presente no cotidiano da execução de uma obra. Seu caráter multifuncional permite que ele seja necessário tanto no escritório de uma construtora quanto no canteiro de obras. Sua principal função é a de que o desenvolvimento e execução das obras sigam em conformidade com o projeto elaborado.

Suas atividades podem envolver o desenvolvimento de projetos, cálculo de orçamentos, cronogramas, negociações, recebimento de materiais, coordenação técnica do andamento dos serviços e zelo pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do ambiente de trabalho.

Como se tornar um técnico em edificações

Para se tornar um técnico em edificações, é preciso cumprir alguns requisitos básicos. O curso de Técnico em Edificações exige que o aluno frequente ou tenha concluído o Ensino Médio e tenha, pelo menos, quinze ou dezesseis anos. São aproximadamente 1.200 horas de curso divididos em três semestres (um ano e meio). As disciplinas englobam planejamento técnico, desenho básico, estudo de solo, instalações prediais e elétricas, planejamento econômico e orçamento, gestão de pessoas e de produção.

Com o diploma em mãos, o técnico em edificações deve procurar o registro junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). A profissão é regulamentada por lei, portanto, somente os registrados no CFT podem exercê-la.

O técnico em edificações precisa reunir como qualidades pessoais a organização, o bom convívio para trabalho em equipe, boas noções matemáticas e atenção aos detalhes.

Áreas de atuação

O técnico em edificações encontra um mercado, que apesar das crises financeiras, sempre emprega muito no Brasil. Novos prédios e reformas são sempre necessários, e é nas empresas de construção civil (também chamadas de empreiteiras ou construtoras) de obras públicas e privadas que o profissional encontra sua principal área de atuação.

Escritórios menores de projetos e de construção civil também precisam de técnicos em edificações, e suas funções nessas empresas são tão importantes quanto nas grandes obras. 

O profissional irá lidar no seu cotidiano com pedreiros, eletricistas, arquitetos, auxiliares administrativos, motoristas, engenheiros, encanadores e gerentes.

O ingresso no setor público é possível por meio de concurso. Alguns editais podem pedir experiência prévia. O concursado nessa área é presente nos setores de obras, saneamento e infraestrutura de órgãos municipais, estaduais e federais.