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Profissões

10 profissões na área de Vendas que talvez você não conheça

por João Vitor Marcondes em 17/03/22 4,7 mil visualizações

No último dia 15 de março foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor no Brasil e muitas marcas aproveitaram a data para colocar produtos em promoção, disponibilizar descontos e buscar meios para atrair e movimentar o comércio - seja em lojas físicas ou plataformas digitais, através do e-commerce. 

Consequentemente, muitas empresas aproveitaram para elaborar promoções durante sete dias, com a semana do consumidor, ou ofertas durante todo o mês de março, apresentando o mês do consumidor. 

Além dos trabalhos diretamente ligados ao comércio, confira outras possibilidades que atrelam conhecimentos e ações com o setor de vendas.

Pensando nesta data, a Revista Quero apresenta mais uma série textual sobre profissões e o tema desta quinta-feira (17/03) aborda 10 profissões na área de vendas que talvez você não conheça. 

Todos os exemplos mencionados estão presentes no Guia de Profissões, que abrange mais de 250 páginas sobre carreiras e possibilidades em áreas de atuação profissional. 

Antes de iniciarmos o texto desta semana, a Revista Quero veiculou dois textos sobre diferença salarial entre homens e mulheres. O primeiro foi 10 profissões com maior diferença salarial entre homens e mulheres, posteriormente, o texto sobre 10 profissões com menor diferença salarial entre homens e mulheres foi publicado no site. 

Com as dicas sobre as publicações devidamente feitas, desejamos boa leitura para você!

Veja também: Teste Vocacional de Gestão Comercial

1- Consultor de vendas

O consultor de vendas é o profissional que atua diretamente com os clientes de uma empresa ou organização que trabalha com a venda de produtos e/ou serviços. Este profissional estuda o mercado de atuação do local em que trabalha e também identifica, analisa e avalia as necessidades dos clientes de um determinado setor.

Há possibilidade de atuação com a negociação de preços, realização de pedidos de compra e reposição de produtos, prospecção de novos clientes, manutenção de cadastros, envio de propostas comerciais, e a conclusão de contratos de venda. 

Nesta área, uma das oportunidades disponibilizadas pela Quero Bolsa são os cursos técnicos em Vendas. Não deixe de conferir. 

2- Advogado do consumidor

Não é exatamente a venda de algum produto, mas assegurar os direitos do consumidor também pode ser associado com o processo comercial. Vale mencionar que o advogado do consumidor, ou advogado consumerista, é o profissional responsável pela defesa dos interesses de seus clientes nas relações comerciais de compra e consumo. Ele pode defender tanto os clientes quanto os fornecedores das mercadorias.

No site da Quero Bolsa, você encontra diversas ofertas de cursos de Direito. Além disso, há oportunidades de bolsas de estudo em Direito do Consumidor para os estudantes que já são graduados na área. 

3- Consultor financeiro

O consultor financeiro possui atuação com pessoas físicas e/ou empresas. Sobre o cenário comercial, suas funções podem abranger a avaliação de fluxos de caixa e controle de estoque e estrutura de pagamentos. Com essas informações, o consultor poderá elaborar relatórios e/ou diagnósticos para desenvolver estratégias e auxiliar a gestão dos recursos da empresa. Todas as ações acima são correlatas ao atingimento de metas de lucratividade do comércio.

Para se tornar um consultor financeiro, é ideal ter uma formação em uma das áreas relacionadas e experiência com finanças e mercado financeiro como um todo. Uma das possibilidades de formação, para quem quer seguir nesta área, é o curso de Gestão Financeira, disponibilizado no site da Quero Bolsa.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

4- Operador de telemarketing

De acordo com a página da profissão, o operador de telemarketing atende o cliente de uma empresa com o objetivo de vender produtos, prestar assistência ao cliente, realizar cobranças de contas em aberto, realizar pesquisas de satisfação, cancelar ou alterar planos, promover acordos e prestar informações sobre serviços.

A maioria das empresas de telemarketing pede que os candidatos tenham o ensino médio completo e boa capacidade de comunicação. A experiência no setor não costuma ser necessária para as vagas mais comuns de operador de telemarketing. 

Apesar de não ser obrigatório, é interessante que o profissional da área tenha um curso superior. Por isso, a Quero Bolsa disponibiliza oportunidades de cursos de Telemarketing para quem deseja seguir nesta área de atuação. 

5- Analista de marketing

O analista de marketing executa atividades relacionadas à implementação dos planos de marketing, bem como outras atividades administrativas relacionadas ao impulsionamento das vendas. As ações e decisões afetam diretamente a imagem passada pela empresa e o acesso, pelos clientes, às informações dos produtos ou serviços vendidos. Este profissional pode atuar em empresas ou indústrias, no setor de marketing ou administrativo. 

A Quero Bolsa possui diversos cursos de Marketing para você. Você poderá optar pelos cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e cursos técnicos nesta área profissional.

6- Assistente de marketing

Pensando na área de Vendas, este profissional poderá desempenhar funções na criação e proposta de ideias de campanhas e eventos, exposições, lançamento de produtos, entre outros. De acordo com a página da profissão, o assistente de marketing trabalha muito próximo das equipes de criação e comercial, promovendo também o diálogo entre os setores. Outra possibilidade de atuação deste profissional é com a atualização de conteúdos em sites como a inserção textual em produtos de e-commerces.

Gostou da profissão? Então confira mais informações sobre os cursos de Marketing da Quero Bolsa

7- Assistente comercial 

Este profissional pode estar envolvido em diversas etapas do processo de vendas, pois o assistente comercial poderá realizar a assistência em todos os processos da compra de um produto. Ele acompanha pedidos, entra em contato com clientes, desenvolve propostas comerciais e analisa o mercado, elaborando relatórios. Além disso, o profissional poderá prestar apoio logístico na gestão de mercadorias. 

Se você gostaria de se profissionalizar como assistente comercial e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Comercial, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

Confira os cursos de Gestão Comercial no Guia da Faculdade

8- Representante Comercial

O representante comercial é o profissional especializado em vendas, negociações, relacionamento e acordos comerciais. Ele faz a ligação entre a empresa e os clientes. Apesar da venda ser o principal objetivo do representante comercial, ele também é responsável pelo relacionamento com os clientes e suporte. 

Para um profissional atuar como representante comercial, não é exigido, por lei, uma formação específica ou diploma em curso superior. Por outro lado, é comum que um/uma representante comercial tenha concluído a graduação em cursos da área de negócios, como Administração, Marketing e Relações Públicas.

9- Promotor de vendas

De acordo com a página da profissão, a principal função de um promotor de vendas é impulsionar e melhorar o desempenho de uma marca ou mercadoria, estimulando a compra pelo cliente. Ele é o profissional que vai a campo executar as estratégias de marketing de vendas de uma empresa. O promotor de vendas irá oferecer o produto ou serviço para o consumidor por meio de técnicas que o tornem bem mais atrativo e necessário para o cliente.

Se você gostaria de se profissionalizar na área de vendas e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Vendas, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

10- Social media

O social media é o profissional responsável pela gestão, atualização e geração de conteúdo e tráfego para as redes sociais de empresas, marcas ou personalidades em seus perfis online. Pensando no processo de vendas e comércio, este profissional poderá divulgar produtos, serviços e novidades no perfil de uma empresa nas redes sociais, buscar interação com os usuários e manter um bom relacionamento com esse público.

Além das empresas de comunicação, um social media pode atuar em lojas, serviços de streaming, supermercados, restaurantes, casas noturnas, academias e diversos outros espaços profissionais. 

A profissão de social media não é regulamentada por lei, mas é comum que a atuação seja em conjunto com jornalistas, relações-públicas, designers, publicitários e até profissionais do Marketing e da Administração.

Leia também:
- 10 profissões que talvez você não conheça na Engenharia)
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