logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Consultor financeiro: tudo sobre a profissão

Aquele que apoia o desenvolvimento de planejamentos financeiros.. Profissional avalia a estrutura financeira de empresas e pessoas físicas visando ao atingimento de metas financeiras
consultor financeiro

Sobre a profissão

O consultor financeiro é responsável por desenvolver planejamentos financeiros com base na avaliação do orçamento - e da estrutura financeira como um todo - de empresas ou de pessoas físicas que o contratam. 

Sua função é aconselhar e desenvolver estratégias que permitam tanto a melhor gestão dos recursos, como a ampliação do capital de seu contratante.

Em empresas, o consultor financeiro pode avaliar fluxos de caixa, estrutura de pagamentos, controle de estoque, entre outros aspectos relacionados ao gerenciamento financeiro. Com essas informações, ele elabora relatórios diagnósticos e desenvolve estratégias para auxiliar a gestão dos recursos visando ao atingimento de metas de lucratividade, ou à ampliação desses recursos por meio de investimentos mais acertados.

No atendimento a pessoas físicas, o consultor financeiro pode apoiar na avaliação dos gastos e recursos, para orientar as melhores possibilidades de investimento.

O salário médio de um consultor financeiro no país é de R$ 4.000 de acordo com o portal de empregos Vagas.com.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

O consultor financeiro pode trabalhar em empresas e indústrias de qualquer setor, em consultorias especializadas da área, ou como autônomo, atendendo empresas, organizações e pessoas físicas.

Por que ser um Consultor financeiro?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Consultor financeiro

    Como se tornar um Consultor financeiro?

    Para se tornar um consultor financeiro, é ideal ter uma formação em uma das áreas relacionadas e experiência com finanças e mercado financeiro como um todo. Para isso, é possível realizar uma pós-graduação na área de Finanças e buscar certificações extras que apoiem o desenvolvimento do profissional.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.