logo
Como funciona
  1. Busque seu curso

    Compare preços e escolha o curso que cabe no seu bolso


  2. Garanta sua bolsa

    Um super desconto que vale até o final do seu curso


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade


Analista de marketing: tudo sobre a profissão

Aquele que executa e analisa as ações de marketing de uma empresa

Profissional é essencial na elaboração de estratégias de marketing que visem à melhoria dos números da empresa

analista de marketing

Sobre a profissão

O analista de marketing é o responsável por planejar, desenvolver, analisar e avaliar as estratégias de marketing de uma empresa. Ele é um profissional essencial para alavancar os resultados de uma empresa, uma vez que tem experiência e mais autonomia para tomada consciente de decisões que beneficiarão a imagem passada pela empresa e o acesso, pelos clientes, às informações dos produtos ou serviços vendidos. Assim, o analista de marketing executa atividades relacionadas à implementação dos planos de marketing, bem como outras atividades administrativas relacionadas ao impulsionamento das vendas.

A função do analista de marketing é garantir a entrega de valor dos produtos ou serviços da empresa para seu público-alvo, chamando atenção de potenciais clientes e atendendo às suas necessidades de consumo. Para isso, ele pode atuar em diferentes frentes: mídias sociais, design, criação de conteúdo, eventos, entre outras possibilidades.

Na rotina do analista de marketing, algumas tarefas comuns são a aplicação de estratégias de marketing nas mídias sociais da empresa, acompanhando a comunicação com os clientes; pesquisa e análise de mercado e das empresas concorrentes; criação de conteúdos estratégicos, para atrair novos clientes; organização de eventos e outras ações que possam impulsionar a imagem da empresa etc.

O salário médio de um analista de marketing no país é de R$ 3.655,70, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O analista de marketing trabalha geralmente em empresas ou indústrias, no setor de marketing ou administrativo. Também pode trabalhar em agências especializadas em marketing.

Analista de marketing

Como se tornar um Analista de marketing?

Para se tornar um analista de marketing, é possível fazer uma graduação em uma das áreas relacionadas e adquirir experiência no ramo por meio de estágios nas empresas que atuam no setor. A graduação na área de Marketing não é uma exigência, entretanto, pode ser importante para conseguir entrar no meio mesmo sem experiência.

Mais profissões da área de Comunicação e Informação

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.