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Promotor de vendas

A função do promotor de vendas é impulsionar e melhorar o desempenho da marca representada

O que faz um promotor de vendas

A principal função de um promotor de vendas é impulsionar e melhorar o desempenho de uma marca ou mercadoria, estimulando a compra pelo cliente. Ele é o profissional que vai a campo executar as estratégias de marketing de vendas de uma empresa. O promotor de vendas irá oferecer o produto ou serviço para o consumidor por meio de técnicas que tornem aquele bem mais atrativo e necessário para o cliente. Além disso, ele ajuda a construir um melhor relacionamento com o público, tornando-o mais próximo da marca que representa. O promotor de vendas pode criar estratégias como a disposição das mercadorias pelas estantes e prateleiras, oferecer uma degustação do produto, ajudar o consumidor com dúvidas técnicas, entre outras ações que conquistem a confiança do público. É importante lembrar que o promotor de vendas também elabora relatórios informando sobre ações dos concorrentes, potenciais de venda, pontos de melhoria e ações estratégicas para otimizar as vendas e as receitas.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2828,51
estado com maior salário - São Paulo
11587
contratações no último ano (2018)
10047
demissões no último ano
1540
saldo de vagas criadas

Como se tornar um promotor de vendas

De forma geral, não é exigido nível superior para um profissional trabalhar como promotor de vendas, bastando o Ensino Médio. Entretanto, dependendo do segmento e do tipo de produto ou serviço, a empresa pode exigir diploma em curso superior relacionado à área de negócios, como Administração, Marketing ou Publicidade. Há também, curso superior tecnológico específico para a área de Vendas. Muitas vezes, a própria empresa oferece cursos profissionalizantes para capacitar seus funcionários que desempenham essa função. O promotor de vendas deve ser alguém comunicativo, atento, organizado, pró-ativo, simpático, educado, paciente, que goste de lidar com pessoas e ter boa desenvoltura.

Áreas de atuação

O promotor de vendas atua nos mais diversos segmentos de mercado, tanto de produtos quanto de serviços, e atende tanto pessoas físicas quanto outras empresas. Ele está na linha de frente, diretamente no atendimento ao consumidor em lojas físicas, abordando os clientes e oferecendo o produto ou serviço. Contudo, ele pode atuar também em ações de marketing e vendas em ambientes externos, como feiras, supermercados, exposições de produtos, eventos etc. O promotor de vendas também pode atender o cliente fora do estabelecimento comercial, muitas vezes, dirigindo-se até ele para apresentar e demonstrar um novo produto.