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Promotor de vendas

A função do promotor de vendas é impulsionar e melhorar o desempenho da marca representada

O que faz um promotor de vendas

A principal função de um promotor de vendas é impulsionar e melhorar o desempenho de uma marca ou mercadoria, estimulando a compra pelo cliente. Ele é o profissional que vai a campo executar as estratégias de marketing de vendas de uma empresa. O promotor de vendas irá oferecer o produto ou serviço para o consumidor por meio de técnicas que tornem aquele bem mais atrativo e necessário para o cliente. Além disso, ele ajuda a construir um melhor relacionamento com o público, tornando-o mais próximo da marca que representa. O promotor de vendas pode criar estratégias como a disposição das mercadorias pelas estantes e prateleiras, oferecer uma degustação do produto, ajudar o consumidor com dúvidas técnicas, entre outras ações que conquistem a confiança do público. É importante lembrar que o promotor de vendas também elabora relatórios informando sobre ações dos concorrentes, potenciais de venda, pontos de melhoria e ações estratégicas para otimizar as vendas e as receitas.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2411,87
salário médio de um promotor de vendas
R$ 2828,51
estado com maior salário - São Paulo
11587
contratações no último ano (2018)
10047
demissões no último ano
1540
saldo de vagas criadas

Ver mais sobre salário do Promotor de vendas

Como se tornar um promotor de vendas

De forma geral, não é exigido nível superior para um profissional trabalhar como promotor de vendas, bastando o Ensino Médio. Entretanto, dependendo do segmento e do tipo de produto ou serviço, a empresa pode exigir diploma em curso superior relacionado à área de negócios, como Administração, Marketing ou Publicidade. Há também, curso superior tecnológico específico para a área de Vendas. Muitas vezes, a própria empresa oferece cursos profissionalizantes para capacitar seus funcionários que desempenham essa função. O promotor de vendas deve ser alguém comunicativo, atento, organizado, pró-ativo, simpático, educado, paciente, que goste de lidar com pessoas e ter boa desenvoltura.

Áreas de atuação

O promotor de vendas atua nos mais diversos segmentos de mercado, tanto de produtos quanto de serviços, e atende tanto pessoas físicas quanto outras empresas. Ele está na linha de frente, diretamente no atendimento ao consumidor em lojas físicas, abordando os clientes e oferecendo o produto ou serviço. Contudo, ele pode atuar também em ações de marketing e vendas em ambientes externos, como feiras, supermercados, exposições de produtos, eventos etc. O promotor de vendas também pode atender o cliente fora do estabelecimento comercial, muitas vezes, dirigindo-se até ele para apresentar e demonstrar um novo produto.