Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Veja quais são os melhores cursos técnicos na área de informática

*Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo

Nos últimos meses, a Gartner lançou uma série de previsões para o mercado tecnológico em 2020. O estudo só mostra o que já estamos observando há algum tempo: à medida que a tecnologia traz expectativas variadas, a condição humana vem sendo desafiada, trazendo aprimoramentos, decisões e emoções.

Segundo a consultoria, até 2023, o número de pessoas com deficiência empregadas nas organizações triplicará devido à Inteligência Artificial e às tecnologias emergentes, reduzindo as barreiras de acesso. Ainda de acordo com o estudo, a IA influenciará mais da metade dos anúncios on-line que as pessoas veem. Para 28% dos profissionais de marketing, essa tecnologia, juntamente com o Machine Learning, vai orientar o impacto futuro do setor e 87% das organizações já estão em busca de algum nível de personalização.

mão em teclado de computador

Ainda de acordo com a IDC, os investimentos do Brasil no setor de tecnologia chegarão a US$ 48 bilhões. Novas áreas profissionais estarão em alta, a inteligência artificial estará no auge, a tecnologia 5G será testada em nosso país e mais uma série de acontecimentos terão destaque. Neste cenário, o incentivo para seguir uma carreira nesta área não é pequeno. E o que não faltam são opções de curso. 

Os cursos técnicos em tecnologia da informação são uma ótima opção para quem quer entrar no mercado de trabalho. O certificado técnico e um emprego promissor podem fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia necessários para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação. 

Em geral, as características destes cursos são sua curta duração (em média 2 anos) e baixo investimento, o que permite ao jovem uma formação rápida e uma entrada no mercado mais embasada. 

Leia mais: 
+Os 10 melhores cursos técnicos em 2020
+Quais são os cursos técnicos mais procurados da atualidade?

Os melhores cursos técnicos na área de informática

A área de informática, ou eixo tecnológico da informação, refere-se à infraestrutura, aos processos de comunicação e aos processamentos de dados e informações. 

Os cursos abrangem concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e aos processos de comunicação, especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes de medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, Big Data, identificação de meios físicos e padrões de comunicação, desenvolvimento de sistemas informatizados  e tecnologias de comunicação, transmissão e recepção de dados.

Leia mais: Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

Separamos 5 dos melhores cursos técnicos da atualidade caso você deseja seguir na área. Confira!

1. Técnico em Rede de Computadores

O técnico em Rede de Computadores é capaz de dimensionar o uso de equipamentos e configurar acesso e disponibilidade de redes variadas para empresas, como internet, intranet, bluetooth, Wi-Fi e LAN. O profissional também será capaz de realizar o gerenciamento das redes e a manutenção da segurança. 

2. Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Neste curso, o profissional desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Modela, implementa e mantém banco de dados. Utiliza linguagem de programação específica. Realiza testes de programas de computador.  Mantém registros para análise e refinamento de resultados. Elabora documentação do sistema. Aplica princípios e definição de análise de dados. Executa a manutenção de programas de computador.

O profissional pode atuar em empresas de desenvolvimento de sistemas, departamento de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais. 

3. Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

O técnico em manutenção e suporte em informática executa a montagem, a instalação e a configuração de equipamentos de informática. Instala e configura sistemas operacionais de desktop e aplicativos. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, fontes chaveadas e periféricos. Instala dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade. Realiza atendimento help-desk. Esse profissional pode atuar em empresas de assistência técnica e prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. 

4. Técnico em Telecomunicações

Neste curso, o profissional realiza operações de instalação e manutenção de sistemas de telecomunicação e telemática. Elabora projetos de telecomunicação e supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de telecomunicação. O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de radiodifusão, indústrias de telecomunicação, agências reguladoras, provedores de acesso a redes e empresas de prestação de serviços. 

5. Técnico em Programação de Jogos Digitais

O técnico em programação de jogos digitais desenvolve, implanta e realiza manutenção em jogos digitais para computadores, consoles e dispositivos móveis. Aplica técnicas de computação gráfica, modelagem, animação e roteirização. Desenvolve ambientes, objetos e modelos a serem utilizados em jogos digitais. Implementa recursos para acessibilidade e a interatividade entre os usuários e os jogos digitais. O profissional pode atuar e empresas de desenvolvimento de jogos, instituições de ensino, agências de publicidade e estúdios de animação. 

Leia mais:
+Quais são os cursos técnicos mais rápidos?
+Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam
+9 cursos técnicos que têm os maiores salários

Se atente aos detalhes do seu curso técnico escolhido

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de tecnologia da informação? Então invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e dará um upgrade no seu currículo, uma vez que garante certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia mais: 
+É preciso fazer prova para entrar em um curso técnico?
+5 motivos convincentes para fazer um curso técnico
+Quanto custa um curso técnico?

Onde encontrar cursos técnicos na área de informática?

Confira a seguir uma lista com opções de instituições de ensino parceiras do Quero Bolsa que oferecem cursos técnicos:

Como conseguir uma bolsa de estudos em um curso técnico?

O Quero Bolsa, em parceria com instituições de todo o País, oferece descontos em mensalidades de cursos técnicos durante toda a formação.

Para garantir uma bolsa de estudo de até 80%, basta clicar no botão abaixo, selecionar o curso, a instituição e a localização de sua preferência. Feito isso, o próximo passo é preencher seus dados e efetuar a pré-matrícula.

Bolsas para cursos técnicos

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54