logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Design de Games: o curso por trás da área que só cresce na pandemia

por Caroline Sassatelli em 15/09/21

Você gosta de games e ama criar novas histórias e jogos que deveriam com certeza chegar a outras pessoas? Então a sua praia pode estar mais perto do que imagina, se tornando um profissional graduado em Design de Games.


Durante a pandemia - e o consequente isolamento social - foi preciso reinventar rotinas e encontrar diversão dentro de casa. De olho nisso, muitas pessoas (de todas as idades) se renderam à febre gamer e embarcaram nos mais diversos jogos. Prova disso é que, segundo uma pesquisa realizada pela rede de cartões de crédito Visa, o mercado de games cresceu 140% durante esse período. Bastante coisa, né?

 O videogame já se tornou rotina no nosso país. Cerca de 75,8% dos brasileiros gamers afirmaram jogar mais nesse período, de acordo com a Pesquisa Gamers Brasil (PGB). Segundo esse mesmo estudo, os jogos não ficam restritos a consoles, mas também estão nos aparelhos celulares. Um pouco mais de 41% dos brasileiros dizem preferir jogar pelo celular, enquanto os consoles ficam em 2º na preferência, com 25,8%, e os computadores vindo logo atrás, com 18,3%.

E aí, já se convenceu a mergulhar de vez em um curso de Design de Games? Se ainda não, não deixe de continuar essa leitura!

Leia também:
+Faculdade de Design de Games: saiba mais sobre esse curso que vem ganhando a atenção do mercado
+Inteligência artificial, gamificação e videochamadas tornam-se alternativas aos processos de contratação convencionais

O curso de Design de Games


O curso de Design de Games também é ofertado nos graus bacharelado e tecnológico, com durações de dois anos e quatro anos, respectivamente.

Ao longo da graduação, além do desenvolvimento e programação de jogos, os alunos aprendem a desenhar personagens e cenários, criar modelagens 2D e 3D, assim como efeitos. Sendo assim, a grade curricular concentra mais matérias de design

O estágio e o TCC também são necessários para a conclusão do curso em algumas faculdades.

Para saber mais sobre o curso de Design de Games, não deixe de conferir todas as informações que você precisa saber no botão abaixo. 

Tudo sobre Design de Games

 

O que se aprende sendo um Designer de Games?


Quem escolhe estudar Design de Games aprende não apenas como produzir roteiros e cenários, mas também tecnologias da modelagem e da linguagem multimídia com som e imagem para jogos de computador, videogames, celulares e internet.

Dentro da área de produção são quatro campos de atuação: game design (projetual), artistas (finaliza a arte do jogo), programadores (raciocínio lógico – codifica o jogo), som (faz o som do jogo). Cada uma delas tem uma segmentação. Quem lidera é o producer.

Importante dizer que, apesar da grande parte dos formados em Design de Games trabalharem com entretenimento, essa formação está longe de direcionar profissionais apenas para essa área.

Outros setores estão em crescimento e cada vez mais ganhando espaço em agências de desenvolvimento de games. Podemos citar jogos educacionais, simuladores médicos, jogos exclusivos para empresas como peça de marketing e jogos que simulam negócios (muito utilizados em treinamentos). 

Onde estudar Design de Games?

Apesar de ser uma graduação relativamente recente, é já é possível encontrá-la em faculdades de renome, credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira abaixo algumas instituições de ensino que oferecem o curso de Design de Games:

Que tal Jogos Digitais?

Outro curso ideal para quem é apaixonado por games é o de Jogos Digitais. Esse curso envolve todas áreas envolvidas na criação de jogos digitais, do design a programação.

Nessa matéria feita pela Revista Quero, especificamos todas as diferenças entre as faculdades de Design de Games e Jogos Digitais. Confira!

Ah! E quer saber mais sobre o curso de Jogos Digitais? Então clique no botão abaixo e veja tudo o que você precisa saber sobre essa graduação. 

Tudo sobre Jogos Digitais


Leia também:
Conheça os 5 tipos de cursos de Design que existem
11 cursos para os fanáticos por Jogos Digitais

É possível conseguir uma bolsa de estudo para esse curso?

Está preparado para uma boa notícia? É possível SIM encontrar bolsas de estudo para o curso de Design de Games. Com o Quero Bolsa, você pode começar já a sua faculdade pagando até 80% a menos nas mensalidades. Duvida? Então clique no botão abaixo e veja as vagas disponíveis!

Bolsas de estudo para Design de Games


Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54