logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Melhores cursos de Sistemas de Informação EaD, segundo o Guia da Faculdade

por Camilla Freitas em 10/03/22

A área de tecnologia no país apresentou um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Walters, esse é um setor promissor para o ano de 2022.

Um dos cursos que possibilita a atuação na área é Sistemas de Informação. Com essa graduação, o estudante poderá desenvolver diversas atividades relacionadas ao universo da tecnologia.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

Se você tem interesse em trabalhar nessa área, o primeiro passo para iniciar sua caminhada profissional é fazer a graduação. Um dos caminhos disponíveis para o estudante é a formação a distância, modalidade reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).

E nada melhor do que iniciar a sua caminhada profissional em uma das melhores universidades do país, não é mesmo? Por isso, a Revista Quero listou as instituições bem avaliadas no Guia da Faculdade 2021, avaliação anual realizada pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também: Qual é a diferença entre os cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Melhores cursos de Sistemas de Informação EaD, segundo o Guia da Faculdade

Melhores cursos de Sistemas de Informação EaD

De acordo com o Guia da Faculdade, seis universidades se destacaram e receberam o conceito considerado como "bom" na avaliação anual. Confira a seguir:

Universidade

Categoria

Estrelas

Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG)

Privada

3

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Privada

3

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pública

3

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Privada

3

Universidade Fumec 

Privada

3

Universidade Paranaense (Unipar)

Privada

3

Como é o curso de Sistemas de Informação EaD

O curso de Sistemas de Informação dura em média 10 semestres, cinco anos, e é da área de Ciências Exatas e da Terra. Ao longo da graduação, os estudantes são preparados para criar aplicativos e sistemas de processamento, além de trabalhar com programas de tecnologia que facilitem o armazenamento e consulta de dados.

Na modalidade a distância, os alunos podem assistir às aulas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para acompanhar os conteúdos disponibilizados pelos professores, basta se conectar a um dispositivo com acesso a internet e pronto. O estudante consegue ter mais flexibilidade e autonomia para conduzir seus estudos.

É importante lembrar que o Ministério da Educação (MEC) exige uma carga horária presencial para os cursos a distância, como provas e outras atividades fundamentais para o desenvolvimento profissional. Então, em alguns momentos vai ser necessária a presença do aluno no polo de apoio da universidade.

Veja algumas das disciplinas presentes na grade horária do curso de Sistemas de Informação:

  • Sistemas operacionais;
  • Compiladores;
  • Engenharia de software;
  • Interação humano-computador;
  • Redes de computadores;
  • Inteligência artificial e computacional;
  • Processamento de imagens;
  • Computação gráfica;
  • Banco de dados;
  • Multimídia;
  • Gestão de tecnologia da informação;
  • Infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Inovação e novas tecnologias aplicadas a sistemas de informação das organizações;
  • Empreendedorismo na área de sistemas de informação;
  • Arquitetura da informação e da tecnologia da informação; arquitetura empresarial;
  • Teoria geral de sistemas.

Mercado de Trabalho para o profissional de Sistemas de Informação

O mercado de trabalho para quem é formado em Sistemas é amplo, e como a área de tecnologia está em alta, o curso é uma ótima opção para quem gosta de tecnologia e de dados.

O profissional pode atuar com o desenvolvimento de software, gestão de projetos de tecnologia da informação, confiabilidade de sites e na gestão de riscos. O trabalho pode ser desenvolvimento em diversos setores, como em indústrias, empresas privadas, escolas, universidades e até mesmo em hospitais.

Leia mais: 8 pós-graduações em Sistemas de Informação

Conheça o Guia da Faculdade

Nesta edição, o Guia da Faculdade avaliou quase 16 mil cursos de instituições de ensino superior cadastradas no MEC. Cada curso é distribuído para 6 avaliadores que atribuem uma nota entre 1 a 5 seguindo os seguintes critérios:

  • qualidade do projeto pedagógico

  • qualidade do corpo docente

  • qualidade da infraestrutura 

A avaliação final é composta pelo resultado numérico de 2021 (com peso 3) somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1). Caso algum curso não tenha sido avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

O resultado numérico final é transformado nos seguintes conceitos:

  • entre 5 e 4,50 – 5 estrelas (excelente)

  • menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas (muito bom)

  • menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas (bom)

  • menor que 2,50 – não estrelado

Teste Vocacional

Que tal fazer um teste vocacional para saber se o curso de Sistemas de Informação realmente é para você? O teste desenvolvido a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo Howard Gardner e já ajudou mais de 500 mil pessoas no momento de escolha do curso ideal. Acesse:

Teste Vocacional grátis

Bolsas de estudo para Sistemas de Informação EaD

Ficou interessado em iniciar uma graduação em Sistemas de Informação a distância? Chegou a hora de realizar o sonho! Na Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina, você encontra bolsas em diversas instituições espalhadas pelo país.

Para concorrer a uma bolsa de estudo você não precisa usar a nota do Enem e muito menos comprovar a sua renda. Incrível, não é mesmo? Clique no botão abaixo e confira as opções disponíveis.

Bolsas para Sistemas de Informação

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54