O Cineasta é habilitado para a produção de filmes e vídeos dentro de seus diversos propósitos. O profissional desta área tem ciência de aspectos artísticos e técnicos da cinematografia.
Desta forma, ele pode atuar na produção de vídeos institucionais ou vídeos com a proposta artística, animações, vídeos com a temática jornalística, documentários, vídeos publicitários, etc.
Além disso, o processo de produção de filmes e vídeos envolve várias etapas. Por exemplo, a realização do roteiro, da cenografia, sonorização e entre outros degraus na produção da obra. O profissional formado em Cinema possui capacidade para encabeçar - com a possibilidade de criar, coordenar, supervisionar e avaliar - decisões de acordo com a execução das etapas do processo.
A formação em Cinema promove conhecimento sobre as minúcias das etapas de produção. Em adição ao mencionado, vale destacar que a pessoa formada em cinema pode exercer função na direção de arte. Por fim, o cineasta pode também ser o responsável em um cenário de gerência, tanto na captação de recursos e como na prospecção de patrocínios para a produção.
O cineasta é regularmente associado com a produção de filmes para cinema. Por outro lado, há possibilidades para profissionais formados, por exemplo, em canais de televisão. Outra possibilidade são os espetáculos em teatros e óperas, afinal, ambos têm um(a) diretor(a) em sua condução.
Ao cineasta, existe a possibilidade de produção de peças e vídeos publicitários para as empresas, assim como ingressar na produção independente de vídeos e filmes. Por fim, e por ser uma disciplina em instituições de ensino, lecionar aulas de Cinema também é um ramo profissional para cineastas.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Diretor de Animação, uma das possibilidades em Cinema, é de R$4.905,00 por mês no Brasil.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Primeiramente, vale o registro sobre os tipos de formação para o curso de Cinema são: bacharelado, licenciatura e pós-graduação. De acordo com a página do curso de Cinema na Quero Bolsa, o aluno formado em licenciatura pode dar cursos livres e elaborar projetos pedagógicos em audiovisual para museus, centros culturais e instituições de ensino. O bacharelado permite trabalhar com roteirização, montagem, fotografia, direção e som.
Quer saber mais sobre o curso de Cinema? Confira a matéria da Revista Quero com as informações sobre o curso.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Cinema deve incluir os seguintes conteúdos, entre outros: Realização e Produção; Teoria, Análise, História e Crítica; Linguagem; Economia e Política; Artes e Humanidades. Na Quero Bolsa, você pode encontrar opções de cursos de bacharelado, licenciatura e pós-graduação em Cinema. Em média, os cursos superiores têm duração de 4 anos.
As especializações são caracterizadas por um período reduzido em comparação aos cursos Bacharelado e Licenciatura. Além dos cursos mencionados, a Quero Bolsa também oferta cursos livres de áreas do processo cinematográfico.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Audiovisual, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir as bolsas de estudo em Cinema que também estão disponibilizadas no site da QB.
Caso você tenha outras dúvidas sobre, o curso de Cinema, Produção Audiovisual e áreas correlatas, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.