Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Luz, câmera, ação: tudo o que você precisa saber sobre o curso de Cinema

por Patrícia Carvalho em 06/02/20

tomada de cinema

No próximo domingo (9), vai ao ar a 92ª edição do Oscar, a cerimônia de premiação norte-americana mais cobiçada. 

Com o evento, a atenção do público é voltada para o cinema e para a indústria cinematográfica. Afinal, as categorias do Oscar envolvem diversas áreas de atuação como melhor filme, documentário, curta-metragem, animação, roteiro, montagem, efeitos visuais e direção.

Leia também: Teste: por qual motivo você ganharia um Oscar?
6 cursos que podem te levar ao Oscar

Nesta edição, a lista de indicados conta com uma produção brasileira: o documentário Democracia em Vertigem, da Petra Costa, que concorre à categoria de melhor documentário. O que nos mostra que o cinema brasileiro está ganhando espaço não só no mercado nacional, mas também no internacional. 

Pensando nisso, a Revista Quero fez esse post com informações sobre a formação e o mercado de trabalho dessa área. Confira!

O curso

Com duração média de quatro anos, a graduação em Cinema e Audiovisual oferece aulas teóricas e práticas, que podem variar de acordo com a instituição. As teóricas incluem história da arte, história do cinema, teoria da comunicação, cinema brasileiro, legislação e mercado audiovisual, sociologia, psicologia e antropologia. As aulas práticas incluem som, montagem, luz e iluminação, efeitos especiais, análise da imagem, roteirização, documentário, animação e fotografia. 

De acordo com o coordenador do curso de Cinema da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Humberto Neiva, a grade possui uma área muito grande de humanas, pois para trabalhar com arte é preciso ter um embasamento cultural. "A gente quer preparar um aluno que tenha uma base, para que ele tenha um aprofundamento para fazer um roteiro", afirma.

Já o aluno dessa graduação possui um perfil investigativo e aberto a diversidades. "O aluno de Cinema tem um aprofundamento cultural muito grande, gosta muito de arte, é paciente pois não é uma atividade da noite para o dia, tem espírito de equipe e uma determinação muito grande porque a gente passa por muitos percalços", conta Humberto. 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório e consiste na produção de um curta-metragem e uma espécie de livro com detalhes sobre o processo de produção como roteiro decupado, mapa de luz, figurino e orçamento. Qualquer uma das opções deve ser apresentada para uma banca avaliadora. Em algumas instituições, o estágio supervisionado também é obrigatório. 

Qual e a diferença entre cinema e audiovisual?

A área de audiovisual abrange conteúdos em formatos como vídeos, comerciais, programas de televisão ou rádio. Já o cinema, é mais restrito ao processo de produção de vídeos, como roteiro, cenário e montagem. Há também cursos de cinema com ênfase nas áreas de mídias digitais.

Quais são as áreas de atuação do cineasta?

Após a conclusão do curso, o bacharel pode trabalhar em televisão, produtoras de comerciais, produções independentes, ou no ambiente virtual. Veja abaixo algumas áreas de atuação nas quais o profissional de Cinema e Audiovisual pode atuar:

  • Colorista;

  • Direção de arte;

  • Direção de fotografia;

  • Produção;

  • Roteirista;

  • Montagem;

  • Crítica cinematográfica;

  • Curador de festivais;

  • Programador de filmes;

  • Sonorização;

  • Animação;

  • Figurinos;

  • Captação de recursos.

Mercado de trabalho

Segundo o coordenador da FAAP, o mercado de trabalho dessa área aumentou assustadoramente. "Pela qualidade do material humano que nós temos no Brasil e o número de produtoras em São Paulo, a TV paga que é obrigada a ter três horas por semana, no minimo, de produto brasileiro. Tudo isso fez com que o mercado crescesse", explica.

Segundo Humberto, normalmente os recém-formados começam a carreira profissional na área de produção e, depois, para a área em que possuem maior interesse em produtoras e empresas privadas.

Veja abaixo um vídeo sobre os bastidores da gravação do filme 1917, indicado a categoria de Melhor Filme no Oscar 2020, e entenda um pouco mais sobre o trabalho dos cineastas: 


Onde estudar Cinema e Audiovisual?

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54