Felizmente, contudo, o preconceito parece estar diminuindo à medida que as corporações percebem a importância da experiência no dia a dia do trabalho ou em uma gestão de equipe. Hoje, já existem vagas de trabalho exclusivas para pessoas acima de 50 anos e instituições oferecendo cursos voltados especificamente para este público.
Se você se encaixa nessa faixa etária e tem dúvida sobre qual curso fazer, qual área se especializar ou até mesmo qual profissão escolher para aumentar as chances de conseguir uma boa oportunidade no mercado, basta continuar na leitura abaixo!
Qual curso uma pessoa de 60 anos deve fazer?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que somente a idade não deve ser um fator limitativo para a escolha de um curso ou profissão. Também é importante saber quais os interesses e habilidades da pessoa, com qual área ela se identifica mais e se enxerga atuando.
Entretanto, existem alguns cursos que pessoas com 60 anos ou mais podem ter mais facilidade de fazer ou, até mesmo, cursos que podem ser importantes ter no currículo no intuito de encontrar mais facilmente vagas de emprego no mercado atual. Confira abaixo:
Veja também: Essas 106 profissões podem parar de exigir diploma; entenda
+ Tecnologia: 4 profissões para você iniciar em 2023
Qual faculdade fazer aos 60 anos?
Independente da idade, fazer uma faculdade pode trazer inúmeros benefícios para a carreira de um profissional. Segundo uma pesquisa do portal Valor Econômico, a diferença do salário de quem tem apenas o ensino médio para os formados no ensino superior chega a ser mais que o dobro.
A pesquisa revela, por exemplo, que as pessoas com graduação chegam a ganhar cerca de R$ 4,7 mil por mês, enquanto quem não tem ganha em torno de R$ 1,8 mil. Contudo, o fator financeiro não é a única vantagem de entrar no ensino superior.
Fazer uma faculdade, além de melhorar o currículo e garantir vagas em cargos mais altos e com remunerações melhores, faz com que o profissional continue atualizado sobre a profissão, aprendendo novos conceitos e termos em alta. Além disso, a pessoa se qualifica para atuar e construir carreira em uma área que sempre quis.
A escolha do curso de graduação, pós-graduação ou mesmo da faculdade, entretanto, é algo individual, que depende de muitas variáveis. No caso de alguém com 60 anos ou mais, também pode ser levado em conta, por exemplo, as habilidades e competências já construídas ao longo da vida.
Confira: Qual faculdade fazer? Veja dicas para te ajudar a descobrir
+ Faculdades rápidas: conheça opções de cursos curtos
Confira algumas opções de faculdades que atuam em diferentes áreas do conhecimento e podem interessar os profissionais que desejam mudar de área ou mesmo se especializar no assunto e se destacar no mercado de trabalho:
Conheça abaixo algumas faculdades que são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e ainda são parceiras da Quero Bolsa, oferecendo descontos especiais nas mensalidades. Basta acessar a página e procurar o curso que você deseja:
Profissões para quem tem mais de 60 anos
Além dos cursos mencionados, existem várias profissões muito indicadas para quem tem mais de 60 anos e deseja se inserir novamente no mercado de trabalho ou mesmo mudar completamente de área e trabalhar em algo novo. Veja abaixo!
Essa é uma das profissões mais abrangentes da lista, uma vez que o profissional pode escolher ser professor em variadas áreas: professor de escola, de idiomas e até mesmo professor de yoga, por exemplo. Essa é uma profissão muito indicada para quem tem 60 anos ou mais, uma vez que a experiência e conhecimentos adquiridos são um grande diferencial.
Veja mais: Profissões em alta para trabalhar no mercado financeiro
+ Quer ser rico? Veja as profissões mais bem pagas