logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Corretor de imóveis: tudo sobre a profissão

O responsável por auxiliar na compra, venda e aluguel de imóveis. Perfil comunicativo e habilidades com negociação são importantes na carreira; remuneração geralmente depende da comissão sobre os contratos fechados
corretor de imóveis

Sobre a profissão

O profissional responsável por intermediar as negociações de locação, compra e venda de um imóvel comercial ou residencial é o corretor de imóveis. Ele deve oferecer suporte, orientar o cliente e fornecer todos os esclarecimentos necessários desde o início até a conclusão da negociação.

O corretor de imóveis também cuida de toda a parte burocrática e jurídica da transação imobiliária, sendo um profissional essencial nesse processo. Além disso, o corretor de imóveis pode captar imóveis para serem negociados, realizar averiguação do local, avaliar imóveis no mercado, providenciar documentações, controlar carteiras imobiliárias e administrar condomínios.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o profissional está apto para entrevistar clientes, analisar e pesquisar Mercado, captar móveis, elaborar estratégias de comercialização, intermediar negócios e assessorar clientes após transação.

A rotina de trabalho do corretor de imóveis costuma ser bastante dinâmica, atendendo clientes com perfis diferentes, em busca de produtos distintos, todos os dias. Esses profissionais agendam visitas a imóveis, orientam sobre o processo de aquisição, venda e locação, combinam preços e formas de pagamento e ainda firmam contratos.

Além disso, para exercer a profissão, o corretor de imóveis precisa se registrar no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado onde atua. O Brasil possui 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI) que são regulados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

No site da Quero Bolsa, você encontra oportunidades de bolsas de estudo para o curso de Negócios Imobiliários. Além disso, há possibilidade de optar por um curso tecnólogo ou pós-graduação para sua formação acadêmica.

O corretor de imóveis geralmente trabalha como funcionário de imobiliárias ou condomínios. Ele também pode prestar serviços como profissional autônomo. O corretor de imóveis pode se especializar em segmentos de imóveis, como os rurais, locação de fazendas e chácaras, imóveis para pessoas com animais de estimação, hostels e pensões, locação para sociedades comerciais, coworks, lançamento de empreendimentos etc.

Uma outra possibilidade de atuação para o corretor de imóveis é no mercado internacional, auxiliando e assessorando clientes que desejam adquirir ou alugar imóveis no exterior ou para estrangeiros que desejam morar no Brasil.

Por que ser um Corretor de imóveis?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Corretor de imóveis

    Como se tornar um Corretor de imóveis?

    Para ser um corretor de imóveis, é necessário concluir o curso técnico de Transações Imobiliárias, que tem duração aproximada de um ano, ou o curso superior tecnológico em Gestão Imobiliária, com 2 anos de duração.

    Outra possibilidade é fazer um curso superior de bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários, com duração média de quatro anos.

    Além de disciplinas das áreas de Economia, Administração e Direito, a grade curricular inclui conteúdos relativos à ética empresarial, legislação social, orçamentos e economia de mercado.

    Comunicação Organizacional, Fundamentos da Administração, Economia e Mercado e Planejamento Urbano são algumas das disciplinas que também podem figurar durante a formação acadêmica. No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Negócios Imobiliários.

    Após a conclusão do curso de Negócios Imobiliários e correlatos (Transações Imobiliárias, Ciências Imobiliárias ou Gestão Imobiliária), o profissional estará apto às seguintes áreas de atuação:

    • Corretor de Imóveis
    • Administração de Condomínios 
    • Consultoria
    • Análises de Negócios Imobiliários

    Para se destacar no mercado de trabalho, o corretor de imóveis precisa ter um perfil comunicativo e persuasivo, com habilidade de vendas, além de ser paciente e estar atento a questões do mercado imobiliário.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Negócios Imobiliários, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.