Informações

Corretor de imóveis

O corretor de imóveis auxilia em todo o processo de compra, venda e aluguel de imóveis residenciais ou comerciais

O que faz um corretor de imóveis

O profissional responsável por intermediar as negociações de locação, compra e venda de um imóvel comercial ou residencial é o corretor de imóveis. Ele deve oferecer suporte, orientar o cliente e fornecer todos os esclarecimentos necessários desde o início até a conclusão da negociação.

O corretor de imóveis também cuida de toda a parte burocrática e jurídica da transação imobiliária, sendo um profissional essencial nesse processo. Além disso, o corretor de imóveis pode captar imóveis para serem negociados, realizar averiguação do local, avaliar imóveis no mercado, providenciar documentações, controlar carteiras imobiliárias e administrar condomínios.

Como se tornar um corretor de imóveis

Para ser um corretor de imóveis, é necessário concluir o curso técnico de Transações Imobiliárias, que tem duração aproximada de um ano, ou o curso superior tecnológico em Gestão Imobiliária, com 2 anos de duração. Outra possibilidade é fazer um curso superior de bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários, com duração média de quatro anos. Além disso, para exercer a profissão, o corretor de imóveis precisa se registrar no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado onde atua.

Para se destacar no mercado de trabalho, o corretor de imóveis precisa ter um perfil comunicativo e persuasivo, com habilidade de vendas, além de ser paciente e estar atento a questões do mercado imobiliário.

Áreas de atuação

O corretor de imóveis geralmente trabalha como funcionário de imobiliárias ou condomínios. Ele também pode prestar serviços como profissional autônomo. O corretor de imóveis pode se especializar em segmentos de imóveis, como os rurais, locação de fazendas e chácaras, imóveis para pessoas com animais de estimação, hostels e pensões, locação para sociedades comerciais, coworks, lançamento de empreendimentos etc.

Uma outra possibilidade de atuação para o corretor de imóveis é no mercado internacional, auxiliando e assessorando clientes que desejam adquirir ou alugar imóveis no exterior ou para estrangeiros que desejam morar no Brasil.