Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Motorista: tudo sobre a profissão

Aquele que transporta pessoas, produtos e documentos

Setor de logística é um dos maiores empregadores dos motoristas; comércio eletrônico alavanca a profissão 

motorista

Sobre a profissão

O motorista faz o transporte de pessoas, cargas, documentos ou produtos para um destino estabelecido. Ele possui conhecimento em leis de trânsito e normas de segurança, itinerários diversos e inspeciona as condições do veículo, como a parte elétrica, pneus e abastecimento de combustível. O motorista pode ser condutor de automóveis, trens (maquinista) ou embarcações.

O motorista conta com uma rotina de trabalho bastante cansativa, afinal é preciso ter atenção ao dirigir e disposição para realizar entregas. Atualmente, o profissional encontra um mercado de trabalho aquecido e tem um papel fundamental no transporte de cargas e produtos com o crescimento constante do comércio eletrônico e das compras feitas pela internet.

O motorista pode trabalhar transportando pessoas, documentos, cargas ou produtos, como contratado de uma empresa pública ou privada, terceirizado de uma empresa de logística ou atuar como autônomo ou como empregado fixo de uma pessoa física.

O setor que mais contrata esse tipo de profissional é o relacionado à logística, especialmente o de transporte de cargas, pelo qual o motorista percorre o país transportando os mais diversos tipos de mercadorias.

Por que ser um Motorista?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Motorista

    Como se tornar um Motorista?

    Para ser motorista, a principal exigência é possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Contudo, cada categoria de veículo exige uma licença diferente. Se o motorista irá conduzir automóveis leves, como carros e caminhonetes, será necessário a CNH na Categoria B, se for dirigir motos, a CNH deve ser Categoria A. Caso o motorista conduza caminhões e outros veículos de transporte de carga, deve ter CNH na Categoria C. Já para o transporte de passageiros, com veículos como ônibus e vans, a categoria exigida é a D.

    A Categoria E engloba todas as anteriores. Para conseguir essa habilitação, o motorista deve ser aprovado no curso de treinamento e práticas veiculares em situação de risco.

    Para conduzir trens, o motorista (ou maquinista) deve passar por treinamentos oferecidos pela empresa contratada e, para conduzir embarcações, deve ter carteira de habilitação emitida pela Marinha.

    Além das categorias da CNH, é preciso ter demonstrado no documento que exerce atividade remunerada como motorista. O profissional também deve ter bom conhecimento em leis de trânsito, rotas e itinerários, ter bom comportamento no trânsito, ser atento e cuidadoso e saber trabalhar sob pressão. Existem cursos livres de aprimoramento que podem ajudar o motorista.

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.