O motorista faz o transporte de pessoas, cargas, documentos ou produtos para um destino estabelecido. Ele possui conhecimento em leis de trânsito e normas de segurança, itinerários diversos e inspeciona as condições do veículo, como a parte elétrica, pneus e abastecimento de combustível. O motorista pode ser condutor de automóveis, trens (maquinista) ou embarcações.
O motorista conta com uma rotina de trabalho bastante cansativa, afinal é preciso ter atenção ao dirigir e disposição para realizar entregas. Atualmente, o profissional encontra um mercado de trabalho aquecido e tem um papel fundamental no transporte de cargas e produtos com o crescimento constante do comércio eletrônico e das compras feitas pela internet.
Veja também: Quanto ganha um taxista?
O motorista pode trabalhar transportando pessoas, documentos, cargas ou produtos, como contratado de uma empresa pública ou privada, terceirizado de uma empresa de logística ou atuar como autônomo ou como empregado fixo de uma pessoa física.
O setor que mais contrata esse tipo de profissional é o relacionado à Logística, especialmente o de transporte de cargas, pelo qual o motorista percorre o país transportando os mais diversos tipos de mercadorias.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Todas as informações sobre a profissão de Despachante de Trânsito no site da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ser motorista, a principal exigência é possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Contudo, cada categoria de veículo exige uma licença diferente. Se o motorista irá conduzir automóveis leves, como carros e caminhonetes, será necessário a CNH na Categoria B, se for dirigir motos, a CNH deve ser Categoria A. Caso o motorista conduza caminhões e outros veículos de transporte de carga, deve ter CNH na Categoria C. Já para o transporte de passageiros, com veículos como ônibus e vans, a categoria exigida é a D.
A Categoria E engloba todas as anteriores. Para conseguir essa habilitação, o motorista deve ser aprovado no curso de treinamento e práticas veiculares em situação de risco.
Para conduzir trens, o motorista (ou maquinista) deve passar por treinamentos oferecidos pela empresa contratada e, para conduzir embarcações, deve ter carteira de habilitação emitida pela Marinha.
Além das categorias da CNH, é preciso ter demonstrado no documento que exerce atividade remunerada como motorista. O profissional também deve ter bom conhecimento em leis de trânsito, rotas e itinerários, ter bom comportamento no trânsito, ser atento e cuidadoso e saber trabalhar sob pressão. Existem cursos livres de aprimoramento que podem ajudar o motorista.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Sistemas Automotivos, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Veja também: As informações que você precisa saber sobre o curso de Segurança no Trânsito na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.