Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Cursos de inglês grátis: onde encontrar e como escolher?

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

COMO APRENDER INGLÊS ONLINE E DE GRAÇA

Aprenda inglês online e gratuitamente

Aprender inglês é objeto de desejo de muita gente. Em um mundo cada dia mais globalizado, o idioma se tornou praticamente obrigatório no mercado de trabalho e deixou o status de “diferencial” no currículo. Neste contexto, cursos online de inglês têm sido alternativa para muita gente. E aí, nada melhor do que unir o útil ao agradável. Por isso, elencamos opções para você aprender inglês online e - melhor- grátis.

Uma maneira de aprender o idioma é “misturar” métodos. Você não precisa, necessariamente, focar em apenas uma metodologia, desde que consiga criar uma rotina de aprendizagem. Dessa forma, uma opção é “começar do começo”. 

APRENDENDO COMO UMA CRIANÇA

Você provavelmente já notou isso: cada dia mais, as crianças aprendem cantando. O alfabeto, os números, as cores, nomes dos animais, etc. Então, porque não se apropriar da ferramenta, a música, e aprimorar seu vocabulário em inglês?

O canal do British Council utiliza o lúdico como método de aprendizagem. Desenhos, cores, músicas, e claro, fala pausada, são o diferencial. O canal é dedicado a crianças, mas nada impede que um adulto o acesse e se aproprie da iniciativa para aprimorar o inglês na internet.


Outro canal que você pode usar para conhecer novas palavras é o BBC Learning English. Com a credibilidade da marca de comunicação britânica, o canal também tem o as imagens e as músicas como destaque. Ilustrando situações corriqueiras - e mais "adultas"-, o canal tem desenhos animados legendados que ensinam vocabulário e gramática.

Além disso, a iniciativa da BBC também oferece aulas em seu portal, com, além dos vídeos áudios e textos completos.

Saiba mais: + 4 Ótimos Aplicativos Para Aprender Inglês

COMO UM CAMPEÃO!

Mais de um milhão de inscritos, quase doze anos de canal, prestes a alcançar a marca de 66 milhões de visualizações e muitos- muitos - vídeos organizados em playlists. Esses são só alguns motivos que podem te convencer a acompanhar o canal “Inglês Winner” e se tornar um campeão - se você não entendeu o trocadilho, anota todas as dicas e comece os estudos!

O “Inglês Winner” foi criado pelo professor brasileiro Paulo Barros. Isso facilita para quem está dando os primeiros passos para aprender inglês. Ele, inclusive, tem vídeos de quase uma hora, dedicados especialmente para quem deseja aprender o idioma de forma gratuita, na internet.

FALANDO SOBRE TUDO

Atualizado semanalmente, o JenniferESL dá dicas básicas - e boas - de inglês. Com quase 900 mil inscritos, ela foca na gramática, conversação e pronúncia. Seus vídeos são todos em inglês, mas falados em uma velocidade devagar para facilitar a compreensão. 

Você ainda pode optar por colocar legenda (nas configurações do Youtube) e garantir que não vai perder nenhum detalhe das explicações. Para quem já tem mais vocabulário e deseja treinar o listening, a Jennifer tem um quadro chamado "Let's talk about", onde discute um determinado tópico. 

AULA AO VIVO

Para quem deseja aprender inglês com um professor nativo, o canal do Mr. Duncan é o lugar perfeito. E interação é com ele mesmo. Isso porque esse teacher britânico faz lives em seu canal no Youtube três vezes na semana. 

O Mr. Duncan interage com seus alunos, dá muitas dicas de pronúncias, fala sobre a cultura local e, de quebra, é um tanto engraçado. Além disso, ele é um tanto paciente, então, além de explicar repetidamente alguns conceitos do idioma, ele também fala inglês pausadamente - para que todos possam entender.

Leia Também: + 6 Livros Para Quem Quer Aprender Inglês

APRENDIZAGEM NA PALMA DA MÃO

Pra quem prefere “ler e escrever” na hora de aprender a falar inglês, os aplicativos de celular podem ser a melhor escolha. No geral, eles tem download gratuito e muitas atividades com acesso a todos. Entretanto, a maior parte deles tem a opção premium - que oferece mais recursos.

Mesmo assim, quem optar pelas atividades de graça terá um conteúdo bom o suficiente para aprender e praticar o inglês na internet e sem pagar nada.

Um dos aplicativos mais conhecidos do setor é Duolingo. Com uma interface moderna, o app parece um jogo onde se ganha pontos quando se conclui tarefas e vai "mudando de fase". Sua interatividade permite que o aluno também nivele o conhecimento antes de começar as aulas- ou seja, pode pular algumas etapas e não precisa começar do zero.

Vale destacar também que a metodologia do aplicativo se parece com a adotada por escolas de idioma.

Leia Mais: + É Possível Aprender Inglês Com o Duolingo?

Quem também tem o nivelamento e “estilo de jogo” como característica é o LiguaLeo. Esse app se ajusta ao conhecimento prévio do aluno. Por ser lúdico, ele ainda torna a experiência de estudar em um momento de diversão em frente a tela.

Ao todo, mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Lingualeo. Ele está disponível para Android, iOS, Windows Phone e ainda tem uma extensão para navegador

Outros dois apps que valem a pena conferir são o Bussu e o Wlingua. Ambos são gratuitos, mas algumas funções são apenas para pessoas que pagam pelo serviço completo.

CURSO GRATUITO É REALMENTE EFICAZ?

É sim! Mas tudo depende da sua dedicação e de onde você quer chegar. Aprender em casa exige rotina e autocontrole do aluno. Por isso, para aprender inglês online e gratuitamente, estabeleça horários para seus estudos, escolha um professor, um podcast, um aplicativo e se dedique, verdadeiramente, a atividade.

Não tenha, também, medo de recomeçar. Se você não se adaptar ao método que escolheu inicialmente, tente outro! Na internet, há infinitas possibilidades e você pode encontrar a que melhor se encaixa no seu estilo.

Leia Mais:

+ Inglês Britânico ou Americano: Qual você deve aprender?

+ 5 Podcasts Para Você Aprender Inglês Facilmente

Quer uma bolsa para estudar inglês?

O Quero Bolsa, em parceria com escolas de idiomas, oferece desconto nas mensalidades de cursos de inglês e outros idiomas. Para ver todas as bolsas de estudo disponíveis, basta clicar no botão abaixo.


Bolsas para idiomas

Onde estudar inglês?

Veja a seguir uma lista com algumas opções de instituições parceiras do Quero Bolsa que oferecem cursos de inglês:


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54