Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

5 podcasts para você aprender inglês facilmente

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Podcasts se tornaram uma mania entre quem gosta de se informar de forma rápida e descomplicada. A linguagem fácil e descontraída, além de muita informação em um meio prático, talvez, sejam o principal diferencial dessa ferramenta.

Eles não são uma novidade, pois se parecem muito com programas de rádio, mas ganharam espaço na vida das pessoas nos últimos anos. Muita gente, inclusive, tem usado o recurso como uma possibilidade de ensinar - e aprender - inglês.

escutando podcast inglês
5 podcasts para você aprender inglês facilmente

Cada dia mais presente na sociedade globalizada, o idioma praticamente deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência na busca por emprego, por exemplo. Por isso, quanto mais contato você tiver com a língua, mais rápido aprenderá. 

Nesse contexto, o podcast pode servir como uma apoio e complemento aos estudos. Você pode ouví-lo no transporte público, enquanto faz academia, ou dedicar um momento do seu dia para isso.

Pensando nisso, selecionamos ótimos podcasts, disponíveis nas principais plataformas, para ajudar no aprendizado do inglês. Confira:

1. Inglês do Zero

O podcast Inglês do Zero é dedicado, como o nome sugere, para pessoas que querem aprender o idioma desde o começo. Nesse sentido, ele segue uma “ordem cronológica”, em que as “aulas” mais fáceis são as primeira. Apresentado pelo Jader Lelis, o teacher Jay, hoje, ele tem mais de 110 episódios disponíveis - o que leva o estudante até um nível intermediário. 

Analisando diálogos, o professor treinar o listening dos seus alunos. Com uma linguagem descontraída, ele ainda pede para o ouvinte transcrever o que escutou e analisa detalhadamente as palavras. Assim como faz com os diálogos, a análise também é feita em cima de músicas, explicando expressões e frases.

Leia também:
Guia definitivo para você aprender inglês com facilidade
Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?


Jader, o professor, sugere que você ouça todos os episódios se não tiver tanta familiaridade com o idioma. Ele ainda indica aplicativos para aprender idiomas e complementar os estudos. Alguns episódios são inteiramente em inglês, outros, misturam os idiomas.

Outro conteúdo interessante disponibilizado pelo Inglês do Zero são dicas para melhorar o entendimento do idioma e planos de estudos, por exemplo. Além disso, alguns episódios falam sobre a vivência no exterior, ensinam detalhadamente gramática e dão sugestões de "frases chaves" para aprender.

2. Inglês Nu e Cru

Com aulas diárias, o inglês Nu e Cru é um podcast completo. Apresentado por um professor americano, Foster, e sua parceira, uma professora brasileira, Alexia, o programa foca nas pronúncias das palavra.

Com episódios não tão longos, de aproximadamente 15 minutos cada, você aprende dicas úteis e práticas. Um exemplo é a diferenciação entre algumas palavras, como "good" e "well", e a aplicação de cada uma.

Nesse contexto, eles falam dos erros mais comuns cometidos por brasileiros falando inglês. Para complementar a experiência, em alguns episódios, convidam outras pessoas para mostrarem seu sotaques.

Por fim, é legal destacar que alguns episódios são inteiramente em inglês. Nestes, eles escolhem tópicos para debater. Além disso, contam suas experiências em viagens e também compartilham dicas de leitura.  A dupla ainda comenta a cultura estadunidense. 

3. Flueny TV Inglês (Inglês com Rhavi Carneiro)

No podcast Inglês com Rhavi Carneiro, a ideia é que você expanda o vocabulário, treine a pronúncia e veja, na prática, como usar algumas expressões. A partir de um diálogo, eles destrincham as frases, explicam os significados das palavras e estruturas gramaticais. 

Esse podcast é “interativo”. Isso porque eles propõem que o aluno interaja, repetindo as palavras ensinadas e montando as próprias frases. Nesse sentido, é importante seguir as instruções e falar em voz alta, para praticar o idioma e não treinar apenas o listening (a audição). Eles ainda falam as frases lentamente, para permitir um melhor entendimento. 

Os episódios são divididos em temas. Aniversários, filmes, cores e também situações do dia a dia são alguns dos tópicos. Outras “situações da vida real” como convites para sair, falando sobre o final de semana e hobbies são outros bons exemplos.

4. Cambly

Com aulas da teacher Ca, um iniciante do inglês pode tirar dúvidas de quando usar algumas palavras em inglês que soam confusas para um falante de português - já que tem traduções parecidas, mas usos diferentes (como see, look e watch ou change, exchange e switch).

Ela também tem aulas temáticas. Muitas delas, baseadas em expressões e como usá-las. Dicas de "como dizer adeus em inglês"  é um exemplo. A teacher Ca também fala de situações específicas: palavras que você precisa saber para uma entrevista de emprego, para ir ao restaurante, ir às compras e até para paquerar. Ela  também dá dicas para viajantes  e pessoas que farão para exames de proficiência. 

Leia também:
Aprender inglês rápido é possível?
Melhores sites para treinar exercícios de inglês

5. NPR/ This American Life

Se você já tem o inglês avançado, pode buscar podcasts estrangeiros. Os da NPR, nesse contexto, são um ótima opção. A NPR é a rádio pública nacional norte-americana. Ela tem diversos podcasts sobre os mais variados temas. 

Com um inglês de sotaque fácil de ser compreendido e repertório acessível, os podcasts da NPR ainda permitem que você se mantenha atualizado com as notícias do dia, em um ponto de vista diferente. Eles também usam muitas expressões importantes para quem está aprendendo o idioma.

Um podcast que é um grande sucesso nos EUA - e é transmitido na NPR é o This American Life. Nele, histórias “diferentes” de norte-americanos são contadas de uma maneira descontraída. Ele fala de temas do dia a dia e vivência de pessoas reais de todo país. Assim, o contato com sotaques é também um diferencial do podcast que carrega histórias fascinantes.

gif podcast
Os podcasts podem melhorar o seu aprendizado do inglês

Como acelerar o aprendizado do inglês?

Como visto, é possível aprimorar o aprendizado do seu inglês e se tornar fluente - conseguindo, assim, novas oportunidades. Para isso, nada melhor do que aprender nas melhores escolas - e ainda com bolsas de estudo para ter mensalidades bem menores. 

Com o Quero Bolsa é possível aprender não apenas o inglês, mas também espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo. São dezenas de opções de escolas presenciais e também com aulas a distância. Confira abaixo a melhor oportunidade para você:


Bolsas para cursos de inglês


Onde estudar?

Sabemos que existem diversas escolas de inglês que oferecem muitas opções de cursos. Pensando nisso, separamos abaixo algumas escolas das mais procuradas no Quero Bolsa. Veja:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54