
Conheça os 22 países que falam Espanhol como idioma oficial
mathias sallit | 14/03/25Saiba quais são os países que falam espanhol e como você pode aprender o idioma por um valor que cabe no seu bolso!
* Texto escrito pela colaborada Fernanda Silva
Na hora de aprender a falar inglês, assim como qualquer outro idioma, o convívio é uma peçachave. Quanto mais contato você tiver com a língua, menos tempo você levará para alcançar a fluência.
Não há um “segredo” para se aprender a falar inglês, mas existem ferramentas e iniciativas que podem te ajudar na hora de desenvolver sua fala, escrita e audição. Claro que, para se aprimorar no idioma, é preciso muita dedicação e não deixar a prática de lado.
Separamos abaixo algumas opções para facilitar o seu aprendizado do novo idioma. Sabemos que são muitas alternativas, então nossa dica é que você insira, no máximo, três atividades por vez em sua rotina para não se perder. Assim, aprender inglês se tornará mais natural e rápido.
Assistir filmes, séries e documentários é uma maneira eficiente para se aprender inglês. Além de treinar a audição, você também expande seu vocabulário e amplia seu conhecimento sobre a cultura de países que falam o idioma.
Nesse sentido, é legal ir com calma e se adaptando às suas necessidades. Que tal começar a assistindo uma série em inglês, mas colocando as legendas em português? Depois, quando se sentir à vontade, você pode mudar a legenda para inglês também. Nesse momento, também anote as palavras que não conhece e pesquise seus significados.
Por fim, assim que estiver pronto e com o listening (ou seja, a audição) mais aprimorado, deixe com o áudio original e sem legenda.
Leia também:
+ Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?
+ O segredo para ser fluente em inglês
Se o seu negócio é a música, cante. Cantar é uma ótima forma de melhorar a pronúncia e a fluência ao falar inglês. Essa é também uma maneira de conhecer novas palavras.
Uma boa forma de usar a música a seu favor é ouvir várias vezes a mesma canção. Ouça acompanhando a letra, cantando em voz alta, com a tradução ao lado, cante sozinho, em uma versão de karaokê, no chuveiro – enfim, vale tudo!
Quando não conhecer o significado de uma palavra, não pesquise sua tradução para o português. Busque sinônimos ou o significado dela ainda em inglês. Isso fará com que você expanda seu vocabulário e crie mais familiaridade com o idioma.
Claro que, caso não consiga entender o que a palavra significa de jeito nenhum, dê uma olhada no significado – mas evite.
Conectar-se com pessoas que tenham o mesmo objetivo que você é sempre um ótimo passo para começar algo. Por que não, então, fazer isso, literalmente, quando o assunto é aprender inglês na internet – e de forma gratuita?
Conversar nas redes sociais é uma ótima estratégia para desenvolver sua escrita – e sua leitura. Há centenas de grupos no Facebook, por exemplo, dedicados a pessoas que querem aprender inglês.
O Facebook tem um mar de possibilidades de grupos de conversação em inglês. Eles vão de “small talks” (conversas rápidas) que ajudam a desenvolver o vocabulário, até a longos debates sobre os mais variados assuntos (o que auxilia a desenvolver a fluência escrita e lida).
Desenvolva seus pensamentos sem medo de errar. Peça, inclusive, que pessoas com mais conhecimento corrijam seus erros – afinal, é assim que se aprende.
O mais legal é que há pessoas de todo mundo nesses grupos. Mas, claro, há também grupos de brasileiros que compartilham suas dificuldades e dão dicas de como superá-las – nesse caso, misturando os dois idiomas. Separamos abaixo alguns exemplos de grupos:
Muita gente aprende com mais facilidade quando vê as palavras escritas. É a famosa “memória fotográfica”. Além de aumentar seu vocabulário, a leitura pode ajudar a entender estruturas gramaticais e dar exemplos de como colocá-las em prática.
Por isso, na hora de se informar, busque também portais de notícias internacionais que abordem o dia a dia de outros países fora do Brasil. The New York Times e The Guardian, por exemplo, são boas opções.
Escolha um youtuber ou um digital influencer estrangeiro que fale sobre um assunto que você tenha interesse e grave seus vídeos em inglês. Acompanhe esse influenciador, suas publicações e tente entender tudo o que ele ou ela diz.
Se dedicar a um tema com pesquisas extras também podem ajudar a aprimorar seus conhecimentos e vocabulários em uma determinada área. Isso funciona para incentivar a consumir mais conteúdo parecido – e claro, em inglês.
Vai soar clichê – e talvez seja, mesmo. Mas fazer aula é sempre uma boa escolha quando se quer aprender algo e, com o inglês, não é diferente. Primeiro porque você estará diante de uma pessoa, o professor, que está apta a tirar todas suas dúvidas e corrigir suas dificuldades no idioma. Além disso, muita gente precisa dessa “rotina” para conseguir ter o comprometimento necessário para se aprender.
Por fim, a dica é: dedique-se. Não importa qual a maneira que você vai se adaptar para aprender inglês definitivamente. Independente de qual seja, estabeleça uma rotina e faça a atividade escolhida com alguma frequência, até que ela se torne um hábito.
Leia também:
+ Aprender inglês rápido é possível?
+ Melhores sites para treinar exercícios de inglês
Como visto, é possível aprimorar o aprendizado do seu inglês e se tornar fluente – conseguindo, assim, novas oportunidades. Para isso, nada melhor do que aprender nas melhores escolas – e ainda com bolsas de estudo para ter mensalidades bem menores.
Com o Quero Bolsa é possível aprender não apenas o inglês, mas também espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo. São dezenas de opções de escolas presenciais e também com aulas a distância. Confira abaixo a melhor oportunidade para você:
Sabemos que existem diversas escolas de idiomas que oferecem cursos de inglês, certo? Por isso, separamos abaixo as mais buscadas no Quero Bolsa para ajudar em sua pesquisa. Veja: