Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Guia definitivo para você aprender inglês com facilidade

* Texto escrito pela colaborada Fernanda Silva

Na hora de aprender a falar inglês, assim como qualquer outro idioma, o convívio é uma peça chave. Quanto mais contato você tiver com a língua, menos tempo você levará para alcançar a fluência. 

aprender inglês
Guia definitivo para você aprender inglês com facilidade

Não há um “segredo” para se aprender a falar inglês, mas existem ferramentas e iniciativas que podem te ajudar na hora de desenvolver sua fala, escrita e audição. Claro que, para se aprimorar no idioma, é preciso muita dedicação e não deixar a prática de lado.

Separamos abaixo algumas opções para facilitar o seu aprendizado do novo idioma. Sabemos que são muitas alternativas, então nossa dica é que você insira, no máximo, três atividades por vez em sua rotina para não se perder. Assim, aprender inglês se tornará mais natural e rápido.

Maneiras para aprender inglês mais facilmente

1) Filmes e séries


Assistir filmes, séries e documentários é uma maneira eficiente para se aprender inglês. Além de treinar a audição, você também expande seu vocabulário e amplia seu conhecimento sobre a cultura de países que falam o idioma.

Nesse sentido, é legal ir com calma e se adaptando às suas necessidades. Que tal começar a assistindo uma série em inglês, mas colocando as legendas em português? Depois, quando se sentir à vontade, você pode mudar a legenda para inglês também. Nesse momento, também anote as palavras que não conhece e pesquise seus significados.

Por fim, assim que estiver pronto e com o listening (ou seja, a audição) mais aprimorado, deixe com o áudio original e sem legenda.

Leia também:
Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?
O segredo para ser fluente em inglês

2) Soltar a voz no karaokê (ou no chuveiro)

Se o seu negócio é a música, cante. Cantar é uma ótima forma de melhorar a pronúncia e a fluência ao falar inglês. Essa é também uma maneira de conhecer novas palavras. 

Uma boa forma de usar a música a seu favor é ouvir várias vezes a mesma canção. Ouça acompanhando a letra, cantando em voz alta, com a tradução ao lado, cante sozinho, em uma versão de karaokê, no chuveiro - enfim, vale tudo!

3) Evite procurar sempre pela tradução

Quando não conhecer o significado de uma palavra, não pesquise sua tradução para o português. Busque sinônimos ou o significado dela ainda em inglês. Isso fará com que você expanda seu vocabulário e crie mais familiaridade com o idioma.

Claro que, caso não consiga entender o que a palavra significa de jeito nenhum, dê uma olhada no significado - mas evite. 

4) Conecte-se às pessoas nas redes sociais

Conectar-se com pessoas que tenham o mesmo objetivo que você é sempre um ótimo passo para começar algo. Por que não, então, fazer isso, literalmente, quando o assunto é aprender inglês na internet - e de forma gratuita?

Conversar nas redes sociais é uma ótima estratégia para desenvolver sua escrita - e sua leitura. Há centenas de grupos no Facebook, por exemplo, dedicados a pessoas que querem aprender inglês. 

O Facebook tem um mar de possibilidades de grupos de conversação em inglês. Eles vão de "small talks" (conversas rápidas) que ajudam a desenvolver o vocabulário, até a longos debates sobre os mais variados assuntos (o que auxilia a desenvolver a fluência escrita e lida).

Desenvolva seus pensamentos sem medo de errar. Peça, inclusive, que pessoas com mais conhecimento corrijam seus erros - afinal, é assim que se aprende. 

O mais legal é que há pessoas de todo mundo nesses grupos. Mas, claro, há também grupos de brasileiros que compartilham suas dificuldades e dão dicas de como superá-las - nesse caso, misturando os dois idiomas. Separamos abaixo alguns exemplos de grupos:

5) Nunca deixe os livros e as notícias de lado

Muita gente aprende com mais facilidade quando vê as palavras escritas. É a famosa “memória fotográfica”. Além de aumentar seu vocabulário, a leitura pode ajudar a entender estruturas gramaticais e dar exemplos de como colocá-las em prática.

Por isso, na hora de se informar, busque também portais de notícias internacionais que abordem o dia a dia de outros países fora do Brasil. The New York Times e The Guardian, por exemplo, são boas opções.

gif leitura
Invista na leitura!

6) Acompanhe youtubers e digital influencers

Escolha um youtuber ou um digital influencer estrangeiro que fale sobre um assunto que você tenha interesse e grave seus vídeos em inglês. Acompanhe esse influenciador, suas publicações e tente entender tudo o que ele ou ela diz. 

Se dedicar a um tema com pesquisas extras também podem ajudar a aprimorar seus conhecimentos e vocabulários em uma determinada área. Isso funciona para incentivar a consumir mais conteúdo parecido - e claro, em inglês.

7) Faça aulas de inglês

Vai soar clichê - e talvez seja, mesmo. Mas fazer aula é sempre uma boa escolha quando se quer aprender algo e, com o inglês, não é diferente. Primeiro porque você estará diante de uma pessoa, o professor, que está apta a tirar todas suas dúvidas e corrigir suas dificuldades no idioma. Além disso, muita gente precisa dessa "rotina" para conseguir ter o comprometimento necessário para se aprender.

Por fim, a dica é: dedique-se. Não importa qual a maneira que você vai se adaptar para aprender inglês definitivamente. Independente de qual seja, estabeleça uma rotina e faça a atividade escolhida com alguma frequência, até que ela se torne um hábito.

Leia também:
Aprender inglês rápido é possível?
Melhores sites para treinar exercícios de inglês

Como conseguir estudar inglês com uma bolsa de estudo?

Como visto, é possível aprimorar o aprendizado do seu inglês e se tornar fluente - conseguindo, assim, novas oportunidades. Para isso, nada melhor do que aprender nas melhores escolas - e ainda com bolsas de estudo para ter mensalidades bem menores. 

Com o Quero Bolsa é possível aprender não apenas o inglês, mas também espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo. São dezenas de opções de escolas presenciais e também com aulas a distância. Confira abaixo a melhor oportunidade para você:

Bolsa de estudo para inglês

Onde estudar inglês?

Sabemos que existem diversas escolas de idiomas que oferecem cursos de inglês, certo? Por isso, separamos abaixo as mais buscadas no Quero Bolsa para ajudar em sua pesquisa. Veja:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54