Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

É possível aprender inglês com o Duolingo?

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Se você está na dúvida se é possível aprender inglês com o Duolingo, a resposta é: SIM

Mas para isso, uma palavra não pode faltar no seu vocabulário, em todos e quaisquer idioma: comprometimento. 

O Duolingo é um aplicativo de celular que possibilita a aprendizagem de mais de 30 línguas. O número é impressionante: são 300 milhões de pessoas usando o app. A proposta é que você se divirta aprendendo. Por isso, ele se parece com um jogo. Quando você acerta, ganha pontos e passa de nível. Quando deixa de treinar, sofre "punições".

logo duolingo
Saiba se é possível aprender inglês com Duolingo (Foto: Reprodução)

O diferencial do aplicativo é que você pode "personalizar" seu aprendizado. Isso quer dizer que você escolhe quanto tempo vai se dedicar ao aprendizado do idioma por dia. Nesse contexto, são grandes as chances de que, quanto mais você jogue, mais você aprenda. Você ainda ganha recompensas à medida que conhece novas palavras. 

As lições focam em momentos "da vida real". Elas são divididas em módulos, cada um com um tema. Eles são baseados em gramática, mas sem se aprofundar nos detalhes. Em todas as etapas, você deve escrever, escutar, traduzir e falar.

Vale destacar que o aplicativo é gratuito. Mas, se você quiser, pode assinar o Duolingo plus. A vantagem é que você remove os anúncios, tem acesso offline e não tem limite de erros. Hoje, o plano custa US$6,99 por mês.

Leia também:
Guia definitivo para você aprender inglês com facilidade
Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?

Como aprender inglês com o Duolingo

Para realmente aprender no Duolingo, é necessário dedicação. O primeiro passo é ter comprometimento com o aplicativo, não deixar de fazer as atividades propostas e se dedicar a ele algumas horas por semana. Já que você não terá um professor que te incentive e cobre, é preciso respeitar suas metas diárias.

Assim como em um curso regular de inglês, você não vai aprender a falar tudo de uma vez, então, paciência também é necessário. Segundo o site do aplicativo, um estudo mostrou que 34 horas de Duolingo equivalem a um semestre de curso de idiomas. Caso sua meta diária seja de 15 minutos, você precisará de 136 dias - aproximadamente 4 meses.

Outra dica importante: faça realmente os exercícios, repita as palavras em voz alta para treinar a pronúncia e se atente na escrita. Se quiser, use um caderno para anotar o vocabulário e escrever frases. Muita gente aprender “escrevendo”, então, descubra outras formas de complementar seu aprendizado.

Como acelerar ainda mais meu aprendizado?

O Duolingo, na maior parte dos casos, precisará de complementos para que o aprendizado seja eficiente. Para muitos, ele é o complemento. Por isso, vale buscar informações fora do aplicativo. Vídeos no youtube, explicações de livros, e a ajuda de um professor ajudam no processo de aprendizagem.

Além disso, é importante unir o conhecimento adquirido no aplicativo a outras ferramentas. Vale tudo: ouvir música, assistir séries e filmes no idioma, conversar com nativos e, claro, contatar professores. 

Há pessoas que optam por fazer várias vezes a mesma lição. Se você acha que esse método te ajuda, não tenha medo de tentar.


Ouça atentamente o vocabulário para que você o pronuncie da melhor maneira possível e ainda treine seu listening. Importante se concentrar na lição e não mexer em outros aplicativos. Por se tratar do celular, é fácil perder o foco.

Por se tratar de um aplicativo que se parece um jogo, “jogue-o” e variados momentos do seu dia, como no transporte público. É uma ótima forma de passar o tempo de maneira útil, melhorando a cognição, vocabulário e estrutura gramatical.

Leia também:
Aprender inglês rápido é possível?
Melhores sites para treinar exercícios de inglês

Por fim, vale lembrar que o inglês é construído com pequenos passos, um pouco por dia. Não existe milagre. Aos poucos você evoluirá. Pode acreditar (e se dedicar)!

Estude inglês e outros idiomas!

Como visto, é possível aprimorar o aprendizado do seu inglês e se tornar fluente - conseguindo, assim, novas oportunidades. Para isso, nada melhor do que aprender nas melhores escolas - e ainda com bolsas de estudo para ter mensalidades bem menores. 

Com o Quero Bolsa é possível aprender não apenas o inglês, mas também espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo. São dezenas de opções de escolas presenciais e também com aulas a distância. Confira abaixo a melhor oportunidade para você:

Bolsas de idiomas

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54