7 profissões para quem gosta de aventura
Você se considera uma pessoa aventureira? Então vem conferir algumas das principais profissões indicadas para o seu perfil
Você é aquela pessoa que gosta de sentir adrenalina e não tem medo de quase nada? Ou alguém que ama esportes radicais e estar em contato com a natureza? Ou, até mesmo, uma pessoa que gosta de viajar e não se importa em desprender um pouco do conforto?
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Seja qual for o seu conceito de aventura, saiba que existem várias profissões que não incluem ir para um escritório todos os dias ou sentar à frente de um computador durante todo o horário de trabalho. É muito possível encontrar carreiras que permitam viver desafios diariamente e proporcionar experiências únicas.
Veja mais: Confira 5 profissões para quem quer trabalhar com música
+ Qual curso técnico fazer em 2023? Veja profissões em alta
7 profissões para quem gosta de aventura
Para te ajudar nessa busca, a Revista Quero listou algumas das principais profissões indicadas para quem gosta de aventura. Tem de várias áreas e para todos os gostos, com certeza alguma se relaciona com o seu perfil. Confira abaixo!
O comissário de bordo é aquele profissional que cuida da organização e segurança em viagens aéreas. Além de recepcionar os passageiros, ele auxilia na disposição das bagagens de mão, serve alimentos e verifica as condições de segurança na aeronave. Os profissionais dessa área estão sempre viajando e conhecendo novos países, culturas e pessoas.
Além disso, a profissão pode ser muito desafiadora e exigir muito controle emocional quando surge algum problema durante o voo, uma vez que estes profissionais são os responsáveis por prestar suporte ao piloto e atender os passageiros. Por passar a maior parte do tempo voando, é indicado não ter medo de altura nesta profissão.
Para se tornar um comissário de bordo, é preciso ter concluído o Ensino Médio e ter mais de 18 anos. Com esses requisitos, o interessado deve realizar um exame médico regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o CMA. Com o exame liberado, é necessário fazer um curso em uma escola preparatória homologada pela Anac.
Veja: O que é preciso para se tornar comissário de bordo?
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com idiomas
Ao contrário do que muitos podem pensar, a profissão de jornalista pode proporcionar muitas aventuras, uma vez que o repórter, uma das áreas de atuação deste profissional, precisa cobrir os mais variados eventos ou estar no meio de locais perigosos para trazer a informação e apurar o ocorrido.
O curso de Jornalismo tem uma duração média de 4 anos e é ofertado como um bacharelado. Algumas das matérias que os estudantes tem contato durante a formação são ciência política, produção de texto, fotojornalismo, produção e edição em TV e muitas outras. Quando formado, o jornalista pode trabalhar em jornais, revistas, emissoras de TV, assessorias de comunicação e portais de internet.
Leia também: Dia do Jornalista: conheça 6 atuações desse profissional
+ Conheça as 50 melhores faculdades de Jornalismo, segundo o MEC
O profissional formado em Turismo, chamado de Turismólogo, é o responsável por estudar, planejar e gerenciar atividades de turismo. Normalmente o curso tem a duração de 4 anos e é oferecido na forma de bacharelado. Ao final do curso, o aluno se qualifica a elaborar roteiros, acompanhar turistas, organizar feiras, congressos e exposições além de gerenciar pessoas e administrar o negócio.
Essa profissão é indicada aos aventureiros e amantes da natureza justamente porque o turismólogo pode trabalhar sendo o guia de turismo e realizando as atividades que os turistas fazem, como trilhas, escalar montanhas e cachoeiras, mergulho e rafting, além da possibilidade de trabalhar conhecendo diversos países e os mais variados locais.
Essa é uma profissão considerada arriscada e muito desafiadora, mas pode ser ideal para quem gosta de aventura e atuar na ação e prevenção de emergências, como incêndios, desabamentos, afogamentos, explosões, vazamentos e os mais diversos acidentes que coloquem a vida, natureza e patrimônios em risco.
Os cursos para se tornar bombeiro exigem que o candidato tenha 18 anos de idade e o Ensino Fundamental completo. As demais exigências são diferentes diante da carreira escolhida: civil ou militar. Nos cursos, estes profissionais passam por treinamentos intensos e campanhas educativas de primeiros socorros e de segurança no trabalho.
Confira: O que é preciso para se tornar um bombeiro?
+ Polícia Federal: conheça todas as carreiras
O arqueólogo é aquele profissional que investiga culturas e civilizações antigas por meio do estudo de vestígios. O curso de Arqueologia, que forma os profissionais da área, tem duração média de 4 anos e essa carreira permite trabalhar com escavação de sítios arqueológicos e atuar em instituições públicas e privadas.
Com a função de estudar as sociedades e culturas por meio de marcas de ocupação e objetos deixados por povos antigos, o arqueólogo geralmente viaja por todo o mundo em busca de vestígios de uma antiga civilização e, o que possibilita a essa profissão muita aventura e conhecimento sobre vários lugares do planeta, até mesmo aqueles não muito conhecidos.
Aqueles que desejam se tornar educadores físicos devem fazer faculdade de Educação Física, que tem uma duração média de 4 anos. O curso forma profissionais capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais, supervisionando programas de exercícios físicos, ginástica, jogos, artes marciais e até dança.
A profissão de educação física é indicada para aqueles que gostam de cuidar da saúde e estar sempre em movimento. O curso de bacharelado habilita o profissional a trabalhar em diversas áreas: hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras. Já na opção de licenciatura, é possível trabalhar em escolas, institutos e universidades.
Veja mais: Governo sanciona com vetos lei que regulamenta a profissão de educação física
+ 7 melhores cursos de Educação Física EaD, segundo o MEC
O fotógrafo é aquele profissional formado em Fotografia, um curso de 2 a 4 anos, que pode ser oferecido no formato de bacharelado, tecnólogo ou, ainda, pós-graduação. Os fotógrafos são aqueles que tiram e elaboram fotografias, sejam elas estáticas ou dinâmicas, podendo ser especializado em diversos segmentos.
Os fotógrafos podem trabalhar de diversas fotos, cobrindo eventos ou viajando pelo mundo, e prestando serviços para empresas e pessoas. Também são capazes de desenvolver projetos próprios, o que dependendo da escolha do profissional, pode se tornar muito aventureiro. Por exemplo, é possível focar em paisagens, animais, pessoas, espaços, produtos, além de diversas outras opções para não trabalhar só de um lugar.
Veja também: O que é preciso para se tornar um fotógrafo?
+ Por que cursar Fotografia?
Pretende fazer faculdade?
Você tem vontade de fazer faculdade e iniciar carreira em uma dessas áreas? Temos boas notícias então: a Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas da América Latina e oferta bolsas de estudo de até 80% para graduação em diversos cursos superiores. Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:
São mais de 1.000 instituições espalhadas por todo o país ofertando bolsas de estudo. Confira algumas das faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC):