Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

O que é preciso para se tornar um fotógrafo?

por Patrícia Carvalho em 19/08/19 310 visualizações

dia mundial da fotografia

Nesta segunda-feira (19), é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A data foi criada em homenagem à invenção do daguerreótipo, feita por Louis Daguerre no dia 19 de agosto de 1839. 

O objeto foi o primeiro equipamento de registro fotográfico a ser comercializado para o público. Desde então, diversas mudanças e melhorias foram feitas até o surgimento das câmeras fotográficas atuais.

Com o fácil acesso à câmeras que estão presentes até mesmo em smartphones, o ato de fotografar faz parte do dia a dia de um grande número de pessoas que desejam registrar uma ocasião. 

No entanto, a fotografia profissional diferencia-se da amadora, principalmente, pelo uso de técnicas de equipamentos fotográficos.

Atualmente, não há uma regulamentação sobre a carreira de fotógrafo no Brasil. Apesar de não ser um pré-requisito ter um diploma na área, o mestre em Comunicação Social e professor dos cursos de JornalismoPublicidade e Propaganda do Mackenzie, Fernando Pereira, ressalta a importância de fazer o curso de Fotografia para conhecer os aspectos técnicos da atividade. 

Pereira já ministrou aulas de Fotografia na universidade e possui experiência na área de fotojornalismo em redações e empresas, no setor de jornalismo empresarial.

O curso

O curso de Fotografia é oferecido nos graus tecnológico e bacharelado. O bacharelado é oferecido em apenas algumas instituições, nas quais o aluno entra em contato com as principais teorias, técnicas e linguagens de diferentes tipos de fotografia.

Além disso, os estudantes aprendem a administrar acervos e a desenvolver críticas. O bacharelado possui duração média de quatro anos e, para obter o diploma, é necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso.

Já o curso tecnológico possui um conteúdo mais voltado para atividades práticas. Disciplinas como fotojornalismo, fotografia publicitária e direção fotográfica fazem parte da grade curricular. Os conteúdos teóricos incluem disciplinas sobre história da arte, ética e história da fotografia. A duração média do curso é de dois anos. 

Segundo o professor e fotojornalista, porém, a formação do fotógrafo não se limita ao curso. "É [preciso] ler muito, ver exposições de fotografia e ir a museus para conhecer o que os grandes artistas da pintura fazem com a iluminação. É aí que você aprende a iluminar", conta.

Pereira acrescenta, ainda, a importância de conhecer grandes referências da área. "De Cartier-Bresson a Sebastião Salgado, Araquém Alcântara, Steve Mccurry ”.

Mercado de trabalho

O fotógrafo profissional pode atuar em agências de publicidade, estúdios fotográficos e em veículos de comunicação. Contudo, Pereira ressalta que a grande maioria dos fotógrafos atuam por conta própria.

Segundo o professor, para ingressar no mercado é necessário “ficar antenado no que o mercado está precisando ao ler muito, conversar com pessoas da área e ficar ligado na internet sobre o que está rolando nos diferentes mercados”, pois são essas atitudes que proporcionam o reconhecimento do profissional.

Além disso, Pereira destacou quais equipamentos são indispensáveis. "Uma lente básica, que seria uma  18x70, e uma 70x210 porque aí você consegue cobrir uma gama maior de assuntos para fotografar. Ou, se conseguir comprar uma cinquentinha, que também é uma lente maravilhosa para trabalhar, super clara. E um bom flash, da mesma marca que a câmera". 

A qualidade das fotografias valoriza o trabalho do fotógrafo e, consequentemente, o preço do serviço prestado também pode subir. Segundo o professor, alguns fotógrafos chegam a cobrar seis mil por trabalho. 

O segredo, segundo ele, é encontrar "um nicho de mercado, algo que ninguém está fazendo ou que esteja fazendo mas que você faça de uma maneira diferente. Ser o diferencial no mercado, não fazer o que todo mundo faz", conclui.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54