6 cursos técnicos em alta para 2023
Todos estes dados revelam as mudanças tecnológicas nos processos de automação e na indústria no geral. Nos últimos anos, principalmente estas profissões passaram por transformações e hoje precisam de profissionais cada vez mais integrados com a tecnologia.
Veja também: Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
Assim, se você está em dúvida de qual curso técnico escolher no ano que vem, confira abaixo quais serão as formações em alta para 2023, de acordo com a pesquisa do Senai e saiba também onde encontrar curso técnico com bolsa de estudos:
Manutenção Automotiva
Segundo a pesquisa do Senai, uma das profissões em alta para o ano de 2023 será o técnico em mecânica veicular. Para ser formado nesta área, é necessário realizar o curso técnico de Manutenção Automotiva, que tem uma duração média de dois anos.
Este curso tem por objetivo capacitar profissionais para a manutenção e a inspeção de sistemas automotivos, ou seja, todos os sistemas responsáveis por fazer um automóvel se locomover e operar corretamente, além de participar do processo produtivo de veículos automotores, seguindo todas as normas ambientais, de qualidade, saúde e segurança.
Veja também: Conheça as diferenças entre curso técnico e tecnólogo
+ 10 profissões em alta para quem concluiu cursos técnicos
Logística
Outra profissão que já está crescendo muito e continuará em alta em 2023 é o planejamento, programação e controle logístico. Para atuar nesse ramo, o profissional deve realizar o curso técnico em Logística, que possui uma duração que pode variar entre 1 ano e meio a 2 anos.
Neste curso, os estudantes aprendem a organizar e gerir todas as atividades relacionadas ao transporte, recebimento, armazenagem e distribuição de produtos. O profissional de logística também pode trabalhar na área de suprimentos, comprando mercadorias e as transportando até o ponto de consumo.
Manutenção de Aeronaves
Caso você queira trabalhar como montador de sistemas e estruturas de aeronaves, outra das ocupações em crescimento no próximo ano, é necessário realizar o curso técnico de Manutenção de Aeronaves.
Este curso ensina os seus alunos a realizar a montagem e desmontagem de sistemas e instrumentos de aeronaves. Os profissionais também aprendem sobre todos os equipamentos elétricos e eletrônicos presentes em aeronaves, para diagnosticar possíveis problemas e saber executar a manutenção caso seja necessário.
Este curto técnico tem uma duração média de dois anos e algumas das disciplinas aprendidas são: conhecimentos básicos sobre aeronaves, segurança operacional, controle de corrosão em materiais aeronáuticos, gestão de pessoas, manuseio de solo, segurança e equipamentos de apoio.