Informações

Profissional de Logística

Uma das funções do profissional de logística é gerenciar estoque e armazenamento de materiais de uma empresa

O que faz um profissional de logística

Um profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional. Ele administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimentos necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre fábricas, centros e varejo, bem como é encarregado pelo transporte e entrega dos produtos. Ele trabalha em áreas da empresa como almoxarifado, recebimento, planejamento e controle da produção, compras, entre outros, sempre de forma integrada.

Além disso, o profissional de logística faz planejamento estratégico, para que a empresa funcione da melhor forma possível, visando sempre a agilidade, rapidez, otimização dos processos e o menor custo possível. Esse profissional também se comunica com fornecedores, clientes e os demais departamentos de uma empresa, sempre informando sobre prazos, necessidades de compras e outras questões que interferem na logística de uma empresa. Para melhor gestão e controle de estoque e operações, o profissional de logística opera sistemas eletrônicos e aplica técnicas de armazenagem, como kanban.

Como se tornar um profissional de logística

Há muitos níveis de atuação entre os profissionais de logística, que vão desde o auxiliar operacional, cuja exigência costuma ser Ensino Médio completo, até os de chefia e gerência, que exigem graduação e, até mesmo, pós-graduação.

Para quem deseja se tornar um profissional de logística, fazer um curso técnico de Logística pode ser uma opção. Essa formação prepara o profissional para as funções mais operacionais do setor. Para quem deseja assumir funções mais estratégicas e de liderança, é necessário concluir o ensino superior, em cursos como Tecnólogo de Logística, Administração, Economia, Engenharia de Produção, Comércio Exterior.

É recomendado ao profissional de logística conhecimentos em informática, banco de dados e em outras línguas. Além disso, deve ser organizado, detalhista, atento, proativo e saber trabalhar em equipe.

Áreas de atuação

O profissional de logística pode trabalhar em qualquer tipo de empresa, dos mais variados segmentos. É maior a demanda por esse profissional, no entanto, em fábricas, indústrias, mercados e canais de distribuição, como portos e aeroportos, empresas de logística, transportadoras, atacadistas e varejistas.

Na empresa, o profissional de logística também encontra variedade de atuação. Pode trabalhar no estoque, no transporte e, ainda, no gerenciamento da cadeia de suprimentos.