Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Profissional de Logística: tudo sobre a profissão

O responsável por processos de armazenamento, distribuição e entrega de produtos

Comércio online e crescimento do parque industrial brasileiro aquecem o mercado de trabalho da área

profissional de logística

Sobre a profissão

Um profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional. Ele administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimentos necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre fábricas, centros e varejo, bem como é encarregado pelo transporte e entrega dos produtos. Ele trabalha em áreas da empresa como almoxarifado, recebimento, planejamento e controle da produção, compras, entre outros, sempre de forma integrada.

Além disso, o profissional de logística faz planejamento estratégico, para que a empresa funcione da melhor forma possível, visando sempre a agilidade, rapidez, otimização dos processos e o menor custo possível. Esse profissional também se comunica com fornecedores, clientes e os demais departamentos de uma empresa, sempre informando sobre prazos, necessidades de compras e outras questões que interferem na logística de uma empresa. Para melhor gestão e controle de estoque e operações, o profissional de logística opera sistemas eletrônicos e aplica técnicas de armazenagem, como kanban.

O trabalho de um profissional de logística está totalmente voltado para otimização de processos com a diminuição de custos e aumento da produtividade. Ele encara um mercado de trabalho aquecido, principalmente pelo crescimento do comércio online e das indústrias. As áreas com grandes concentrações industriais costumam apresentar mais oportunidades de emprego.

O profissional de logística pode trabalhar em qualquer tipo de empresa, dos mais variados segmentos. É maior a demanda por esse profissional, no entanto, em fábricas, indústrias, mercados e canais de distribuição, como portos e aeroportos, empresas de logística, transportadoras, atacadistas e varejistas.

Na empresa, o profissional de logística também encontra variedade de atuação. Pode trabalhar no estoque, no transporte e, ainda, no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Por que ser um Profissional de Logística?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional de Logística

    Como se tornar um Profissional de Logística?

    Há muitos níveis de atuação entre os profissionais de logística, que vão desde o auxiliar operacional, cuja exigência costuma ser Ensino Médio completo, até os de chefia e gerência, que exigem graduação e, até mesmo, pós-graduação.

    Para quem deseja se tornar um profissional de logística, fazer um curso técnico de Logística pode ser uma opção. Essa formação prepara o profissional para as funções mais operacionais do setor. Para quem deseja assumir funções mais estratégicas e de liderança, é necessário concluir o ensino superior, em cursos como Tecnólogo de Logística, Administração, Economia, Engenharia de Produção, Comércio Exterior.

    É recomendado ao profissional de logística conhecimentos em informática, banco de dados e em outras línguas. Além disso, deve ser organizado, detalhista, atento, proativo e saber trabalhar em equipe.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.