Profissões para quem gosta de Ciência

A Revista Quero lista profissões para você que gosta ou quer trabalhar com ciência. Veja as carreiras, os cursos e requisitos ao profissional na Quero Bolsa!

O Dia da Cultura e da Ciência é comemorado no dia 5 de novembro e, pensando nesta data, a Revista Quero veicula cinco profissões para quem gosta de Ciência. Saiba mais sobre as carreiras de Astrônomo, Físico, Químico, Biotecnólogo e Geofísico. 

Encontre bolsas de estudo com desconto de até 80% 

A imagem expõe uma lousa com inscrições científicas. Aparentemente é um registro de anotações com propósito educacional.
Se você gosta de ciência e quer seguir desvendando os mistérios do mundo, a Revista Quero listou cinco áreas profissionais para você dar o primeiro passo em sua carreira.

Todas as profissões estão veiculadas no Guia de Profissões, conjunto de páginas da Quero Bolsa que aborda os primeiros passos para a profissão, a formação em cursos superiores e informações sobre a área profissional de atuação.

Astrônomo

O astrônomo obtém dados, realiza as análises e divulga informações por meio de trabalhos, teses, publicações ou eventos. Este profissional também desenvolve sistemas computacionais, instrumentação científica e pode gerenciar projetos em sua área.

Além das pesquisas, o astrônomo poderá atuar em exibições de museus, laboratórios e planetários. Tanto na montagem ou elaborações de exposições, como coordenando setores destinados aos estudos astronômicos. 

Confira mais informações sobre o curso de Astronomia no site da Quero Bolsa.

Físico

De acordo com a página da profissão, o físico tem um amplo campo de atuação na saúde, na produção de combustíveis, na fabricação de materiais eletrônicos e aparelhos de comunicação. Além disso, o profissional também poderá desempenhar funções de supervisão em processos produtivos.

O profissional formado em física é comumente associado com o cenário educacional, que também é uma possibilidade ampla ao físico. O trabalho com a atribuição de aulas e com pesquisas em sua área são passíveis de realização por parte do profissional.

Frequentemente, instituições de ensino destinam repartições ou departamentos para pesquisas e análises mais aprofundadas ao saber científico.

Veja também: Saiba mais sobre o Guia de Profissões na página da Quero Bolsa

Químico

Este profissional poderá atuar com diversas substâncias e soluções químicas, por isso, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho são vastas ao trabalhador desta área. O químico poderá se formar em cursos superiores (bacharelado) e cursos técnicos. Vale destacar que a Engenharia Química é uma área que atrela os conhecimentos das áreas da Engenharia e da Química.

O químico pode atuar em indústrias, na gestão de qualidade, no controle de alimentos, na realização de testes e aprovação de materiais, com pesquisa em casos de polícia forense, além de instituições públicas ligadas aos governos. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Biotecnólogo

O profissional pesquisa, cria e implementa soluções tecnológicas a partir da manipulação de sistemas biológicos, associando conhecimentos das ciências biológicas e das ciências naturais e exatas. 

Após a conclusão do curso, o profissional encontrará diversas oportunidades de trabalho, O primeiro exemplo é a atuação no setor do agronegócio, onde busca trabalhar pelo aprimoramento genético de plantas e pelo combate às pragas

Há possibilidade de atuação na área da saúde, área que o profissional apoia no desenvolvimento de medicamentos, vacinas, estudos sobre vírus e bactérias, entre outros. Por fim, vale destacar a atuação na indústria, onde o biotecnólogo pode trabalhar com produção de alimentos e bebidas.

Geofísico

O geofísico é o profissional que analisa as propriedades físicas dos principais processos do Planeta Terra. O trabalho do geofísico é compreender os fenômenos sísmicos, elétricos, gravitacionais e magnéticos que incidem sobre o planeta. 

De acordo com a página da profissão, o geofísico está apto ao trabalho com o mapeamento geológico de determinada região, o que auxilia na extração de petróleo e demais recursos minerais.

O profissional poderá atuar em serviços de engenharia, estudos geológicos, serviços de cartografia, topografia e geodésia (ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra).

Leia também:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações