O geofísico é o profissional que analisa as propriedades físicas dos principais processos do planeta terra. O trabalho do especialista é compreender os fenômenos sísmicos, elétricos, gravitacionais e magnéticos que incidem sobre o planeta. Dessa maneira, por meio das analises realizadas, importantes ações podem ser desenvolvidas, como o mapeamento geológico de determinada região, o que auxilia na extração de petróleo e demais recursos minerais.
Como exemplo prático da atuação do profissional, é possível citar a demanda presente no setor da extração petrolífera. Nesse caso, o geofísico utiliza técnicas específicas, como a sísmica, emitindo ondas sonoras no interior da crosta terrestre como forma de mapear a região. Em suma, a função do especialista é coletar dados da terra utilizando campos físicos que atravessam a matéria e resultam em informações que podem ser processadas.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o geofísico desempenha atividades como:
O geofísico pode desempenhar atividades de campo, o que resulta em viagens para diferentes regiões do país. Outra possibilidade é o trabalho laboratorial. Nesse caso, o profissional analisará os dados averiguados por profissionais da área.
O geofísico atua com base nas técnicas específicas do setor, compreendendo os processos físicos e seus impactos sobre o planeta. O profissional utiliza, entre outras possibilidades, conceitos relacionados à gravimetria, magnetometria, eletromagnetismo e sísmica. Desse modo, por meio das atividades desempenhadas, o especialista pode processas dados específicos e mapear regiões, auxiliando campos como a extração de petróleo e mineração.
Vale ressaltar que embora a Geofísica se assemelhe com a Geologia, ambos os estudos possuem diferenças de critério técnico e científico. Confia, a seguir, mais informações sobre os campos de análise.
Como principal ponto de diferença, a Geologia destina um olhar mais analítico em relação às rochas e estruturas da litosfera. Já a Geofísica realiza análises que envolvem os processos físicos, o que permite a obtenção de dados de camadas profundas que não podem ser simplesmente observadas.
Além disso, a Geologia se baseia na Química como principal fonte de estudos e análises, se diferenciando da Geofísica, que utiliza, assim como o nome sugere, conceitos da Física.
O geofísico pode auxiliar em atividades de extração de petróleo, minerais, recursos hídricos, entre outras possibilidades relacionadas. O profissional também pode atuar na área da construção civil e atividades de pesquisa acadêmica.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), disponibilizados no site Salário.com, os principais setores responsáveis pela contratação do geofísico são:
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um físico.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para atuar profissionalmente como geofísico, é necessário a conclusão de um curso superior. Nesse sentido, o estudante pode optar pela formação em Geofísica, curso que abrange os principais conceitos da área, capacitando o estudante para desempenhar as ações relacionadas ao setor.
Durante a realização do curso, o aluno desenvolverá estudos das áreas da Matemática, Física, Computação e Geologia. Por se tratar de uma graduação que concilia conceitos físicos e geológicos, o cálculo é tema amplamente abordado, demandando, por parte do estudante, um interesse sólido pela área.
Vale ressaltar que as temáticas presentes no curso podem variar de acordo com a instituição de ensino superior. Entretanto, existem disciplinas comumente presentes, como:
A graduação em Geofísica possui duração média de 5 anos (10 semestres), período no qual o aluno desenvolverá seus estudos de forma presencial, contando com o apoio de atividades complementares, como o estágio obrigatório e análises práticas de campo.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, oito instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso de Geofísica. As universidades que integram a lista são públicas, o que implica na realização realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e posterior aplicação da nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso na formação. Outra alternativa válida é o processo próprio oferecido pela instituição. São elas:
Além da possibilidade mencionada, o profissional pode optar pela realização da graduação em Geologia como forma de ingresso na área. Nesse ramo, o estudante tem como opção a pós-graduação em Geofísica, compreendendo os aspectos técnicos do setor.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.