Sobre o curso de Geofísica
O curso de Geofísica forma profissionais capazes de medir as forças que influenciam a Terra, com leis e instrumentos da Física, Química e Matemática.
O profissional investiga fenômenos sísmicos, gravitacionais, térmicos, elétricos e magnéticos do planeta e aplica seus conhecimentos ao estudo das formações rochosas e dos mares.
Após o curso, o aluno estará apto para calcular e registrar movimentações de solo, terremotos, tsunamis, atividades de origem vulcânica, entre outros. Para isso, durante o curso de Geofísica, são estudadas as propriedades físicas, a estrutura e a composição do planeta, além dos seus processos dinâmicos.
No mercado de trabalho, o profissional de Geofísica pode atuar na indústria petroleira e de mineração. Também é requisitado em trabalhos ligados à área de mineração submarina e ambiental.
No Brasil, a demanda por este profissional tem crescido devido às descobertas nas camadas do pré-sal, o que aqueceu a indústria do petróleo.
Como é a faculdade de Geofísica?
O curso de Geofísica não possui Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), ficando o plano pedagógico do curso a critério das instituições de ensino.
Algumas instituições oferecem Geofísica como uma especialização do curso de Geologia, seguindo as diretrizes específicas dessa área. Nesse caso, o estágio é obrigatório.
As disciplinas mais comuns do curso de Geofísica são:
Álgebra Linear;
Cálculo;
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial;
Geomorfologia;
Oceanografia;
Geociências e Sistema Terra;
Física;
Fundamentos de Geofísica;
Cartografia;
Mapeamento Geológico;
Fundamentos de Mineralogia e Petrologia;
Geologia Sedimentar;
Geologia Estrutural;
Geologia do Petróleo;
Programação de Computadores;
Equações Diferenciais e Métodos Matemáticos;
Estratigrafia;
Introdução aos Métodos Numéricos;
Topografia;
Estatística;
Geoestatística;
Geoprocessamento;
Gravimetria e Magnetometria;
Poluição Ambiental;
Avaliação de Impacto Ambiental;
Geologia e Geofísica Aplicada a Problemas Ambientais;
Tratamento de Dados Geofísicos;
Aquisição Sísmica;
Geotecnia Submarina;
Introdução a Inversão de Dados Geofísicos;
Processamento Digital de Sinais;
Sedimentação Marinha;
Sísmica de Reflexão e Sismoestratigrafia;
Estratigrafia de Sequências;
Geofísica Nuclear;
Geotermia;
Métodos Elétricos e Eletromagnéticos;
Processamento Sísmico;
Análise de Bacias;
Geofísica do Petróleo;
Geotectônica;
Interpretação Sísmica 3D.
Qual a grade curricular de Geofísica?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Geofísica em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Geofísica ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Geofísica
O que faz o profissional de Geofísica?
O geofísico realiza levantamentos geológicos e geofísicos, por meio da coleta, análise e interpretação de dados e do gerenciamento de amostragens.
Pode, também, caracterizar e medir parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos, estimar geometria e distribuição espacial de corpos e estruturas geológicas e elaborar mapas e relatórios técnicos e científicos.
Além disso, prospecta e explora recursos minerais, pesquisa a natureza geológica e geofísica de fenômenos, efetua serviços ambientais e geotécnicos, planeja e controla serviços de Geologia e Geofísica. Também pode prestar serviços de assessoria e consultoria.
Nota de corte para Geofísica
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Geofísica foram: