A Matemática é uma das áreas de conhecimento mais antigas do mundo e, naturalmente, suas aplicações estão presentes em diversos setores profissionais de atuação. Pensando nessa diversidade, a Revista Quero listou 5 profissões que trabalham com a matemática diariamente.
Área de conhecimento presente em diversas situações do cotidiano, a matemática é vital para inúmeras carreiras profissionais. Confira 5 profissões que trabalham com aspectos matemáticos.
As cinco carreiras listadas estão presentes no Guia de Profissões da Quero Bolsa, grupo de páginas com mais de 370 profissões para você saber tudo das características das áreas: o que faz, como atua, salário médio e os passos para iniciar sua jornada profissional.
O cientista de dados, ou data scientist, é uma figura profissional que está cada vez mais presente no mundo dos negócios. O seu principal objetivo é coletar, organizar e analisar dados para obter insights e informações úteis para as empresas. Para isso, o cientista de dados deve ter profundos conhecimentos em matemática, estatística, computação e também em linguagens de programação.
O contador é o profissional que cuida da organização financeira das pessoas, empresas e instituições. Ele tem entre suas responsabilidades o controle das entradas e saídas de uma empresa, questões tributárias e patrimoniais, encargos trabalhistas, balanços e demais dados financeiros que serão necessários para um boa administração e respeito a todos os trâmites que as leis exigem.
Um engenheiro aeroespacial é um profissional que desenvolve, constrói e faz manutenção em aeronaves, veículos espaciais e sistemas relacionados. O engenheiro aeroespacial trabalha com uma variedade de materiais, incluindo metais, liga de metal, plásticos, compósitos e eletrônica. Eles também trabalham para melhorar a confiabilidade, segurança e desempenho dos sistemas de aeronaves existentes.
Quem escolhe a carreira de economista tem uma rotina de trabalho bastante voltada às pesquisas e análises de mercado. O dia a dia do profissional envolve produzir relatórios sobre o cenário atual, fazer projeções para o futuro e desenvolver planejamento estratégico para gerir e solucionar problemas financeiros nos recursos de pessoas, empresas e governo.
O arquiteto pode trabalhar em projetos residenciais, comerciais, industriais, históricos, públicos e outros. O profissional trabalha em uma variedade de áreas, incluindo planejamento urbano, design de interiores, paisagismo, projetos de construção e construção. Eles usam muitos tipos de ferramentas para desenvolver seus projetos, incluindo computadores, software, modelos de cad, levantamento topográfico e técnicas de desenho manual.
Quer estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC e com oferta de cursos na área da Matemática? Confira cinco opções abaixo: