logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Cientista de dados: tudo sobre a profissão

Aquele que trabalha com uma infinidade de informações. Com bons salários e grandes oportunidades no mercado, carreira pode ser considerada uma das profissões do futuro
cientista de dados

Sobre a profissão

O cientista de dados é responsável por coletar, gerenciar e transformar em modelos utilizáveis uma grande quantidade de dados não-estruturados, para que seja possível extrair desse conjunto informações relevantes. É um profissional capaz de interpretar e fazer com que os dados se comuniquem entre si e façam que informações múltiplas ganhem valor agregado e possam se tornar produtos valiosos para uma empresa.

Em seu trabalho, o cientista de dados lida com big data, uma grande massa de dados, na qual é preciso conhecer as técnicas de inteligência artificial e inteligência de negócios. Agrega-se a esses domínios a necessária fluência em programação, estatística e análise de texto.

O cientista de dados trabalha com a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados, transformando tudo isso em inteligência de negócio. Ele levanta e organiza um volume grande de informações, criando relatórios e tornando esses dados inteligíveis para as pessoas na tomada de decisões.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

O cientista de dados trabalha em conjunto com os setores de tecnologia e negócios de empresas em geral. Esse serviço ganha cada vez mais espaço nas grandes empresas e nas startups que entenderam o valor que há no conjunto de dados que podem recolher diariamente de seus clientes. A prospecção de comportamentos humanos e de mercado ajudam a planejar as estratégias de negócios.

Os dados são necessários para criar buscadores, aplicativos de trânsito, saúde, compras, redes sociais, serviços financeiros, entretenimento, entre outros.

Por que ser um Cientista de dados?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Cientista de dados

    Como se tornar um Cientista de dados?

    A profissão de cientista de dados é relativamente nova e formada atualmente por profissionais de setores diferentes do conhecimento, com egressos de cursos de Engenharia, Computação, Administração, Estatística e Economia, por exemplo.

    A graduação em Ciência de Dados já existe no Brasil em algumas faculdades e é uma opção interessante para quem busca uma formação focada no assunto. O fato é que, para ser um cientista de dados, é necessário se aprofundar na área e estudar de forma multidisciplinar as formas de reunir os dados, identificar oportunidades e traduzi-los para novas oportunidades de negócios. Atualmente, cursos de graduação já contam com a Ciência de Dados em sua grade curricular. O profissional diplomado nessas áreas diversas também pode realizar uma pós-graduação em Ciências de Dados para se especializar no assunto, em cursos online e presenciais.

    Se você gostaria de se profissionalizar como Cientista de Dados e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Ciência de Dados, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?