Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Cientista de dados: tudo sobre a profissão

Aquele que trabalha com uma infinidade de informações

Com bons salários e grandes oportunidades no mercado, carreira pode ser considerada uma das profissões do futuro

cientista de dados

Sobre a profissão

O cientista de dados é responsável por coletar, gerenciar e transformar em modelos utilizáveis uma grande quantidade de dados não-estruturados, para que seja possível extrair desse conjunto informações relevantes. É um profissional capaz de interpretar e fazer com que os dados se comuniquem entre si e façam que informações múltiplas ganhem valor agregado e possam se tornar produtos valiosos para uma empresa.

Em seu trabalho, o cientista de dados lida com big data, uma grande massa de dados, na qual é preciso conhecer as técnicas de inteligência artificial e inteligência de negócios. Agrega-se a esses domínios a necessária fluência em programação, estatística e análise de texto.

O cientista de dados trabalha com a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados, transformando tudo isso em inteligência de negócio. Ele levanta e organiza um volume grande de informações, criando relatórios e tornando esses dados inteligíveis para as pessoas na tomada de decisões.

O cientista de dados trabalha em conjunto com os setores de tecnologia e negócios de empresas em geral. Esse serviço ganha cada vez mais espaço nas grandes empresas e nas startups que entenderam o valor que há no conjunto de dados que podem recolher diariamente de seus clientes. A prospecção de comportamentos humanos e de mercado ajudam a planejar as estratégias de negócios.

Os dados são necessários para criar buscadores, aplicativos de trânsito, saúde, compras, redes sociais, serviços financeiros, entretenimento, entre outros.

Cientista de dados

Como se tornar um Cientista de dados?

A profissão de cientista de dados é relativamente nova e formada atualmente por profissionais de setores diferentes do conhecimento, com egressos de cursos de Engenharia, Computação, Administração, Estatística e Economia, por exemplo.

A graduação em Ciência de Dados já existe no Brasil em algumas faculdades e é uma opção interessante para quem busca uma formação focada no assunto.

O fato é que, para ser um cientista de dados, é necessário se aprofundar na área e estudar de forma multidisciplinar as formas de reunir os dados, identificar oportunidades e traduzi-los para novas oportunidades de negócios. Atualmente, cursos de graduação já contam com a Ciência de Dados em sua grade curricular. O profissional diplomado nessas áreas diversas também pode realizar uma pós-graduação em Ciências de Dados para se especializar no assunto, em cursos online e presenciais.

Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.