Analista de dados: tudo sobre a profissão
Aquele que se dedica a analisar e interpretar dados coletados
Profissional trabalha em times de tecnologia e ciência de dados para apoiar na tomada de decisões estratégicas


Sobre a profissão
O que faz um Analista de dados?
O analista de dados é o profissional responsável por traduzir dados brutos em informações estratégicas, fornecendo insights que contribuem para a tomada de decisões organizacionais.
Em sua rotina, ele coleta e interpreta dados de diferentes fontes, organizando-os por meio de ferramentas de SQL, Python, R e softwares de visualização.
Com base nas informações processadas, ele gera relatórios que expõe padrões e tendências, servindo como fonte para líderes e gestores que desejam repensar estratégias e adotar novas abordagens.
Além da análise, o profissional pode ser encarregado de limpar e estruturar bases de dados, para que as informações estejam organizadas e acessíveis.
Qual é a diferença entre o cientista de dados e o analista de dados?
O analista de dados e o cientista de dados são profissionais que lidam com informações para apoiar decisões empresariais. Ainda assim, suas funções, habilidades e abordagens são distintas.
O analista de dados é encarregado de coletar, organizar e analisar dados existentes para identificar tendências, padrões e anomalias. Por outro lado, o cientista de dados adota uma abordagem preditiva. Além de realizar análises semelhantes às do analista, ele desenvolve modelos estatísticos para prever comportamentos futuros.
Portanto, embora ambos os profissionais trabalhem com dados, o analista de dados concentra-se na interpretação de informações passadas, enquanto o cientista de dados utiliza técnicas para prever cenários futuros.
Como atua um Analista de dados?
O analista de dados atua para interpretar grandes volumes de dados, que servem de base para a tomada de decisões estratégicas.
Ao ser contatado e receber a demanda, o profissional extrai dados que podem ser úteis para a análise requisitada.
Após a reunir as informações, o profissional realiza a limpeza e organização dos dados, removendo inconsistências e duplicações.
Em seguida, ele aplica técnicas de exploração e análise estatística para identificar padrões, tendências e anomalias que possam impactar a operação da empresa.
Com as informações estruturadas, o analista cria visualizações e relatórios que traduzem os dados em acionáveis.
Ele pode desenvolver gráficos, dashboards interativos e tabelas dinâmicas para facilitar a interpretação dos dados por gestores e outras áreas da empresa.
Essas apresentações ajudam na tomada de decisões, fornecendo um panorama sobre vendas, desempenho operacional, comportamento do consumidor e outras variáveis estratégicas.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Onde atua um Analista de dados?
O analista de dados pode trabalhar em organizações de todos os setores que demandam a administração de grandes volumes de dados.
As principias oportunidades se concentram em empresas de tecnologia, consultorias, instituições financeiras, empresas de varejo, indústria de manufatura, empresas de telecomunicações, agências governamentais e outros segmentos.
Além disso, ele pode compor equipes de inteligência de mercado, análise preditiva e otimização de processos internos.
Há também oportunidades no setor acadêmico e em organizações que utilizam big data e inteligência artificial.
Por que ser um Analista de dados?
Como se tornar um Analista de dados?
Para se tornar um analista de dados, é necessário concluir uma formação acadêmica em Ciência de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Dados, Ciência da Computação, e áreas relacionadas.
Além do diploma, é preciso dominar softwares de visualização de dados (Power BI, Tableau) e técnicas de mineração e manipulação de dados.
O mercado também valoriza candidatos que dominam linguagens de programação, como Python, R e SQL e ferramentas de análise de dados, como Pandas, NumPy, scikit-learn e Tableau, além das técnicas de aprendizado de máquina, como árvores de decisão, regressão logística, clusterização e redes neurais.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Ciência de Dados em sua região.
O analista de dados precisa de faculdade?
Considerando os conhecimentos matemáticos e estatísticos requisitados para a carreira de análise de dados, é recomendável que o profissional conclua uma faculdade.
As principais opções incluem cursos de Ciência de Dados, Estatística, Matemática e Tecnologia da Informação, que oferecem a base necessária em análise, programação e metodologias de trabalho que facilitam a entrada no mercado.
Oportunidades para se tornar Analista de dados
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?