logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Analista de dados: tudo sobre a profissão

Aquele que se dedica a analisar e interpretar dados coletados

Profissional trabalha em times de tecnologia e ciência de dados para apoiar na tomada de decisões estratégicas

analista de dados

Sobre a profissão

Garimpar, catalogar, analisar e interpretar o enorme volume de informações e dados que são obtidos por meios digitais ou analógicos é a principal tarefa do analista de dados. Esse profissional é estratégico para as empresas e organizações nas quais trabalha, visto que sua função é essencial para apoiar na tomada de decisões acertadas.



A partir da análise dos dados coletados, este profissional pode organizá-los e interpretá-los de forma a extrair padrões, torná-los visíveis e compreensíveis, apontar caminhos e soluções para eventuais problemas, entre outros. Geralmente, são profissionais que têm formação ou conhecimento consolidado em ferramentas de programação e em ciências exatas.



O analista de dados, em geral, usa como ferramenta principal de trabalho os bancos de dados que armazenam as informações obtidas por meio de canais variados (digitais ou analógicos), bem como as ferramentas de análise das quais dispõe (como SQL).


A partir desses estudos, ele recorre a habilidades de business intelligence (ou inteligência de negócios), que é o processo de extrair desses dados análises e informações que levem à tomada de decisões estratégicas por parte de seus gestores. Nesse processo, o analista de dados pode elaborar relatórios, dashboards de acompanhamento, entre outros.

O salário médio de um analista de dados no país é de R$ 4.148,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.

O analista de dados, em geral, trabalha em empresas de tecnologia ou em setores de tecnologia de empresas de qualquer segmento.

Por que ser um Analista de dados?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Analista de dados

    Como se tornar um Analista de dados?

    Como não há uma formação que seja pré-requisito para atuar como analista de dados, há algumas possibilidades para ingressar na carreira. Há profissionais que realizam graduação ou pós-graduação em Tecnologia (como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, entre outros) e, por meio de estágios ou vagas de emprego tradicionais encontram espaço em empresas.


    Por outro lado, há também os profissionais que estudam por conta própria, a partir de cursos livres, e adquirem experiência e portfólio suficientes para se candidatarem às vagas. O mercado não exige, necessariamente, que o analista de dados tenha graduação formal na área.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.